Dicas, Geral

Curiosidade: o que é e como funciona o GPS?

GPS
GPS - Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global)
GPS – Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global)

Lembram-se da bússola? Então, durante séculos a bússola foi utilizada como principal instrumento de orientação por qualquer um que quisesse se aventurar por locais desconhecidos, seja na terra, no mar ou no ar. Porém, a chegada da era espacial trouxe uma tecnologia que acabou deixando obsoleta não só a bússola, até mesmo o ato de pedir informações nas ruas.

O GPS – Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) – é um elaborado sistema de satélites e outros dispositivos que tem como função básica prestar informações precisas sobre o posicionamento individual no globo terrestre. O sistema está plenamente ativo desde 1995 e foi criado pelo Departamento de Defesa Americano para fins militares, mas também pode ser aproveitado no meio civil, principalmente na aviação. Uma constelação de 24 satélites é o elemento principal do aparato, enviando informações para que qualquer dispositivo receptor calcule sua posição usando um processo chamado de trilateração.

Neste processo, um mínimo de quatro satélites que estejam próximos do receptor fica constantemente enviando sinais de rádio, contendo a posição atual do satélite e o instante (tempo) em que aquele pulso foi emitido. O cálculo é feito comparando o tempo em que o sinal foi enviado com o momento em que ele foi recebido. Considerando que a radiofrequência viaja na velocidade da luz e aplicando algumas correções, é possível determinar a distância exata entre o receptor e o satélite. Cruzando essa informação com a de três outros satélites na área, obtêm-se a posição do receptor. Além da latitude e longitude, o sistema de trilateração também permite saber a altura do receptor em relação ao nível do mar.

O Sistema de Posicionamento Global (GPS, na sigla em inglês) é tão eficiente que virou febre! Não dá para negar que o uso de um GPS facilita muito nossa vida. Pode até ser que ele quebre aquela árvore gigantesca para nós, mas até onde podemos confiar neles? Sempre em suas atualizações, quem sabe?

Quanto mais ajuda tivermos, ao viajar e ao dirigir, melhor. Você deve conhecer casos de gente que se perderam e foram parar em áreas muito perigosas pois não conheciam o lugar e jogaram tudo na “mão” do GPS. E como ficou claro, esses dispositivos não sabem tudo.

Porém, aquela dúvida nos persegue: Ter um GPS é bom mesmo, mas até onde pode ir nossa confiança nesses equipamentos?