Dicas, Geral

Dia Mundial sem Carro – “Semana da Mobilidade”

Dia Mundial sem Carro

Na cidade de São Paulo, restrição de automóveis acontecerá no domingo, dia 22 das 7h às 17, Dia Mundial sem Carro.

 

Semana da Mobilidade - 16 a 22 de setembro de 2013
Semana da Mobilidade – 16 a 22 de setembro de 2013

A história do Dia Mundial Sem Carro começou na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Europeia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 cidades. No ano seguinte foram 1683 cidades participantes. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carro, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Europeia da Mobilidade.

A cada ano que passa mais e mais pessoas, governantes e entidades da sociedade civil veem no Dia Mundial Sem Carro uma oportunidade para sensibilizar e mobilizar toda comunidade em torno das questões relacionadas à mobilidade urbana, como: saúde, qualidade de vida, poluição, orçamento, acidentes, etc.

No Brasil a iniciativa começou em 2001, envolvendo 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA).

Em São Paulo, a iniciativa é realizada desde 2005. E neste ano, o evento esta presente em nossa cidade novamente, e esperamos que mais e mais cidades participem e se conscientizem sobre os impactos da falta de mobilidade. Os carros não poderão circular pelo centro histórico de São Paulo no domingo, dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, nota anunciada pelo Secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, nesta segunda-feira, dia 16. A ideia é incentivar e priorizar o transporte público e o fluxo de pedestres e ciclistas. Essa é a primeira vez que o poder público da cidade adota uma medida restritiva na área.

O veto restringirá os automóveis no perímetro formado pelas avenidas Ipiranga e São Luís, Rua Maria Paula, Praça João Mendes, Avenida Mercúrio, Rua Senador Queiroz e Avenida São João. A restrição valerá das 7h às 17h, e não serão aplicadas multas. Os agentes de trânsito vão orientar os motoristas e os moradores da região e ônibus poderão circular normalmente.

Deixe seu carro em casa! Saia de bicicleta, saia a pé, saia de ônibus, saia de skate, saia de carona, saia de patins, saia de metrô, saia de trem…

Escolha seu transporte e descubra uma cidade melhor!