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Dúvida: você sabe quando calibrar os pneus?

A pressão correta melhora o desempenho dos pneus e economiza combustível.

 

Muitos são os componentes existentes em um carro que devem ser revisados periodicamente, como o conjunto de suspensão, rodas, pneus, freios, baterias, óleos e fluidos, lanternas… Mas os pneus são aqueles que podem e devem ser acompanhados de forma rotineira pelo motorista. Afinal, dirigimos diariamente e muitos motoristas ainda deixam a desejar nos cuidados que devemos tomar a uma das partes mais importantes do automóvel, que é o pneu.

A calibragem dos pneus é fundamental para garantir o melhor desempenho do seu veículo.
A calibragem dos pneus é fundamental para garantir o melhor desempenho do seu veículo.

Calibrar os pneus do carro é uma das poucas verificações que conseguimos fazer sozinhos. O processo é simples e relativamente rápido. É um tipo de cuidado que não pode passar despercebido! Saibam que pneus muito vazios ou cheios demais interferem diretamente no gasto de combustível e no conforto dos passageiros a bordo. A pressão incorreta prejudica a própria duração dos compostos. Portanto, rodar com a calibragem errada é sinônimo, no mínimo, de prejuízo!

Um pneu bem calibrado melhora o desempenho do carro, além de garantir mais segurança na hora de dirigir. Quando estão descalibrados, os pneus perdem aderência com o solo. Com isto, há aumento vertiginoso na distância percorrida em casos de frenagens bruscas e maior perigo de aquaplanagem em pista molhada. Além dos problemas de segurança, pneus com pressão inadequada também pesam no bolso, pois as probabilidades de estragos no pneu são maiores e compromete sua vida útil.

Da mesma maneira como cada fabricante projeta um motor diferente ou sistema de freios, por exemplo, para cada veículo também é projetado um pneu que deverá ser utilizado e determinada a pressão ideal de funcionamento para cada modelo de carro. A dica fundamental é utilizar a pressão recomendada pelo fabricante, e todo fabricante deve informar aos consumidores qual é a pressão ideal dos pneus do veículo. Geralmente há um selo com esta informação no próprio veículo. Na maioria das vezes ela se encontra na parte interna da porta, próximo ao pilar de segurança, que fica visível apenas quando as portas do veículo estão abertas. Muitos fabricantes também colocam esta informação no para-sol. Caso seu veículo não tenha o selo em nenhum destes locais, basta olhar a informação no manual do proprietário.

Hoje em dia encontrarmos calibradores digitais que são fáceis de se utilizar. Mas quando calibrar?

Calibre os pneus ainda frios! O ideal é que você calibre os pneus pela manhã, no mínimo a cada quinze (15) dias ou ao menos uma vez por semana, com os pneus em temperatura ambiente, em local próximo de onde seu carro estiver estacionado. Evite rodar mais que 2 ou 3 km e em alta velocidade antes de calibrar. Isso porque, segundo as leis da física, a pressão interna dos pneus aumenta com o aumento da temperatura, ou seja: se você rodar muito com o carro antes de calibrar, seus pneus ficarão com temperatura mais elevadas, devido ao atrito e deformações típicas do material, e isso influenciará na calibragem correta. Caso você precise calibrar com os pneus já quentes, procure acrescentar em torno de 2 ou 3 libras, em relação à pressão correta para compensar.

Além disto, quando o carro está muito carregado, com sobrepeso de bagagens, por exemplo, é possível que o fabricante determine o aumento da pressão dos pneus. E felizmente, os manuais de muitos veículos indicam que pressão deve ser utilizada. E não se assuste se o recomendado for aumentar a pressão somente dos pneus traseiros. Isso é normal, pois este é o local que mais sentirá o aumento de peso.

Outra dica é ter cuidado de acordo com o tipo de solo. Ou seja, se você for encarar estrada arenosa, como em praias ou dunas, é recomendado baixar a pressão do pneu até mesmo pela metade do que você utilizaria no asfalto. Para trafegar em estrada de lama, é importante também baixar um pouco a pressão, mas não tanto como na areia. Reduza a pressão para 2/3 do que utilizaria no asfalto. Como exemplo, um carro que rodaria com 30 libras no asfalto, deveria rodar em torno de 15 libras na areia e 20 libras em terra de lama. Essa redução é justamente para o pneu baixar um pouco e ter maior superfície de contato com o terreno escorregadio. Não se esqueça de inflar novamente a pressão ao sair do fora de estrada. De qualquer forma, antes de encarar qualquer terreno ruim, busque informação com profissionais e não se arrisque sem conhecimento, certo! 😉

E outro ponto importante a dizer é: calibre o estepe também! Poucos motoristas lembram de calibrar o estepe, item de grande importância para o carro. Pois, se o pneu do carro furar, o substituto precisará estar em pé de igualdade com os outros pneus, assim explicam especialistas. Os motoristas também devem estar sempre atentos ao tipo de piso das vias. Explicando melhor, com ruas e avenidas tão irregulares em nossa cidade (os famosos buracos, desníveis, etc), pode ocorrer a perda de um ou mais pneus.

Então, é uma necessidade real estar sempre em dia com a calibragem dos pneus do seu carro! Passe num posto de gasolina que ofereça o serviço semanalmente. É gratuito! #FicaaDica

 

#AutoPeçasMolinaéPrevenção 😉