Dicas, Geral, Leis, Mercado automotivo

Dúvida: rodar sem placas é permitido?

Conheça os riscos de dirigir um veículo sem placa.

 
Rodar com carro zero sem placa pode até ser legal para mostrar que ele acabou de sair da concessionária. Mas quem compra um veículo novo não deve abusar! Muitos cidadãos que adquirem um veículo zero Km tem dúvidas sobre quanto tempo é possível rodar sem placas e se isso é ou não permitido.

 

A placa é a mais fácil identificação dos veículos.
A placa é a mais fácil identificação dos veículos.

Não é a coisa mais comum do mundo, mas, de vez em quando, nos deparamos com alguns carros sem placas rodando por aí, certo? E aí vem a pergunta: pode isso?

 

Quando notamos carros rodando sem as placas da dianteira e da traseira, sabemos que tem motivo para isso, ou seja, em alguns casos é porque demora um pouco para que esse utensílio chegue do local onde é feito. Em outros casos o próprio proprietário pode demorar a se interessar pelo artefato e fazer o pedido, com isso o carro acaba rodando por mais tempo do que o necessário faltando esse pequeno item.

 

Transitar sem a placa é até uma situação aceitável e comum, quando o veículo zero Km acabou de sair da concessionária. Os trâmites que envolvem o emplacamento costumam demorar alguns dias, por isso, este tipo de situação é prevista no Código de Trânsito. Mas é preciso ficar atento aos prazos, já que o veículo sem identificação pode rodar, em vias públicas, por no máximo 15 dias, contados a partir da emissão da Nota Fiscal de compra. Durante este período, a Nota Fiscal deve permanecer em posse do motorista, para o caso de passar por alguma fiscalização de trânsito. Decorrido este prazo, o condutor pode ser multado (R$ 191,54 pela infração gravíssima) e amargar 7 pontos na carteira de habilitação e ainda ter seu veículo rebocado, conforme prevê o artigo 230, inciso VI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

Outra boa dica, na qual muitos motoristas não tem o conhecimento é em relação a placa perdida ou furtada. O que fazer nessas situações? Se a placa do veículo for perdida por conta de um acidente, ou caso tenha sido furtada, enquanto o veículo estava estacionado, saiba que o procedimento correto é chamar o guincho. Rodar sem placa nestas situações também gera multa e apreensão do veículo.

 

Uma outra dúvida é quanto ao seguro do automóvel sem a placa. Entenda: muitos consumidores acreditam que, pelo fato do veículo ainda não estar regularizado, perante o DETRAN, fica impossível contratar o seguro. Porém, em se tratando de carros zero Km, este processo se torna mais rápido para as seguradoras, já que a Nota Fiscal contem as informações essenciais, como número do chassi e procedência do veículo, para abertura do contrato. Quando a placa fica pronta, basta emitir um endosso na apólice vigente.

 

Agora com as dúvidas sanadas e com o seguro do automóvel devidamente contratado, o proprietário pode sentir-se tranquilo caso ocorra qualquer sinistro durante os 15 dias em que o carro estiver sem placas.