Dicas, Geral, Mercado automotivo

Curiosidade: De Dion, o carro mais antigo do mundo!

De Dion-La Marquise

O veículo é um De Dion Bouton Et Trepardoux, movido a vapor, construído em 1884.

 

Capaz de atingir a velocidade máxima de 60 km/h, “La Marquise” (A Marquesa) teve apenas quatro proprietários desde a sua construção, em 1884. A identidade do novo proprietário não foi revelada.
Capaz de atingir a velocidade máxima de 60 km/h, “La Marquise” (A Marquesa) teve apenas quatro proprietários desde a sua construção, em 1884. A identidade do novo proprietário não foi revelada

Um automóvel diferente, até engraçadinho, com idade de bisavô.

O automóvel mais antigo do mundo ainda em funcionamento foi leiloado numa sexta-feira, 7 de outubro de 2011, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. De acordo com a empresa que realizou o evento, o modelo De Dion Bouton Et Trapardoux Dos-A-Dos Steam Runabout de 1884 foi arrematado por US$ 4,62 milhões — equivalente a cerca de R$ 8 milhões.

Com 130 anos, o veículo a vapor que possui fornalha e caldeira, foi construído em 1884 pelo fabricante francês De Dion-Bouton e Trépardoux. No leilão seu valor foi arrematado por preço duas vezes superior ao estimado.

Para se conseguir uma potência suficiente para dirigi-lo, esse clássico modelo precisa ficar ligado por meia hora. E não se engane, até que ele é rápido, podendo alcançar uma velocidade máxima de 60 km/h. O veículo pertenceu por 81 anos a uma mesma família e é um dos modelos De Dion que ainda existem dos 20 que foram produzidos. Entre suas façanhas está o fato de ter participado da primeira corrida de carros da história, em 1887, entre Paris e Versailles.

O De Dion mede 2,7 metros e pesa 952 quilos, é preto com quatro lugares, rodas estreitas e foi decorado com peças e detalhes em dourado.

Fofo não?