General Motors, Geral, Honda, Indústria Automobilística, Tecnologia, Toyota

Equipes da Fórmula 1 reforçam fabricação de respiradores no combate ao coronavírus

Equipes da Fórmula 1 disponibilizarão suas estruturas e tecnologia para atuar na produção e entrega de respiradores no combate ao novo coronavírus

Sete equipes da Fórmula 1 que possuem sede no Reino Unido firmaram um acordo com o Governo Britânico para atuar na produção de equipamentos médicos, como respiradores, que podem ser utilizados no tratamento aos pacientes do novo coronavírus. Da Fórmula 1 à assistência respiratória! A indústria automotiva coloca seus conhecimentos a serviço do setor hospitalar para fabricar respiradores na luta contra a pandemia de coronavírus.

Com a Fórmula 1 paralisada, a alta tecnologia da corrida de carros mais cara do planeta está focada no chamado “Projeto Pitlane”, formado por Mercedes, Red Bull, McLaren, Racing Point, Renault, Haas e Williams. O projeto tem como responsabilidade fabricar e entregar respiradores para atender às necessidades nacionais, além de auxiliar em áreas como a engenharia reversa – para a produção de ventiladores – design e prototipagem rápida.

As conversas entre as equipes e a cúpula do governo teve início há duas semanas, mas o acordo de colaboração da Fórmula 1 foi formalizado apenas semana passada, em comunicado oficial e confirmado pelo Governo Britânico na última sexta-feira (27). “O foco do Projeto Pitlane agora será em coordenar e responder aos desafios de metas que foram traçados. Os sete times permanecem prontos para apoiar em outras áreas que necessitam de tecnologias rápidas e inovadoras para os desafios únicos impostos pela pandemia de Covid-19”, anunciou a F-1, no comunicado.

Fórmula 1 de 2020 adiado devido pandemia do Covid-19

O Mundial de Fórmula 1 não teve qualquer etapa em 2020, devido a crise provocada pela pandemia do coronavírus. O Grande Prêmio da Austrália, que abriria a temporada, foi cancelado horas antes do início do primeiro treino livre. A GP de Mônaco também não acontecerá mais neste ano. Já as provas no Bahrein, Vietnã, China, Holanda e Espanha foram adiados. A primeira etapa com data marcada, até o momento, é a do Canadá, em 15 de junho.

Brasil: Montadoras consertam respiradores artificiais

Por conta do avanço do novo coronavírus no país, foi criada uma frente para acelerar o processo de conserto de respiradores. Segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), mantido pelo Ministério da Saúde, no Brasil há mais de 3.600 respiradores parados por falta de manutenção adequada, sendo mais de 700 aparelhos fora de operação somente no Estado de SP.

A Escola Senai Mariano Ferraz, na Vila Leopoldina, se tornou um dos postos avançados desta batalha. Lá, os técnicos do Núcleo Odonto-Médico-Hospitalar Manoel Amaral Baumer estão capacitando representantes de montadoras para o reparo de respiradores artificiais. O núcleo é referência na área de manutenção de equipamentos biomédicos e oferece mais de dez cursos na área. As montadoras que estão participando do treinamento para conserto dos equipamentos médicos, os respiradores são a General Motors, Scania, Toyota e Honda, que deverão estruturar suas próprias plantas de reparação de respiradores com base no que foi montado na unidade do Senai-SP na Vila Leopoldina.

Leia mais:
Salão de Detroit é cancelado oficialmente e espaço será revertido em hospital por coronavírus
Em tempos de coronavírus, não esqueça do seu carro parado na garagem
Coronavírus: notícias, os cuidados, prevenção e atitudes que vão além do novo vírus Covid-19
Acesse nossa loja virtual