Dicas, Geral, Mercado automotivo

Dica: como economizar combustível

Muito se ouve falar que um certo tipo de combustível é melhor para o motor. Mas, você sabe a diferença entre eles? Muito se ouve falar que um certo tipo de combustível é melhor para o motor. Mas, você sabe a diferença entre eles?

Vocês são bons em física? Isso mesmo, física? Vamos explicar: para economizar o combustível e rodar mais, é preciso diminuir a resistência do ar, o atrito com o solo e respeitar as leis da mecânica. E, claro, ter talento no volante!

Calma gente! Todo mundo sabe que o “anda e para” do trânsito das grandes cidades brasileiras, é um grande vilão para o bolso do consumidor e também para a vida útil das peças do automóvel. Assim como é importante realizar a manutenção preventiva de alguns componentes regularmente, com a intenção de evitar gastos ainda maiores. Mudar alguns hábitos na direção também podem ajudar a economizar combustível.

 

Controle as emoções! Dirija com calma, devagar e sempre. Acelerar e frear bruscamente são alguns dos piores inimigos da economia de combustível, além de ser um perigo para os condutores e pedestres que estão por perto. Evite picos de velocidade, o correto é conduzir com suavidade. Acelere gradativamente, o motor responderá com eficiência sem consumir exageradamente. Frear com calma dá ao condutor a possibilidade de aproveitar a inércia do veículo para retomar a velocidade, outro ponto a favor da economia. Afinal, pé pesado para quê?

Imagem_Calibrando os pneus
Muita atenção quanto a calibragem dos pneus

Roda, roda, roda. Um pneu pode ser responsável por até 20% do consumo de combustível devido à resistência ao rolamento. Esta resistência depende de fatores externos ao pneu – velocidade, peso e conservação do veículo, pavimento, temperatura, calibragem semanal – e internos, como estrutura, compostos e desenho da banda de rodagem. Além da atenção com a calibragem, é preciso manter as rodas alinhadas para evitar o aumento do consumo de combustível. Portanto, fique atento aos pneus!

Lembre-se de abastecer. Não ande com o tanque na reserva, pois essa atitude faz com que resíduos que ficam no fundo do tanque sejam sugados para dentro do motor, entupindo os bicos injetores.

Feche as janelas! Andar com as janelas abertas não é recomendável, principalmente na estrada. Em alta velocidade, acima dos 80 km/h, elas permitem a entrada do ar e aumentam a resistência aerodinâmica. Em velocidade constante, o acréscimo de consumo chega a 10%.

Livre-se do peso morto! Não viaje com excesso de carga. Quanto mais pesado o veículo, mais energia você gasta para acelerar. As vezes largamos coisas no porta-malas, no banco traseiro, debaixo do banco, só por preguiça de tirar do carro. Isso é um gasto desnecessário!

Sobe e desce. Para economizar nas ladeiras, acelere antes do início do aclive para não pisar forte no meio do caminho. Nas descidas, desça engrenado. Ao contrário do que se diz, é mais econômico que o ponto morto.

Imagem - Use bicicleta
Você ganha em saúde!

Agora a melhor dica: use uma bicicleta! Essa dica traz 100% de economia de gasolina! Não use o carro para ir a lugares muito próximos. Trocando seu carro por uma bicicleta, evita ficar preso em congestionamentos, economiza com IPVA, com seguro, com manutenções e principalmente, você ganha em saúde! Ou opte pelo”carona amigo”. Hoje em dia sabemos que carros são indispensáveis, então identifique pessoas que façam o mesmo trajeto que você e sugira o transporte solidário.

Tem mais alguma dica? Quanto teu carro consome? Comente!