Dicas, Geral, Mercado automotivo

Cuide dos pneus do seu SUV e tenha tranquilidade

Pneus da SUV: cuidados especiais aumentam a durabilidade.

Os pneus dos modelos SUV merecem cuidados especiais.

Pneus da SUV: cuidados especiais aumentam a durabilidade.
Pneus da SUV: cuidados especiais aumentam a durabilidade.

Já são mais de 7 milhões de SUV’s rodando pelo país. SUV significa Sport Utility Vehicle e é um modelo bastante cobiçado por quem é apaixonado por carros e procura conforto e elegância. Trata-se de um carro esportivo com pneus grandes e diversos diferenciais.

Os pneus de um modelo SUV precisam de maiores cuidados pois são produzidos para serem usados tanto na cidade quanto em outras superfícies. Por isso é necessário calibrar os pneus uma vez por semana ou a cada 15 dias.

“Para veículos utilizados em percurso off road, uma dica importante é manter as válvulas com as tampinhas. Caso contrario, a presença de barro pode trazer danos às válvulas e consequentemente perda de pressão e desgaste prematuro nos ombros dos pneus”, disse o engenheiro Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal.

Por serem usados em várias superfícies, o alinhamento e o balanceamento também são primordiais para a manutenção dos pneus. “A escolha do pneu adequado pode garantir um melhor desempenho, conforto ao dirigir e até mesmo economia. É preciso sempre seguir as orientações colocadas pelo fabricante no manual do veículo”, disse o engenheiro.

Quanto ao estepe, cuidado redobrado. Por ficar no exterior do veículo, o pneu fica exposto a diferentes temperaturas e fica mais visível, aumentando a possibilidade de roubo. Para reforçar a proteção, é preciso colocar uma capa de acrílico com cadeado ou trava. As tampas podem ser compradas em lojas de acessórios ou pela internet.