Auto Peças Molina, Curiosidades, Geral

Dia do Motorista: homenagem aos profissionais que atuam na linha de frente

O Dia do Motorista, é comemorado anualmente em 25 de julho. A nossa homenagem a todos os profissionais que estão sempre com o pé na estrada.

O Dia do Motorista foi comemorado no último dia 25 de julho. Este dia é uma homenagem aos profissionais que trabalham com o “pé na estrada”, seja transportando mercadorias ou pessoas por diversos lugares do país. O Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968, oficializa o dia 25 de julho como o “Dia do Motorista” no Brasil.

Em suas histórias cabem os sonhos, a esperança, a saudade e a fé de milhares de motoristas, profissionais ou não. Muitos homens, e hoje em dia, muitas mulheres, todos carregam consigo o desejo de vencer.

Mais do que nunca, os motoristas vem desempenhando funções essenciais para o nosso dia a dia. Mesmo diante de adversidades, como a que estamos vivendo em 2020, como a pandemia do novo coronavírus, os motoristas permanecem firmes.

Ao contrário dos anos anteriores, a comemoração não pode ser feita com uma festa na garagem. Com força, garra e união, a mobilidade não perdeu o seu importantíssimo papel. Enquanto a maioria da população permanece em casa, em quarentena, os motoristas honram a sua profissão diariamente, transportando profissionais da saúde, enfermos, cientistas, cozinheiros, caixas, técnicos, profissionais de limpeza, profissionais de atendimento ao cliente e tantos outros! E quem transporta as nossas compras de suprimentos? Isso sem contar com os caminhoneiros, que permanecem viajando e abastecendo todo o nosso território brasileiro com suas cargas. Por tudo isso, a profissão de motorista é uma das poucas que não pode parar.

Origem do Dia do Motorista

O Dia do Motorista é comemorado no Dia de São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil.

Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”. De acordo com sua história, São Cristóvão queria servir o rei mais poderoso da Terra e decidiu venerar o Diabo. No entanto, durante uma viagem, conheceu um ermitão que mostrou ser Jesus Cristo o “Rei dos Reis” e a entidade com mais poder no Universo. Cristóvão abandonou a vida de luxos e maldades para seguir a “Palavra de Cristo”.

Trabalhou durante muito tempo transportando pessoas nas costas para que pudessem atravessar um rio. Certa vez, Cristóvão colocou um menino nas costas e a cada passo que dava o seu peso ia aumentando. Cristóvão disse: “Parece que estou carregando o mundo nas costas”, e então o menino respondeu: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”. Assim, passou a ser conhecido como o protetor e padroeiro dos viajantes e motoristas.

A importância do motorista se tornou mais evidente nos dias atuais, já que os serviços de transportes se mostraram essenciais para a mobilidade de quem está na linha de frente no combate à Covid-19, salvando vidas.

Valorizamos tanto esses profissionais, que não poderíamos deixar que essa data passasse em branco. Então, a nossa homenagem de Dia do Motorista é de agradecimento! De toda equipe da Auto Peças Molina, a todos os motoristas desse Brasil, o nosso muito obrigado! Feliz Dia do Motorista 2020!

Leia mais:
Licenciamento digital SP: calendário 2020, valor da taxa e como pagar
Pneus: tabela de índices de carga e de velocidade
Placas Mercosul: entenda como é a leitura do QR Code das novas placas
Precisando de alguma peça automotiva? Acesse nossa loja virtual