Curiosidades, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo

Direção off road. Direção fora da estrada!

 

Aventura off-road! Confira as dicas para dirigir fora da estrada.

 
Para nós, apaixonados, aficcionados por automóveis, saber dirigir não é simplesmente “saber dirigir”. Dirigir significa também explorar todos os limites de um carro em movimento. Principalmente para os aventureiros de plantão. Ops, falamos com você… Com você mesmo, que gosta do desafio de dirigir em estradas de terra, encarando milhares e milhares de quilômetros de poeira, lama, sol, chuva e todas intempéries e obstáculos naturais que você possa imaginar.

 

Então venha conosco curtir nossas dicas de como dirigir com segurança em um terreno difícil, afinal, cruzar de carro estradas de terra em condições deploráveis pode definitivamente se tornar um martírio. Contudo, para os entusiastas de off-road, quanto mais difícil for, mais divertido fica!

 

Encalhar faz parte de qualquer aventura off-road.
Encalhar faz parte de qualquer aventura off-road.

Para melhor entender, traduzindo para o português, “off-road” significa fora da estrada, e é um termo inglês utilizado para designar atividades esportivas, praticadas em locais que não possuem estradas pavimentadas, calçadas ou qualquer estrutura urbana, ou caminho de fácil acesso. Os esportes praticados off road, é feito por pessoas que buscam o contato com a natureza, e também com o objetivo de superar as dificuldades de acesso e obstáculos impostos pela própria natureza. Os esportes off-road são sempre praticados por pessoas que gostam de estar sempre sentindo a adrenalina, a velocidade e o perigo. A maioria das práticas são feitas em motos, veículos 4×4, jipes, caminhonetes e outros carros apropriados.

 

E para garantir a diversão e o espetáculo em 4 super rodas, além de ter um bom veículo, ou seja, equipado para tal, quem está dirigindo deve conhecer algumas técnicas, que são:

 
– Dirigindo na areia: primeiramente, avalie todas as características do local, pois existem vários tipos de areia, como a areia fina, a compacta, a duna, e pode estar seca ou molhada. Em situações com areia não compactada utilize uma relação 4×4 alta, o que lhe permitirá manter uma velocidade constante. Porém, caso o veículo atole, utilize uma relação mais baixa. A areia não compactada e macia reduz muito a tração prejudicando a performance do veículo. Tenha em mente que velocidade contínua é sempre a melhor saída para este tipo de dificuldade e ou aventura. Com essas dicas você pode administrar a força e velocidade do carro até chegar ao seu destino.

 

– Dirigindo na lama: Em primeiro lugar, antes de iniciar a aventura, procure caminhar pelo trecho enlameado, verificando com auxílio de varas a profundidade dos buracos, além das pedras e outros obstáculos que possam existir. Na escolha do pneu, dê preferência ao de uso misto, desenvolvido especialmente para esse tipo de terreno. Ao se aproximar de um terreno inconsistente, deve-se aumentar a velocidade em marcha baixa – segunda ou terceira – e evitar acelerações exageradas que possam causar a patinagem do veículo. Dirigir muito rápido em tais condições pode gerar derrapagens e perda de controle. Porém, dirigindo muito devagar, você não estará utilizando o torque ideal do motor, prejudicando a tração e consequentemente perdendo velocidade. Uma dica é diminuir o máximo possível o peso do veículo. Assim você reduz as chances de atolar. A aderência na lama é muito menor, portanto, nada de escorregar!

 

– Dirigindo na água: Quando o assunto é água, temos duas importantes tarefas a realizar antes dessa aventura, que são: avaliar a profundidade e garantir que as partes elétricas de seu veículo estejam bem protegidas. Lembre-se de dicas como, antes de atravessar riachos é importante inspecionar o percurso. Em rios com corrente forte é sinal de água não lamacenta, e corrente fraca pode implicar limo macio e profundo. Certifique-se também se não existem buracos ou rochas grandes que possam ser obstáculos para a travessia. E observe atentamente a margem de entrada e saídas dos rios. Por segurança, não tente percorrer um trecho se a água estiver ultrapassando a metade da altura das rodas. Porém, se o carro for 4X4, esse limite é maior. Tenha muito cuidado! Se água entrar no motor pelo respiro de ar, além de não conseguir concluir a travessia, o motor pode ficar gravemente danificado.

 

– Dirigindo na estrada de terra: Para iniciar sua aventura é recomendado um veículo com tração nas 4 rodas, assim garante a estabilidade, pois este tipo de estrada oferece pouca aderência. Em locais com terra solta ou com pedriscos na pista, muito importante reduzir a velocidade. Na chuva, também diminua a velocidade, pois a aderência dos pneus na terra molhada é menor. E sempre mantenha a tração 4×4 engatada e utilize marchas reduzidas. Em caso de descidas ou subidas muito acentuadas, procure usar a primeira ou segunda marcha e acelere apenas o suficiente para movimentar seu veículo.

 

 

Apenas reforçando, os esportes off-road são perigosos quando não há nenhuma estrutura de segurança. Portanto, para os aventureiros e os praticantes é preciso se certificar que o veículo que possuem tenha toda e total proteção, além de equipamentos de segurança básicos. E antes de iniciar sua jornada radical, “essa aventura off-road”, pesquise os modelos de carros mais preparados para essas travessias, como caminhonetes e jipes, que normalmente possuem tração nas quatro rodas.
#AutoPeçasMolinaéAventura 😉