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Extintor Veicular de Incêndio ‘ABC’

LEI ENTRA EM VIGOR DIA 1º DE JANEIRO DE 2015. 

 

 

Podemos olhar todos os itens de segurança em nossos carros mas, nós, homens, pouco nos preocupamos com o extintor de incêndio. No máximo uma bronca no rapaz do lava-rápido porque ele se esqueceu de passar um pano no equipamento para remover aquela poeira acumulada desde que o automóvel saiu da fábrica, não é mesmo? Mas quando nos deparamos com uma blitz de fiscalização de trânsito e o agente nos diz que o extintor está irregular logo pensamos: “por que que eu não vi isto antes?”.

 

É um equipamento que merece a mesma atenção de freios, pneus e outros itens de segurança do carro.
É um equipamento que merece a mesma atenção de freios, pneus e outros itens de segurança do carro.

E este descuido pode resultar em multa de R$ 127,69 e mais 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por se tratar de infração grave conduzir o veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) ou sem o equipamento.

 

A partir do dia 1º de janeiro de 2015 passa a vigorar a determinação contida na resolução nº 333/2009, § 2º do artigo 2º do CONTRAN que torna legal a obrigatoriedade do uso do extintor de incêndio do tipo ‘ABC’ (pó químico) em todos os automóveis que circulam pelo território nacional. Mas esta Lei não atingirá os proprietários de veículos fabricados a partir de 2005, pois os fabricantes, desde aquele ano, disponibilizam o extintor adequado em todos os seus veículos.

 

Já os proprietários de veículos fabricados até o ano de 2004 deverão substituir seus extintores, que são do tipo BC, pelo tipo ABC até 31/12/2014 para atender à resolução do CONTRAN. O extintor veicular de pó químico ABC possui a substância necessária para combater incêndios do tipo “A” que podem ocorrer, por exemplo, em materiais sólidos combustíveis como painel, pneus, estofamentos e tapetes. Esta substância é resultante da adição de monofosfato de amônia com sulfato de monoamônio, diferentemente do antigo pó químico seco à base de bicarbonato de sódio que tem sua eficácia limitada a apagar apenas princípios de incêndio de classes B (combustíveis líquidos: óleo, gasolina, etanol) e C (materiais elétricos energizados que no automóvel são exemplificados pela bateria do e fiação elétrica).
RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO

 

O investimento em um extintor veicular de incêndio do tipo ‘ABC’ fica, em média, R$ 60,00 mais alto se compararmos seu preço com o custo do antigo equipamento, do tipo BC. Mas o valor justifica-se por vários benefícios como, por exemplo, maior capacidade extintora, o que significa a quantidade de fogo que o extintor consegue apagar e garantia de 5 anos, enquanto que a garantia do extintor antigo era de 3 anos para cilindros novos ou 1 ano para cilindros recarregáveis. Essa resolução beneficia o consumidor porque o novo equipamento é mais seguro, mais potente e o prazo de garantia é bem maior.

 

CARRO 0 KM TAMBÉM PEGA FOGO

 

Os avanços tecnológicos não são garantia de isenção de acidentes ou incidentes automobilísticos e incêndios em veículos são acontecimentos comuns e não raros. Segundo o CONTRAN, a utilização pelos fabricantes, de maiores quantidades de plástico na construção dos seus carros, por exemplo, eleva o risco de combustão a partir de um curto-circuíto ou falha elétrica. Vazamento de combustível pela mangueira de distribuição é outro fator relevante para a causa de incêndios em automóveis pois a suspensão

automática do fornecimento nem sempre é suficiente para evitar o fogo.

 

DICAS

 

Fumaça branca, sem cheiro, é vapor d’água e um sinal de arrefecimento do motor, ou seja, o veículo pode apresentar problemas no radiador como falta de água ou falha do sistema de refrigeração com o não acionamento da ventoinha. Já uma fumaça escura e com odor forte é indício de incêndio no carro. Se o fogo iniciar-se no motor, não abra totalmente o capô sob risco de as chamas se propagarem rapidamente devido a entrada de oxigênio no local. Mantenha a calma e retire todos os ocupantes, se houver, do veículo. Então, depois de retirado o lacre para destravar a válvula do seu extintor, mantenha o cilindro na posição vertical e, através de uma pequena abertura na tampa do motor, direcione parte do pó ABC para abafar o fogo. Depois disto, abra lentamente o capô e, então, localize o foco de incêndio e o elimine por completo.

 

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