Geral, Leis

E afinal: como ficou o Controlar, em São Paulo?

Inspeção Veicular Ambiental

Serviço está temporariamente suspenso e motorista pode licenciar seu carro mesmo sem ter passado na inspeção.

Longas estradas
Inspeção veicular sem data para retornar.

A Prefeitura de São Paulo ainda não decidiu qual empresa fará as inspeções veiculares na cidade. O fato é que o serviço está suspenso e o motorista pode licenciar seu carro sem maiores complicações.

Com o Controlar em funcionamento, o veículo que era barrado na inspeção simplesmente não poderia ser licenciado. Ou seja, o motorista deveria analisar qual o problema que o veículo estava apontando, corrigi-lo e, após isso, fazer novamente a inspeção. Em caso de aprovação, o carro poderia ser licenciado sem maiores problemas.

Segundo o Detran, a suspensão não afeta o calendário de licenciamento, que vai de abril a dezembro. Ainda segundo a nota emitida pelo órgão que controla o trânsito no Brasil, os licenciamentos já estão liberados para todos os motoristas, inclusive para donos de carros que não passaram na inspeção.

Ressarcimento

Quem pagou a taxa e não teve seu veículo aprovado, pode pedir ressarcimento pelo site controlar.com.br. Os motoristas que tiveram seus carros aprovados, também podem pedir o estorno.

Nova proposta

A Prefeitura de São Paulo estuda um novo método para aplicar a inspeção na cidade. A nova proposta prevê que veículos com até três anos de uso sejam liberados do teste. Acima disso e até dez anos de uso, a inspeção será bienal (a cada dois anos) e, a partir daí, será anual (todos os anos).

Multas

Quem recebeu multa ambiental datada até 31 de janeiro, deve pagar o tributo. Segundo a CET, a partir de 1º de fevereiro, a ausência do selo ambiental no carro não é mais passível de multa. Portanto, se você recebeu uma multa datada de fevereiro, tem todo o direito de reclamar.