Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Mobilidade, Motos

Dia Mundial sem Carro: reflexão sobre mobilidade urbana

O Dia Mundial sem Carro é uma data de conscientização sobre os impactos da poluição do transporte individual no meio ambiente e na vida das pessoas.

O Dia Mundial sem Carro (ou em inglês, World Car Free Day) é uma data internacional celebrada dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo, que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto.

No período entre 18 a 25 ocorre a Semana Nacional do Trânsito, com foco na segurança viária. E hoje, 22 de setembro, a principal ideia é que as pessoas experimentem formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa. A grande a expectativa é a redução da emissão de poluentes na atmosfera.

Neste ano de 2020, tão diferente dos demais, as reflexões sobre esse assunto, presente no dia a dia das pessoas, se tornam ainda mais relevantes. Já que são enormes os desafios que a mobilidade urbana representa em uma região metropolitana como a de São Paulo, por exemplo.  Além disso, falar sobre mobilidade hoje em dia é refletir também sobre segurança. Afinal, ainda vivenciamos uma experiência traumática jamais vivenciada por milhões de brasileiros após a decretação da quarentena em março passado, por conta do novo coronavírus. E mesmo durante a pandemia, é necessário debatermos a mobilidade dentro desse novo cenário.

A origem do Dia Mundial sem carro

Em 1997, ativistas franceses decidiram criar o Dia Mundial sem Carro e escolheram a data de 22 de setembro para organizar a mobilização.

A ideia de deixar o carro em casa como forma de propagandear o uso menos intensivo dos veículos automotores e mostrar que existem alternativas de transporte menos danosas ao meio ambiente deu tão certo que, já em 2000, cerca de 760 cidades europeias participavam da iniciativa.

Dia Mundial sem Carro. Menos automóveis e mais alternativas. (Foto divulgação)

O Dia Mundial sem Carro no Brasil

No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 2001, nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA), onde os participantes organizaram “pedaladas” para celebrar o dia e conscientizar a população.

Inspirados no modelo europeu, o Brasil também aderiu à Semana da Mobilidade e, desde 2010, prepara uma agenda com discussões e atividades para ajudar a desenvolver um senso critico na sociedade sobre os grandes males que o CO2 (gás carbônico) liberado pelos carros e motos podem causar ao meio ambiente e à saúde humana. Na cidade de São Paulo são realizadas atividades desde 2003. E ano após ano, foram realizadas “pedaladas-manifesto” trazendo mais visibilidade para a data.

Em 2011, algumas cidades programaram eventos para o mês inteiro, que começou a ser chamado informalmente de Mês da Mobilidade. E desde então, a adesão de cidadãos e poder público só aumentou, bem como o esclarecimento correto sobre o Dia Mundial sem Carro.

Mas qual o problema em andar de carro? Quais medidas possíveis diminui o uso dos carros?

Andar de carro por si só não parece um grande problema. Contudo, ao longo do último século, nossas cidades foram adaptadas para atender prioritariamente ao carro, ou seja, ao uso individual.

Como se sabe, a mais popular das alternativas, é a famosa magrela, a bicicleta. Porém, no nosso cotidiano, o uso da bicicleta no lugar do carro não depende exclusivamente de uma escolha pessoal, é necessária também uma política pública que incentive essa mudança. Não adianta sair construindo ciclovias ou ciclofaixas, em vias impróprias, sem um correto estudo e planejamento.

Em especial, para promover a diminuição de carros nas ruas – afinal de contas, é esse o principal objetivo do Dia Mundial sem Carro – é o combate à individualidade. Assim, ao invés de haver uma pessoa para cada carro nas ruas e avenidas das cidades, estimula-se o transporte coletivo e até a prática da carona. Mas, temos muito o que avançar com relação aos transportes públicos, infraestrutura urbana e mesmo em soluções que venham de fora da conversa de mobilidade, como trabalho remoto.

Não há dúvidas que o uso do carro no nosso dia a dia é importante. Podemos nos deslocar rapidamente em casos de extrema necessidade e urgência, além de poder transportar uma grande quantidade de coisas. Porém, sempre que possível, optarmos por outras formas de deslocamento, estaremos contribuindo por uma sociedade melhor em vários aspectos, do social ao cultural, do político ao econômico, incluindo até mesmo a diminuição do nível de estresse no trânsito.

Por fim, quando tiver uma oportunidade, faça um desafio: experimente passar um dia sem carro. A nossa cidade, a nossa saúde e o planeta agradecem!

Leia mais:
Semana Nacional do Trânsito de 2020
Mulher no volante, sem perigo constante!
Isenção do IPVA: os carros que possuem isenção do imposto
Precisando de alguma peça automotiva? Acesse nossa loja virtual.