Curiosidades, Geral, Peças

Curiosidade: mini motor V8 feito de papel e que funciona!

Fazer dobraduras ou fazer origami, como muitos de nós conhecemos, é uma prática livre onde qualquer pessoa pode aprender. Essa atividade não se restringe a ninguém mesmo, basta somente papel, muita paciência e muito mais criatividade. A arte de dobrar papéis é milenar! Dobrando, crianças e adultos transformam papel em bichos, barcos, casas e tantas outras coisas… Podem inventar novas dobraduras, complementando uma história, afinal esse tipo de passatempo pode representar também uma filosofia de vida, segundo os japoneses. Nossa! Falamos bonito hein! 😉

Mas, continuando com a transformação do papel em alguma coisa, ou tantas outras coisas, eis que surge uma dobradura funcional, perfeita, fantástica, de um motor V8. Ou seja, tem gente que leva muito a sério essa história de dobraduras ou origamis (ou papel craft), como foi o caso do youtuber Aliaksei Zholner.

Geralmente, vemos em lojas ou em casas de parentes algumas miniaturas que são ótimos e lindos enfeites, certo? No caso dessa miniatura, do motor V8, tiramos uma bela lição, pois além de funcionar corretamente, é uma miniatura/dobradura que não deve em quase nada para seus originais de tamanho bem maior!!

Olha, não fique triste, cabisbaixo ou envergonhado se você costuma fazer umas dobraduras com guardanapos quando está entediado no restaurante. Fique contente com essa miniatura criada pelo youtuber!! A versão criada do mini motor V8, só tem três centímetros. O projeto foi feito inteiramente de papel, com exceção do uso de fita adesiva no interior dos cilindros para reduzir o atrito.

Para se ter uma ideia real do tamanho, o motor cabe dentro de uma cápsula de Kinder Ovo, com 27 mm de altura, 32 mm de comprimento e 24 mm de largura. Mas nem por isso ele deixa de contar com 8 cilindros com pistões móveis de verdade, aliás, se liga nos números desse pequeno potente motor: são 6 mm de curso em cilindros de 5,5 mm de diâmetro.

Agora, pra matar de vez sua curiosidade, o motor é equivalente a um 1,058 mL³, ou um 0.001058 litro. Ele funciona movido por ar comprimido, e você pode conferir seu funcionamento no vídeo abaixo.

Bom, pra não perder a graça e cair no esquecimento, só falta um mini super possante de papel para ser equipado com essa belezura, não é mesmo?

 

 

 

#AutoPeçasMolinaéInovação 😉