Dicas, Geral, Leis, Mercado automotivo

Doação de sangue poderá abater pontos da Carteira Nacional de Habilitação

 

Uma proposta que prevê a redução da pontuação da CNH – Carteira Nacional de Habilitação – para doadores de sangue tramita pela Câmara dos Vereadores de São Paulo.

 

 

Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado em duas votações e levado à sanção do prefeito.
Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado em duas votações e levado à sanção do prefeito.

Quando o motorista atinge número igual ou superior a 20 (vinte) pontos de infração, sua CNH é suspensa no período de 1 (um) ano. Hei, essa é a sua situação? Bom, então comece a celebrar, pois existe uma salvação! rs

 

Uma proposta de autoria do vereador Salomão Pereira (PSDB), da Câmara dos Vereadores de SP., propõe benefício a motoristas que tiverem mais de 20 (vinte) pontos na carteira. Estamos falando do Projeto de Lei número “PL 114/2011” que a Câmara Municipal de São Paulo aprovou, onde visa o abatimento de pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de quem doar sangue a hospitais. Porém, para que a proposta vire lei é necessário que seja aprovada em duas votações e levada à sanção do Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT).

 

Em resumo, o projeto propõe que qualquer motorista que possua 20 (vinte) ou mais pontos na carteira, desde que não sejam infrações gravíssimas, pode ser beneficiado, caso doe sangue pelo menos uma vez ao ano.

 

A ideia é muito válida, pois essa lei poderá beneficiar os hospitais que tanto necessitam repor e aumentar os estoques dos bancos de sangue da cidade. Porém, caso ocorra a total aprovação, já imaginamos o quanto irá ajudar os motoristas, mas ainda não se sabe se o benefício permitirá limpar a CNH de todas as infrações ou de apenas algumas.

 

Para melhor esclarecer, quanto à doação de sangue, o doador, ou seja, o indivíduo deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e apresentar qualquer documento com foto. Essas informações gerais, no site da Fundação Pró Sangue, está bem explicado.

 

As multas não deixarão de ser pagas ao município. Óbvio! E para ter direito ao abono, o motorista deverá ir ao DETRAN com um comprovante de doação de sangue. Quem não puder doar, ou quem estiver impossibilitado, também será contemplado na lei, basta apresentar a declaração dada pelo hospital esclarecendo o impedimento.

 

 

#FicaaDica 😉