Dicas, Geral

Dicas rápidas para manutenção do seu carro

Limpeza do motor do carro

Veja essas dicas rápidas para evitar que seu carro tenha maiores problemas.

Cuidados-com-o-carroO carnaval está chegando e mais um feriado prolongado se aproxima. Muitos motoristas vão entrar no possante e partir para a praia ou para o campo curtir o merecido descanso. Ou vão curtir a maior festa do mundo, assistindo os desfiles ou curtindo os blocos de rua.

Porém é muito importante verificar as condições do carro. A equipe do Blog Auto Peças Molina separou algumas dicas rápidas para você analisar e verificar no seu veículo. Veja:

 

Palhetas

As palhetas são de suma importância. Elas limpam o vidro e deixa o mais limpo possível, facilitando a visão do motorista em dias de chuva.

Se a sua palheta estiver trepidando, deixando riscos no vidro ou formando névoa, está na hora de trocar. O ideal é trocar pelo menos uma vez por ano. Com isso, o motorista evita passar por apuros na hora das chuvas.

Postos de gasolina costumam possuir o modelo de palheta. Alguns auto-serviços também. Procure um e faça a troca antes de viajar.

 

Filtros

Trocar os filtros de óleo, ar e combustível sempre é importante. Dois fatores são preponderantes para a troca: a emissão de poluentes na atmosfera e a facilidade de entrada de ar poluído dentro do veículo, prejudicando a saúde do motorista e de sua família.

A troca dos filtros também evita danos à injeção eletrônica, prevenindo assim gastos excessivos com manutenção. Afinal ninguém gosta de gastar dinheiro à toa.

 

Velas

Trocar as velas de acordo com o manual do veículo evita a carbonização dos eletrodos e a deteriorização dos componentes do motor. Procure um mecânico e peça a troca das velas de acordo com a periodicidade publicada no manual do carro.

O desgaste das velas é natural, mas pode ser evitado e diminuído de o motorista procurar postos de gasolina de boa procedência. Combustível muito barato é sinal de que não tem qualidade. Verifique a procedência e confira a qualidade do posto de abastecimento.

 

Freios

Talvez a parte mais importante do veículo. Sem ele, o acidente é inevitável. Os freios precisam ser verificados pelo menos uma vez a cada 10 mil km rodados. O fluído de freio precisa ser trocado à cada 5 mil km.

Cada modelo de carro tem um fluído específico. Antes de levar para o mecânico efetuar a troca do fluído, leve o manual do veículo e exija que seja inserido o líquido correto para seu carro.

 

Com essas dicas simples, já é possível previnir boa parte dos acidentes e eventuais problemas com seu veículo. Antes de viajar, procure seu mecânico e faça um check-up geral. A sua segurança e da sua família precisa vim em primeiro lugar, antes de qualquer diversão.