Dicas, Geral, Mercado automotivo

Direção defensiva e segurança ao volante

 

Com o conhecimento e a busca de recomendações dos princípios da direção defensiva evitamos situações perigosas no trânsito.

 

 

O trânsito de São Paulo é um dos mais difíceis do mundo. É preciso dirigir com atenção e cautela o tempo todo. Ou seja, você dirige por você e pelos outros motoristas!

 

Mas o ato de dirigir um veículo é relativamente fácil. O que realmente é difícil é guiar com sabedoria e de forma defensiva, algo que muita gente acredita ser bobagem, mas que reduz as chances de acidentes.

 

Não importa se você é um iniciante ou um motorista experiente, uma das frases que mais vai ouvir durante toda sua vida é que, no trânsito “você tem que dirigir para você e para os outros”
Não importa se você é um iniciante ou um motorista experiente, uma das frases que mais vai ouvir durante toda sua vida é que, no trânsito “você tem que dirigir para você e para os outros”

A “Direção Defensiva” ou “direção segura”, é dirigir de modo a evitar acidentes, apesar das inúmeras ações incorretas dos outros e das condições adversas que encontramos nas vias de trânsito. Dirigir é um ato que exige um alto nível de comprometimento e responsabilidade. Além da habilidade básica de dirigir o veículo, controlando pedais, marchas e sinalizadores, é preciso adotar uma postura consciente, observando as regras de segurança.

 

Tratando-se de um assunto super importante, enumeramos algumas dicas de direção defensiva, que podem fazer a diferença na hora de evitar uma acidente. Mais do que habilidade, a direção defensiva e civilizada é uma questão de conduta. Vejam:

 

 

1. Regras de trânsito: o conhecimento é um dos pilares da direção consciente. Não basta apenas saber as regras do local onde você transita, mas também as condições de seu veículo e o próprio trajeto.

 

2. Mantenha-se sempre em alerta: muitos acidentes acontecem porque a capacidade de atenção do motorista estava comprometida, seja pelo consumo de álcool, seja porque a pessoa estava falando ao celular, mexendo no sistema de som do carro ou simplesmente muito envolvida em uma conversa.

 

3. Tente prevenir imprevistos: você está passando por uma vizinhança cheia de casas e nota que um grupo de crianças joga bola no terreno ao lado da rua. Faz parte da direção defensiva prever que a bola pode escapar para a estrada e uma criança pode vir correndo atrás. Neste caso, o melhor é diminuir a velocidade e redobrar a atenção.

 

4. Habilidade ao manobrar e dirigir o veículo: saiba ultrapassar, sinalizar, mudar de marcha, diminuir e acelerar o veículo e manter o carro seguro em terrenos inclinados como rampas, viadutos e ladeiras.

 

5. Poder de decisão: esteja pronto para fazer escolhas difíceis e manobras que sejam necessárias a uma determinada situação, com o objetivo de evitar acidentes ou minimizar danos.

 

6. Manutenção preventiva: este é o primeiro item na prática da Direção Defensiva! É de responsabilidade do condutor, toda a avaliação do estado em que se encontra o veículo, por isso ele deve fazer a manutenção periódica de todos os itens, como: o combustível, as condições dos pneus, a sinalização luminosa principal – faróis, setas, lanternas, luz de freio – o sistema de suspensão, amortecedores e freios.

 

7. Posição ideal de dirigir: braços e pernas devem ligeiramente dobrados, corpo encostado no assento e encosto com ângulo próximo a 90 graus e encosto de cabeça na altura dos olhos do motorista. Outra dica também importante, é dirigir com os polegares da mão para cima e fora do volante, principalmente se o veículo não tiver direção hidráulica. A razão para isso é que se a roda se chocar contra um tronco, um buraco ou uma pedra grande, o volante pode girar violentamente prendendo os polegares e até mesmo quebrando o dedo.

 

8. O uso do cinto de segurança: deve ser usado por todos a bordo, sem exceção! Sem ele, passageiros do banco de trás poderão ricochetear no interior do veículo, causar ferimentos nos que vão à frente e ser lançados para fora.

 

9. Visibilidade: quanto mais se enxerga em volta menor é o perigo. Os três retrovisores devem estar em posição que o motorista não tenha que virar muito a cabeça para vê-los. Ou seja, posicione seus retrovisores de forma mais aberta possível para aumentar o ângulo de visão e diminuir os pontos cegos.

 

10. Dirigir à noite: pilotar à noite, em função da falta de visibilidade, exige que o motorista diminua a velocidade e aumente a distância segura. Essas atitudes são necessárias por parte do motorista porque a visibilidade humana é reduzida para 1/6 em relação à vista durante o dia. Daí a noção de profundidade diminui e a visão dos espaços é imprecisa além da dificuldade em perceber movimentos.

 

11. Dirigir na chuva: a segurança do motorista ao dirigir na chuva pode estar no conhecimento de dois aspectos: a aderência e a visibilidade. Os primeiros pingos de chuva ou a garoa não formam volume de água suficiente para tirar da via poeira, óleo ou resíduos de borracha que se acumulam com o tráfego. Com isso a pista fica extremamente escorregadia, por isso nesse momento, diminua a velocidade e não use o freio bruscamente. Com volume maior de chuva a velocidade reduzida diminui a chance do veículo aquaplanar. Acima de 50 km/h, os pneus podem não mais cortar a camada de água e o veículo se desgoverna podendo derrapar e o motorista perder totalmente o controle sobre ele.

 

12. Dirigir na neblina ou nevoeiro: é impossível ver através da neblina! Portanto, você deverá adotar algumas atitudes para não comprometer a sua segurança, como: reduzir a velocidade de seu veículo; acender apenas os faróis baixos para que seu veículo se torne visível; sinalizar, com antecedência, todos os movimentos que você irá fazer; buzinar, às vezes, para ser notado por pedestres e outros veículos; ficar atento aos sinais sonoros dos demais veículos, como buzina, motor ou sirene; o ruído de cascalho, nas estradas, pode indicar que você está saindo da pista para o acostamento, por isso, evite tudo o que possa desviar a sua atenção como conversas e o som do rádio. Também evite parar o seu veículo. Mesmo com pneu furado, por exemplo, é melhor perder o pneu do que se envolver em um acidente com outro veículo em que o condutor não enxergou você ali. Por isso, independentemente da quantidade de água na pista, diminua a velocidade e aumente a distância de outros veículos.

 

13. Diminua o ofuscamento: como praticante da Direção Defensiva, o motorista deve evitar o ofuscamento para os outros condutores sempre que estiver de frente com outro veículo, em vias de mão dupla, ou quando estiver atrás de algum outro veículo. Seja o primeiro a usar o farol baixo! Essa demonstração de boa vontade, em geral, leva os outros condutores a agirem também com boa vontade.

 

14. A velocidade na direção defensiva: a velocidade máxima permitida nem sempre é uma velocidade segura. O bom senso manda que a velocidade do veículo na prática da Direção Defensiva, seja compatível com todos os elementos do trânsito. A velocidade excessiva reduz o tempo disponível para uma reação eficiente, em caso de um imprevisto. Fique sempre atento à sinalização, pois a velocidade deve ser compatível com as condições locais: o tipo de piso, condições climáticas, quantidade e posição de pedestres, motociclistas, caminhões e elementos do trânsito.

 

15. Concentração: celular tocando e rádio ligado reduzem a concentração. Melhor desligar o telefone e não ouvir o som muito alto. Coisas simples que fazem enorme diferença.

 

 

Ao colocar em prática essas técnicas, você é capaz de se antecipar às barbeiragens de péssimos motoristas, evitando acidentes e outras situações de risco no trânsito. E não se esqueça: dirigir bem não é apenas conduzir o próprio carro com cuidado, é preciso prestar atenção nos outros automóveis e agir sempre da melhor maneira.

 

 

#AutoPeçasMolinaéPrevenção 😉