Auto Peças Molina, Dicas, Geral

Dirigir na chuva: atenção redobrada para sua segurança

Dá para dirigir na chuva com segurança? Sim, dá. Para isso, é preciso atenção redobrada em dias chuvosos. Confira as dicas!

Dirigir na chuva é uma tarefa simples, mas requer cuidados especiais e atenção redobrada por parte do motorista. O período de chuvas já começou em grande parte do Brasil. Na estação mais quente do ano, não tem jeito: com chuvas mais frequentes, apesar de passageiras, caem com maior volume e intensidade.

Isso não quer dizer que você deve evitar a qualquer custo dirigir na chuva. Mas deve, antes de tudo, se informar sobre a melhor maneira de conduzir o veículo nessas condições. Se esse é o seu objetivo, está no lugar certo!

No artigo de hoje, separamos para você, algumas dicas e recomendações, para garantir a segurança de todos no trânsito e os cuidados que devem ser adotados ao dirigir na chuva.

Dicas para dirigir na chuva com segurança

Como as chuvas podem trazer diversos perigos no trânsito, os motoristas devem ficar atentos e reforçar os cuidados em sua rotina. Por exemplo, óleo de motor e outros líquidos que se acumulam na pista durante o período sem chuva se misturam à água e podem deixar as ruas e estradas escorregadias e, logo, causar acidentes. Veja algumas dicas  e orientações para dirigir na chuva com segurança:

1 – Mantenha distância do veículo da frente

Manter uma distância segura do veículo da frente já é recomendado em tempo seco, em dias de chuva é essencial. Pois, com a pista molhada e escorregadia, a distância de frenagem do carro aumenta e facilita as colisões, principalmente em casos de freadas bruscas. Uma distância considerada segura é cerca de 10 metros, equivalente a dois carros mais ou menos.

É fundamental manter uma distância ainda maior em dias chuvosos. (Foto divulgação)

2 – Cuidado com a aquaplanagem

O fenômeno que chamamos de aquaplanagem é quando o carro perde o contato direto com o asfalto e acaba derrapando ao passar por cima de uma lâmina d’agua. Para evitar que isso aconteça o motorista deve sempre manter os freios em dia e os pneus em bom estado. Caso perceba que o carro perdeu o contato com a pista, mantenha a calma, fique com as duas mãos no volante, tire o pé do acelerador, não pise no freio e não vire a direção.

3 – Pare o veículo se a chuva estiver muito forte

Quando a chuva está muito forte, a visibilidade acaba ficando tão prejudicada que nem o limpador de para-brisas consegue dar conta de limpar tanta água. Nesse momento, é aconselhado que o motorista pare o veículo no acostamento ou em um local seguro e aguarde a chuva passar ou ficar mais fraca. E, caso pare no acostamento, ligue o pisca-alerta para que os outros veículos vejam você.

4 – Quando precisar diminuir a velocidade, faça de forma gradual

Frear de forma repentina pode fazer com que o veículo derrape, dificultando o controle e criando um risco de batida ou até mesmo um acidente mais grave.

5 – Evite ultrapassagens com a pista molhada

Em pistas escorregadias ou com a presença de chuva, tentar uma ultrapassagem envolve ainda mais riscos. Nesse caso, o mais recomendado é evitar ao máximo fazer ultrapassagens, principalmente em estradas de pista simples.

Quando estiver em uma via maior, e se a ultrapassagem for realmente necessária, é essencial ter os cuidados redobrados e sinalizar seus movimentos para minimizar os riscos.

6 – Acione o limpador de para-brisas

Os limpadores de para-brisa são, obviamente, itens fundamentais em um veículo para enfrentar dias chuvosos com segurança. Além de ser óbvio seu uso, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é obrigatório por lei, e dirigir sem acioná-lo em dias de chuva é considerado infração grave.

Em outros casos tal equipamento não costuma ser utilizado, o que acaba provocando esquecimento por parte do motorista para verificar suas condições. Caso o limpador não esteja funcionando corretamente, pare no primeiro posto e realize a troca das palhetas. Com o tempo é normal o ressecamento das palhetas. Por isso, fique atento!

Leu todas as dicas desse artigo com atenção? Seguindo todas elas, você poderá dirigir na chuva sem nenhum problema. Até breve!

Leia mais:
Roda de carro: 4 dicas para evitar furtos
Motor do carro: 5 dicas para aumentar sua vida útil
Tecnologia automotiva que nos salva no trânsito
Precisando de peças para o seu carro? Acesse nossa loja virtual.