Dicas, Geral

Dicas importantes na hora de lavar seu carro

Confira algumas dicas para não provocar manchas e nem arranhões na hora de lavar o seu carro.

Cuidados-com-o-carro
Cuidados com seu veículo

Demonstrar cuidado com o seu bem é a melhor maneira de preservá-lo! Manter o carro limpo realmente é fundamental para que a sujeira não traga danos problemáticos para a pintura do carro de um modo geral. Se não houver esse tipo de cuidado pode acabar saindo muito mais caro futuramente, se tiver que arrumar a pintura do veículo.

Vale lembrar também, que mantendo o carro limpo, você é poupado de passar por alguns constrangimentos como o que geralmente acontece quando o carro está com aquela poeira mais grossa e surge uma palavrinha mágica – ‘Lave-me!’ – em algum ponto do veículo, geralmente em um dos vidros.

Grande parte dos motoristas que possuem casa e garagem preferem lavar seu carro na sua própria residência ao invés de levar para um local específico para fazer a lavagem. Neste caso, seguem algumas dicas para que você realmente consiga lavar seu veículo sem estragar a pintura ou causar algum dano na lataria.

Como observação importante, faça o uso de produtos de limpeza recomendados pelo fabricante. Não é recomendado também que a pessoa lave o carro com a carroceria dele muito quente, sendo que o recomendado é deixar o veículo esfriar para depois fazer a limpeza. Caso a lataria esteja muito quente, a possibilidade de causar manchas no carro devido o uso do sabão é grande. Jogue água em abundância sobre toda a carroceria do veículo para remover a poeira e sujeiras grossas.

dicas-de-lavagem-carro-503ecb4d8fbd9
Utilize esponja ou pano macio

Utilize uma esponja ou pano macio. O ideal sempre é começar a ensaboar a carroceria, fazendo isso por partes, passando o sabão e logo na sequência enxaguando, diferente do que a maioria das pessoas fazem que é passar o sabão em todo o carro para depois enxaguar. Outra dica importante é começar a lavar o carro parte superior até chegar à parte inferior. Para os carros que possuem tapetes de borracha, o ideal é tirar para lavar separadamente.

Após lavar e enxaguar toda a parte externa da carroceria, seque-a! Se o veículo secar naturalmente ao ar livre, surgirão pontos opacos e manchas de água na pintura. Portanto passe um pano no carro inteiro, de preferência um bem macio, o que ajuda também a dar um brilho ao veículo. É importante também que estes panos não soltem fiapos.

aspirador-portatil-po-agua-jcv-2026w-220v-eterny_1_600
Modelo de aspirador de pó portátil

Para a limpeza dos vidros, um produto do tipo ‘limpa vidros’ é a melhor opção, mas um pano umedecido de água já resolve. Depois utilize um pano seco ou jornal amassado, limpa e dá brilho. É necessário tomar cuidado com o vidro traseiro para não danificar o desembaçador.

Lembre-se que solventes químicos e produtos de limpeza abrasivos muito fortes podem danificar a pintura, riscar os vidros e corroer as peças metálicas e plásticas do veículo. Não é recomendável lavar o motor. Porém, em caso de extrema necessidade, dirija-se à assistência autorizada para efetuar este procedimento.

A limpeza no interior do veículo acaba dando um pouco mais de trabalho, mas também é fundamental. A dica é investir em um aspirador de pó portátil, sendo que hoje ele está bem barato, podemos encontrar modelos na internet custando R$ 90,00 em média. Assim você conseguirá fazer uma boa limpeza no veículo com muito menos esforço, passando o aspirador especialmente nas dobrinhas dos estofados e nos cantinhos do chão.

Com essas dicas você vai manter seu carro sempre com bom aspecto e também em ordem, o que deixa um passeio muito mais prazeroso e agradável com amigos ou sua família!