Dicas, Geral, Mercado automotivo

Envelopamento de carros. O que é? Quais os cuidados?

Moda no Brasil nos últimos anos, o envelopamento de carros ainda gera algumas dúvidas se faz bem ou mal para a pintura do carro. O envelopamento é uma prática comum entre os amantes de carros e também aqueles que pretendem conservar ainda mais a pintura automotiva, seja ele preto fosco, branco fosco, azul fosco ou quaisquer outras cores disponíveis.

Envelopamento de carro em outras cores ou em partes do carro
Envelopamento de carro em outras cores ou em partes do carro

Trata-se de uma película fina de vinil, que pode ou não ser da mesma cor do carro. A princípio a função era de proteção, mas hoje a estética prevalece, até mesmo porque é a forma mais fácil e barata de mudar a cor do carro sem perder a garantia. O mais utilizado, que é envelopamento de pvc vinil, tem um tratamento externo para conferir proteção. Um dos maiores inimigos da pintura automotiva é a ação dos raios ultravioleta do sol. E o envelopamento protege a pintura do veículo desta ação dos raios ultravioleta, prolongando assim a vida útil da pintura do veículo. Existe também uma película de poliuretano de alta resistência mecânica, totalmente transparente mantendo a cor original do veículo, dando uma proteção muito maior que o envelopamento de vinil. Ela protege a pintura de arranhões, batidas de pedra e riscos de unhas nas maçanetas.

Hoje em dia carros de diversos modelos e tamanhos são vistos pelas ruas com cores foscas, principalmente os pretos. A tonalidade que imita a de carros que possuem carroceria em fibra de carbono, dá um tremendo ‘up’ no visual dos veículos.

O processo de envelopamento automotivo acontece em etapas. Antes da aplicação é necessário lavar o veículo com água e sabão neutro. Depois a área em que o revestimento fosco de vinil será colado deve ser medida. Os passos seguintes são iguais aos de se encapar livros e cadernos. Para ajudar, o profissional usa uma espátula para não deixar nenhuma falha ou bolhas e também um aparelho que solta ar quente para dar aderência do adesivo à lataria do carro. A grande procura por esse serviço, em sua maioria por jovens, é que deixa o carro com o visual mais esportivo. O envelopamento não traz nenhum dano à pintura, desde que efetuado por profissionais capacitados e com a utilização de filme de qualidade comprovada. Os preços variam entre R$ 1 mil e R$ 3 mil, dependendo do tamanho do veículo e da dificuldade de colagem. A aplicação é feita em até dois dias, também dependendo do carro.

Dá um 'up' no visual do carro
Dá um ‘up’ no visual do carro

O fabricante do produto estabelece cerca de três a sete anos de vida útil do filme aplicado. Ela permanecerá da mesma forma de quando foi aplicado o envelopamento. É bom lembrar que o envelopamento automotivo exige todos os cuidados comuns que você teria com o seu carro se ele não tivesse o adesivo como lavagem a pelo menos quinze dias, sabão neutro e claro evitar bater ou raspar a película para que ela tenha a maior durabilidade possível.

Alguns cuidados devem ser tomados para quem planeja aderir aos tons foscos. Nunca se deve envelopar o veículo se ele tiver passado por um retoque de pintura a menos de 30 dias, porque quando for retirar o adesivo, neste caso, a pintura pode ser danificada. É preciso prestar atenção para que o profissional responsável passe desengraxante, produto que elimina sujeira e gordura da lataria, antes da aplicação do vinil, de outro modo o adesivo não ficará liso. Em caso de colocação dos adesivos em somente parte do carro, há a possibilidade de existir uma diferença de cor na peça que não recebeu o envelopamento, pois naturalmente a ação dos raios ultravioleta sobre a pintura, assim como as intempéries e a poluição dos grandes centros urbanos, produzem danos à pintura, enquanto a parte envelopada permanece protegida.

Após a retirada dos adesivos e uma das grandes vantagens do envelopamento é o processo ser totalmente reversível. Recomenda-se após a retirada do envelopamento somente a utilização de um removedor de adesivo. A pintura estará totalmente restaurada, não havendo necessidade de polimento.

É importante lembrar que, os adesivos devem ser da mesma cor predominante que está na documentação do veículo. Se for de outra cor, pode estar no máximo em 50% do carro. Caso ultrapasse esse percentual, deverá ser feita vistoria no DETRAN para inclusão da nova característica no seu documento, sob a pena de multa e alguns pontos a mais na carteira.