Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças

Dica: o extintor de incêndio do seu carro está em dia?

Extintor de incêndio

Geralmente uma peça esquecida pela grande maioria dos motoristas, o extintor de incêndio é um item de segurança obrigatório que deve estar sempre dentro da data de vencimento.

Segurança é o melhor caminho e a prevenção é o método para garantir isso, principalmente quando se trata de incêndio.

O extintor é aquele equipamento que todos nós devemos ter no carro e que nunca queremos usar. Mas se ele tem que entrar em ação que seja para resolver o problema. Portanto, fique sempre atento ao seu prazo de validade.

Apesar de tentativas para tornar o uso facultativo, o extintor de incêndios é obrigatório desde 1972, pela Resolução nº 410/68 e sobre o Decreto 62.127 de 16 de janeiro de 1968. Veículos novos passaram a trazer o extintor desde 1970. Em 22 de abril de 2004 foi publicada a Resolução nº 157, que determina a substituição dos extintores tipo BC, utilizados até então nos carros, por produtos com o pó ABC, este passou a ser obrigatório desde 1º de janeiro de 2005.

Localizado debaixo do banco do carro, em um local de pouca visualização, é muito comum que os motoristas utilizem o carro com o extintor de incêndio fora da data de validade. O proprietário deve sempre verificar se o seu extintor está dentro das normas de segurança exigidas, se está descarregado ou vencido.

Extintores de incêndio ABC
Extintores de incêndio ABC

Rodar com o extintor do carro nestas condições é considerada infração grave, acarreta em multa e mais quatro pontos na carteira, assim sofrendo mais prejuízo os proprietários dos veículos. E o mais importante, o extintor vencido pode deixar o motorista na mão e não funcionar corretamente caso precise ser utilizado.

Existem dois tipos de extintores no mercado. O ABC e o BC. O BC é o mais antigo, tem duração de cinco anos e pode ser reabastecido. Já o ABC é um modelo mais recente, presente em veículos fabricados a partir de 2004. Estes devem ser trocados a cada ano.

 

Devemos verificar mensalmente no extintor:

– O ponteiro do indicador de pressão não deve estar na faixa vermelha;

– O lacre não deve estar rompido (lacre em papel autoadesivo para válvula de metal e/ou material plástico para a válvula plástica);

– O extintor deve conter o selo da marca de conformidade Inmetro (em papel autoadesivo ou gravado no corpo do extintor);

– Os prazos de garantia / durabilidade e teste hidrostático não podem estar vencidos (esta informação encontra-se no corpo do extintor). Após estes prazos, descarte-o e substitua por um extintor novo ABC, num revendedor mais próximo.

 

A aparência geral do extintor deve estar em boas condições, ou seja, sem ferrugem, amassado ou outros danos.

Previna-se! Não deixe para a última hora. Para sua maior segurança e tranquilidade, verifique as condições do extintor do seu veículo e se necessário substitua-o, em tempo!