Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo

E a gasolina no Brasil continua sendo uma das mais caras do mundo!

Petrobras anunciou aumento dos combustíveis. A gasolina sofreu um aumento de 6%, e o óleo diesel, de 4%. E o reajuste impactou assustadoramente no bolso do consumidor.

 

O Brasil é autossuficiente em Petróleo, mas a gasolina continua sendo uma das mais caras do mundo.
O Brasil é autossuficiente em Petróleo, mas a gasolina continua sendo uma das mais caras do mundo.

Nos incomodaram mais uma vez! Abastecer o carro ficou ainda mais caro! Sabemos que o ano de 2015 foi e está sendo de muitos impostos para o povo brasileiro, e agora, surpreendidos novamente com a notícia de que tanto a gasolina quanto o óleo diesel foram reajustados pela Petrobras. A gasolina sofreu um aumento de 6%, enquanto o óleo diesel, de 4%.

No atual momento do Brasil, não dá pra perder tempo, no sentido de discutir aqui se esse aumento da gasolina é justo, adequado, correto ou não! O que todo mundo já sabia é o quanto está pesando no bolso do consumidor esse aumento…

O fato é que o reajuste não agradou ninguém. Reclamações são muitas, do Oiapoque ao Chuí! O aumento do combustível é mais um item na longa lista de problemas que o Brasil vem enfrentando na economia. O aumento vem em um momento de crise absurda, e a justificativa desse aumento é uma tentativa de conseguir uma recuperação financeira, com dívidas crescentes da estatal, com a queda dos preços do petróleo, e com as denúncias de corrupção.

A medida entrou em vigor à meia noite da última quarta-feira (30) e segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), José Alberto Gouveia, o reajuste do combustível em alguns postos variam com valores entre R$ 0,17 e R$ 0,20. E assim os consumidores “brincam” de traçar estratégias para driblar mais um aumento em suas vidas, como por exemplo, para aqueles motoristas que possuem veículos flex, voltaram a pesquisar e saber se vale a pena abastecer com etanol, como também a compartilhar o “amigo carona” da vez, e por aí vai…

O duro de tudo isso é saber que o aumento dos combustíveis acaba atingindo vários setores. É pensar que a grande maioria dos itens consumidos pela população é transportada, normalmente, por caminhões, que são movidos a gasolina ou a diesel. É com o combustível que os caminhões cruzam o país, levando alimentos e diversos produtos. Se o diesel sobe, a tendência é que o frete no transporte suba também. Batata!! Portanto, os transportadores devem repassar esse custo a mais na hora de abastecer, assim, ocorrendo uma cascata de aumentos, reajustando os preços para o produto final. Não podemos acreditar que as empresas assumiriam tal diferença não repassando ao mercado. Isso seria um milagre!! Ou até burrice…

Bom, o consumidor tem a faca e o queijo na mão e uma lei que sempre estará em vigor é a da oferta e procura. Se o público não adquirir, o preço baixa. Se o preço baixar, o público comprará mais. Essa é a lógica de mercado. Enquanto isso, o povo brasileiro tem uma ótima opção: abastecer o carro ou andar a pé! Pensemos nisso!

PS: Lembram-se da Lei Seca? Pois é, o que antes era para nós, cidadãos e cidadãs, agora fizeram uma Lei Seca para nossos carros!!

 

#AutoPeçasMolinaéCríticaeInformação 😉