Acessórios, Curiosidades, Geral

Entenda sobre a Película Protetora Solar

Conheça os tipos de películas e suas particularidades, e o mais importante: o que diz a lei.

 
Hei, você! Você mesmo! Você é do tipo que gosta de acessórios no carro? Claro que sim, certo? Acreditamos que todos os brasileiros, sejam eles homens ou mulheres, gostam de dirigir um carro bem cuidado, bonito, aconchegante e confortável. Você não precisa ter o carro mais caro do mundo, mas ter o prazer de instalar um acessório aqui, outro ali, “incrementar” o seu automóvel para ficar com a sua cara é o máximo!

O mercado brasileiro de carros possui uma infinidade de opções em acessórios. Mas instalar tais acessórios ou equipamentos no veículo não é tão simples como parece. É preciso analisar o produto, o seu custo, a sua durabilidade, como será feita a instalação, o local da instalação e seus profissionais, entre diversos outros fatores que garantem a correta instalação do que você deseja no seu veículo.

Diante disso, hoje falaremos da “película protetora solar”, um dos acessórios mais procurados pelos consumidores, que popularmente é conhecida como “insulfilm”. Mas saiba que “Insulfilm” é a marca do “Filme de Controle Solar”, sendo o correto chamarmos de película protetora solar ou filme de controle solar… Bom, “insulfilm” está na boca do povo!! Fique à vontade em como queira falar afinal… rs. É importante lembrar que esse produto vem ganhando adeptos com o passar do tempo e podemos considerar como um item básico que o carro deve ter, ou seja, virou um item de prioridade. Embora seu objetivo original seja amenizar o calor dentro do veículo e aumentar a eficiência do ar condicionado, muitos motoristas colocam a película nos vidros do carro por estética ou por gerar uma sensação de segurança no trânsito.

Há opiniões diversas e contrárias em relação a segurança que a película fornece ao motorista. Mas transmitir a tal segurança ou não, a verdade é que, para o motorista, a segurança sempre foi uma das prioridades no trânsito, e não é de hoje! E com a chegada do verão e o aumento da temperatura, a proteção contra os raios solares também tem sido cada vez mais uma das exigências dos consumidores. Portanto, neste artigo, vamos abordar sobre os tipos de películas disponíveis no mercado automotivo.

Primeiramente, vale sabermos o que diz a lei, antes de conhecermos os tipos mais comuns de películas. Muito importante saber também sobre os graus de transparências aceitos pela legislação e de acordo com o CONTRAN, não existe restrição para a instalação da película automotiva em nenhum dos vidros de um automóvel. Porém, película instalada deve obedecer a uma série de critérios, principalmente de luminosidade.

Fonte: Detran (Foto divulgação).
Fonte: Detran (Foto divulgação).

ATENÇÃO: A resolução nº 254 diz que a transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% no pára-brisa incolor, 70% no pára-brisa colorido, 70% nas janelas das portas da frente, 28% nos demais vidros (janelas laterais traseiras e vidro traseiro) indispensáveis à dirigibilidade do veículo. O veículo com uma película muito escura, dificulta a visibilidade do motorista, acarretando acidentes nas vias públicas. Essa aplicação acima do permitido é considerado infração grave, o que resulta em multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que seja regularizado.

Existem dezenas de tipos de películas, que variam de acordo com a necessidade do consumidor. Basicamente podemos encontrar variações de cor, transparência, espessura e refinamento do filme automotivo, atendendo aos mais variados gostos. Por isso, essa matéria é do tipo “técnica”, informando todos os detalhes e seus tipos. Entendam os tipos de películas abaixo:

– Econômico: é uma película constituída de um único poliéster que recebe toda a química, pigmento, adesivo, proteção UV. Essa película não possui a camada de anti-risco. Oferece garantia máxima de um ano contra desbotamento e descolamento natural.

– Econômico anti-risco: conhecido como “cola na tinta”, o poliéster recebe uma camada de pigmento adesivado. É uma película tecnologicamente nova, porém sem nenhuma finalidade de controle solar. Oferece camada anti-risco, desbotamento acentuado e é utilizada por quem procura um efeito apenas estético. Esta película é muito utilizada, pois apresenta um custo bem interessante. Garantia máxima de três anos contra desbotamento e descolamento natural.

– Profissional: é uma película constituída de um único poliéster que recebe toda a química, pigmento, adesivo, proteção UV e camada de anti-risco. É uma película de custo intermediário, com boa aceitação de mercado e pouco retorno por problemas. Garantia máxima de cinco anos contra desbotamento e descolamento natural.

– HP: película construída com duas ou mais camadas de poliéster. É considerada película de alta performance por ter em sua construção pigmentos em difusão profunda de tinta, permitindo que a mesma obtenha uma cor mais homogênea. Entre seus poliésteres é adicionada uma camada metalizada – metais nobres como titânio, prata, alumínio e aço – que através do processo de organização de partículas, faz com que cada partícula de metal preencha um polímero do poliéster, formando assim uma cadeia perfeita. Esta película possui todas as propriedades de função solar (UV) exigidas para o uso automotivo e arquitetônico. Garantia máxima de dez anos contra descolamento e desbotamento natural.

– PAP Neutral: película construída com multicamadas de poliéster resistentes, na qual é aplicada uma liga metálica. O produto é impregnado com absorventes ultravioleta e são utilizados adesivos exclusivos, livres de distorção ótica. Protegida com uma camada anti-risco absolutamente clara, a camada SR (scratch resistant). Na fabricação desta película, são utilizadas técnicas e equipamentos de ultima geração. O processo de bombardeamento iônico é uma das técnicas de alta tecnologia que são utilizadas na fabricação desta película. Esse processo aplica metais e ligas metálicas ao substrato de poliéster. A camada SR proporciona proteção total, o que permite que a manutenção e a limpeza sejam feitas utilizando-se a maioria dos métodos convencionais de limpeza de vidros. É uma película de alta performance, aplicável em vidros automotivos ou arquitetura. Neste caso, a garantia contra descoloração e descolamento natural é vitalícia.

– Película de segurança: as películas de segurança são compostas por camadas de poliéster com espessuras variando entre 4 e 11 milésimos de polegada. São construídas com adesivos especiais que interagem com o vidro, ou seja, estes adesivos penetram no vidro oferecendo um escudo contra o inesperado. Ela torna possível fazer um “upgrade” do envidraçamento já existente, permitindo a adequação às normas de segurança de uma maneira muito eficiente, inclusive do ponto de vista de custos. São utilizadas na proteção do vidro contra quebra, vandalismo e outros, e em locais onde oferecem algum tipo de perigo. Além da característica de segurança também são de controle solar. Geralmente disponíveis como incolores (clear) ou com tonalidades e transparências diversas (fumês). A garantia deste produto pode variar conforme o importador.

– Linha de arquitetura: películas da linha arquitetônica, além do efeito estético, proporcionam privacidade, diminuição do calor do ambiente e proteção contra ação nociva dos raios solares. As películas refletivas são laminadas com finas camadas de metais, possuem adesivos especiais e variados pigmentos, que são adicionados ao poliéster ou as ligas metálicas. Existem vários tipos de película dentro desta linha, que são:

• Refletivo – são películas que têm uma camada espelhada, o que gera o aspecto de um espelho. Entre elas podemos encontrar várias cores e também diversas qualidades, desde a econômica até a profissional.
• Decorativo – são películas com função apenas decorativa, não tem função solar, ou garantia.
• Privativo – destinam-se a bloquear a visão tanto interna quanto externamente.
• Econômico – são películas sem anti-risco. Mais utilizadas em áreas onde não necessita manutenção ou limpeza.

 
Agora que você conheceu um pouco mais sobre o mundo técnico das películas protetoras, vamos à algumas dicas para quem já tem ou vai instalar uma película automotiva no carro:

– Leve o seu veículo em lojas de confiança que ofereçam um ambiente adequado para a instalação da película, e em locais limpos, pois a sujeira pode causar bolhas ou falhas de colagem. E outra: película espelhada provoca multa. Opte só pela preta. Evite o tom de roxo, que pode descolorir com o tempo.
– IMPORTANTE: Sempre respeite a lei!
– Escolha o produto mais adequado para a sua necessidade, como: películas mais simples, mais refinado, maior segurança, proteção solar, etc.
– Peça sempre para ver a película antes da instalação e peça para que a loja mantenha as marcas que vem nas películas durante a instalação (você pode removê-las depois, em casa).
– Pegue um pedaço do filme e risque os dois lados. Se a tinta sair facilmente, é sinal de que logo o produto deve perder sua cor.
– Exija o certificado de garantia da sua película. Se a loja enrolar ou você notar que a garantia não virá com a nota fiscal, fuja do lugar com o seu carro e procure uma loja de confiança.
– Desconfie de preços excessivamente baixos, provavelmente a película é de péssima qualidade.
– Considere películas mais refinadas e de marcas mais conhecidas, mesmo que elas custem um pouco mais. Assim como óculos escuros ou de grau, que sempre investimos na melhor qualidade possível, o mesmo deve ser feito no caso das películas automotivas, pois, já em curto prazo, você terá o retorno do seu investimento dividido em conforto visual, térmico, dermatológico e segurança.

A última dica é com o cuidado que se deve ter com o carimbo que serve para autenticar a qualidade e a porcentagem da transparência, pois existem aparelhos que identificam tal adulteração (se houver). Os tipos mais conhecidos são os famosos “G5, G20, G35, G50 e G70”. Veja uma foto simulando essas transparências:

Graus de películas para carros (Foto divulgação).
Graus de películas para carros (Foto divulgação).

 

 

#AutoPeçasMolinaéInformação 😉