Dicas, Geral

Dica de segurança: como mudar de faixa no trânsito

Mudar de faixa, um direito de todos! Confiram as dicas.

 
O trânsito brasileiro é uma guerra! Ok! Ok! É um clichê repetido há décadas… Contudo, mais e mais carros disputam espaço com mais e mais motocicletas, bicicletas e pedestres. E quando pegamos alguma via na hora do rush, fazemos parte de uma cultura viva em nossa cidade! Dessa forma, simplesmente dar seta NÃO é garantia alguma de que você tem o direito de mudar de faixa, muito embora seja isso que o Código de Trânsito Brasileiro nomina. Mas o bom senso diz que, para mudança de faixa, devemos sempre nos antecipar às reações e as necessidades dos outros motoristas também.

Use a seta! Os outros motoristas não tem como saber se sua intenção é mudar de faixa.
Use a seta! Os outros motoristas não tem como saber se sua intenção é mudar de faixa.

Trocar de faixa no trânsito é sempre um momento crítico, um momento que exige muita atenção e que provoca insegurança principalmente em quem está começando a dirigir. Movimentos errados podem levar a sérios acidentes. Mas a verdade é que a manobra não tem segredo. Como dissemos, a mudança de faixa é um desafio para quem está começando, mas não é difícil de aprender. Basta desenvolver boa noção de espaço, saber usar o retrovisor e aprender a negociar com o motorista de trás. Especialistas do trânsito explicam que entre os principais cuidados, estão a dosagem de velocidade ao trocar de pista expressa para local, a procura de espaço adequado e boa observação do retrovisor.

Bom, vamos as dicas!
– Como primeira dica é: não façam nenhuma manobra com seu carro em que não tenha segurança! Seja ela mudança de faixa, baliza ou qualquer outra. Espere a hora e o local certo, respeite seu momento, ok!

– Assim, o primeiro passo para fazer a mudança é sinalizar a sua intenção, ou seja, ligue a seta e observe o retrovisor lateral, do lado que deseja alcançar a faixa.

– Se algum veículo estiver vindo, analise a distância. Se o automóvel estiver suficientemente longe, entre na faixa, sempre o mais próximo possível ao carro da frente para não atrapalhar o motorista de trás. Atenção: se o carro estiver muito perto ou você não se sentir seguro para manobrar naquele momento, espere uma nova oportunidade.

– Alinhe o veículo rapidamente.

– Para não correr o risco de causar algum acidente, sempre entre na faixa ou na pista com velocidade igual à do tráfego. Por exemplo, se você sair da pista local para entrar na expressa, esteja pronta para pisar no acelerador e se acomodar à faixa e ao ritmo dos outros veículos, entendido! 😉

– Quando o trânsito está pesado e o espaço para mudar de faixa é apertado, é preciso negociar com o outro motorista, afinal, você vai “atrapalhar” ou entrar no caminho dele. Nessa hora, além de dar a seta, vale fazer um aceno de mão ou buzinar levemente para que ele entenda e permita a sua entrada.

– Fique sempre atento a tudo o que acontece à sua volta, principalmente aos motociclistas! Eles passam pelos dois lados do veículo, geralmente em alta velocidade, e podem ficar no ponto cego do retrovisor. Por isso, antes de mudar de faixa, preste bastante atenção se nenhum deles está vindo pela sua lateral.

 
#AutoPeçasMolinaéSegurança 😉