Dicas, Geral, Peças

Dicas e cuidados para o seu carro que voltou de viagem

A seguir dicas e cuidados para o seu carro que voltou de viagem e retomará a rotina na cidade.

Dezembro se foi. E com ele as festas de fim de ano. Você se planejou, tirou férias, viajou com a família ou amigos, e pegou a estrada… Agora, voltou de viagem. Ano novo está presente! E com ele novos planos, sejam pessoais ou profissionais.

Mas, agora que voltou de viagem, e antes de voltar à rotina pesada na cidade, vamos rapidamente lembrar algumas dicas e cuidados simples para deixar tudo em ordem com seu carro. 😃

Vamos lá:

1 – Calibragem:
A calibragem periódica aumenta a vida útil de um pneu. Além disso, ela contribui para que o carro consuma menos combustível e tenha um desempenho melhor. O principal motivo, porém, é a segurança dos ocupantes. Um pneu mal calibrado pode alterar a dirigibilidade do carro e fazer com que o pneu tenha um desgaste excessivo numa viagem.

Muitos só se preocupam em fazer isso antes de pegar a estrada, afinal, com o carro carregado – ‘família + bagagens’ – e velocidades mais elevadas na estrada exigem maior pressão dos pneus.

Contudo, agora que você voltou de viagem, está na hora de voltar à calibragem original, pois seu carro voltará a rodar mais leve e devagar. Não se esqueça de que esta redução da pressão, assim como o aumento, deve ser feita com os pneus frios e jamais depois que rodaram alguns quilômetros e já se aqueceram. Pois com a temperatura mais elevada, há um aumento da pressão que pode distorcer a calibragem.

2 – Regulagem dos faróis:
A regulagem periódica dos faróis é extremamente necessária! Aliás, não apenas nos faróis, mas em toda a iluminação de seu veículo, pois uma lâmpada queimada pode causar graves acidentes. É risco para você e para outras pessoas.

Se o seu carro possui regulagem automática, deixe apenas que um profissional regule o farol. Há sempre variáveis, depende do peso do condutor ou da carga que o veículo leva, isso poderá influenciar muito o facho do farol. E como você voltou de viagem, está na hora de voltar à regulagem normal, pois sem a família e a carga no porta-malas, a traseira se levanta, a frente se abaixa e os faróis ficarão muito baixos, quase que iluminando o para-choques dianteiro… Portanto, muita atenção e cuidado!

3 – Troca de óleo, fluidos e componentes:
Após retornar das viagens de final de ano, é hora também de verificar o nível de todos os fluídos, como óleo do motor, do câmbio, do freio, direção hidráulica, água e líquido de arrefecimento e nível da água do reservatório dos limpadores dos vidros. Se a viagem foi longa e o carro chegou a rodar alguns milhares de quilômetros, confira no hodômetro se não foi atingida a quilometragem para uma revisão periódica.

O carro é cheio de peças que juntas precisam ser lubrificadas para manter o bom funcionamento e evitar desgastes. Uma dica importante é medir o nível do óleo corretamente, um procedimento super simples. “Retire a vareta do motor e limpe a ponta dela, certificando-se de que não ficou nenhum pedaço de pano ou qualquer outro resíduo na vareta. Coloque-a de volta e retire novamente. Observe os dois marcadores na ponta do medidor que indicam o máximo e o mínimo. Se o nível está entre as duas barrinhas, não há necessidade de completar”. Muito importante é que você espere pelo menos 5 minutos com o motor desligado antes de medir. Isso é o tempo de escorrer o óleo das partes mais altas do motor até a base do carter. Se você checar antes disso, provavelmente o nível dele vai estar um pouco abaixo do real.

A parte elétrica também merece ser checada, em especial se o carro ficou exposto à maresia, que pode oxidar os circuitos. Fique atento aos filtros de ar e ao sistema de ventilação do veículo. #FicaaDica 😉

4 – Alinhamento e balanceamento:
Os pneus merecem uma atenção maior, pois a rodagem nas estradas pode causar pequenos furos ou rasgos que podem ter sido imperceptíveis durante o trajeto. Procure também por calombos ou saliências, e se necessário troque seu pneu danificado por um novo. Verifique também o balanceamento e alinhamento das rodas, que podem estar comprometidos dependendo da situação de conservação das estradas. Essa dica vale também mesmo que a viagem não tenha sido muito longa.

Portanto, fique ligado! Depois do retorno é o momento ideal para se controlar toda essa geometria: direção + rodas + pneus. Porque se ela estiver fora do padrão, os pneus – dianteiros, principalmente – vão acusar irregularidade pelo desgaste anormal da banda de rodagem.

Aqui foram algumas dicas. Não espere retomar sua rotina para se deparar com pequenos imprevistos ou danos graves que podem ser evitados com uma revisão pós-viagem.

 

#AutoPeçasMolina é informação! 😉