Dicas, Geral, Mercado automotivo

Direção hidráulica ou elétrica? Qual a diferença?

Entenda como funcionam esses sistemas que deixam o carro mais leve.

 

A direção elétrica, quando comparada à hidráulica, reduz significativamente o consumo de energia do veículo.
A direção elétrica, quando comparada à hidráulica, reduz significativamente o consumo de energia do veículo.

Na hora de comprar um carro, além de escolher a cor, o modelo, a marca, muitos motoristas também prestam atenção na escolha do tipo de direção. Não podemos esquecer, que é preciso se sentir bem e acomodado em seu veículo, pois uma das palavras de ordem dos consumidores hoje em dia é o conforto.

O tipo da direção do carro é uma questão essencial para pensar no seu bem estar dentro do carro, bem como uma questão relevante para a saúde. Desse ponto de vista uma direção normal não é a melhor escolha, pois exige muito esforço físico do motorista. Para atender essa demanda por praticidade a indústria automotiva desenvolveu alguns modelos de direções como a elétrica e a hidráulica.

Realmente, a invenção da direção hidráulica foi um alívio para os braços de muitos motoristas, principalmente para os braços das mulheres… rs. Na hora de estacionar alivia muito o esforço. E com a evolução do setor automotivo, surgiu também a direção elétrica.

Ok! Ok! Vamos explicar a diferença entre elas…

Na elétrica, o acionamento da bomba hidráulica é realizado por meio de um motor elétrico de corrente contínua, controlado eletronicamente, montado diretamente no quadro da suspensão do veículo. Ao contrário do sistema de direção hidráulica convencional, no qual o acionamento da bomba hidráulica é realizado pelo próprio motor do veículo por meio de polia e correia.

Além disso, a direção elétrica tem mais uma vantagem, pois consome menos combustível. Quando está dirigindo sem virar muito o volante, o sistema entende que não há a necessidade de trabalhar em seu nível máximo, então ele entra em “stand by” para consumir menos energia.

Entenda que a direção elétrica é um sistema independente do motor e sua função é auxiliar o motorista, reduzindo seu esforço e proporcionando maior precisão nas manobras. Também é considerada ecologicamente correta, por dispensar a tradicional bomba hidráulica e fluido utilizados nos antigos sistemas de direção hudráulica.

A direção elétrica possibilita uma economia de combustível de até 5%, por não consumir potência direta do motor, também reduz ruídos e peso do veículo.

Uma coisa importante de ressaltar a respeito dos sistemas de direção hidráulica e elétrica é que se houver algum tipo de pane o motorista não perderá o controle das rodas uma vez que existe um segundo sistema que funciona através do princípio de direção comum que usa pinhão e cremalheira. O que vai acontecer é que o motorista precisará fazer mais esforço para dirigir o carro.

Especialistas acreditam que a direção hidráulica deve continuar sendo a mais usada devido ao seu custo, mas você já pode pensar bem em que tipo de direção combina mais com você.

Curtiu as dicas? 😉