Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças

Cuide bem dos seus faróis!

Fique atento ao uso e conservação da iluminação veicular

 

 

Um dos itens fundamentais para a segurança dos motoristas e pedestres são os faróis. Essas peças, são muitas vezes negligenciadas pelos motoristas, pela falta de cuidados.

 

A legislação brasileira, cada vez mais rígida, pune as falhas relacionadas ao estado de conservação dos itens do sistema de iluminação e sinalização do veículo, deixando o motorista infrator passível de multa. É aconselhável que se troque os pares das lâmpadas dos faróis e lâmpadas a cada 50 mil quilômetros rodados, ou a cada dez anos de uso. Além disso, é importante realizar anualmente uma revisão técnica, a fim de checar a regulagem dos faróis. Também é uma boa dica levar no carro um pano para limpeza de emergência, já que faróis sujos reduzem bastante o percentual de iluminação.

 

O sistema de iluminação do carro exige poucos cuidados e é de vital importância para sua segurança, e também a dos seus passageiros. Se sua manutenção não está em dia, vá agora mesmo corrigir isto!
O sistema de iluminação do carro exige poucos cuidados e é de vital importância para sua segurança, e também a dos seus passageiros. Se sua manutenção não está em dia, vá agora mesmo corrigir isto!

Os faróis, sejam de luz baixa ou alta, tem como função iluminar o caminho de um veículo. Geralmente utilizados à noite, o farol baixo é o mais indicado para boa iluminação das vias percorridas, sem causar irritação aos olhos de outros condutores ou pedestres. O uso do farol alto, geralmente é indicado para vias sem nenhuma iluminação e/ou situações emergenciais, como alertar motoristas sobre sua presença ou sobre a presença de obstáculos no sentido contrário.

 

Os proprietários que tem carros que foram comprados zero quilômetro em concessionárias, e que constantemente estão trocando seu veículo por um novo, talvez não parem para pensar nos faróis e lanternas. Mas os que tem carros um pouquinho mais velhos devem ficar atentos e tomar alguns cuidados e medidas importantes para que eles funcionem bem.

 

O farol baixo é obrigatório do pôr do sol ao amanhecer! Mesmo dentro da cidade! Essa mania de muitos motoristas, de ficarem rodando pela cidade apenas com a lanterna acesa é errada, proibida por lei e muito perigosa! Vamos atentar a isso! Usando apenas a lanterna, os outros carros não nos verão, só farão isso quando estiverem bem perto… aí pode ser tarde demais. Nas estradas, hoje já não é mais obrigatório ligarmos os faróis baixos durante o dia, mas muitos continuam fazendo isso. É bom para que os outros nos vejam, especialmente em estradas de mão dupla, onde ficamos quase de frente com os que vem do sentido contrário. E nada de farol alto quando vier alguém do sentido contrário! Quando viajamos pelas estradas brasileiras a noite, percebemos uma atitude um tanto egoísta de muitos motoristas, que é manter o farol alto o tempo todo. Eles o acendem quando estão sozinhos na estrada, aí sentem certa preguiça de desativar o mesmo quando nós cruzamos com eles. Fazer isso é muito perigoso, pois a pessoa que vem no sentido contrário pode ter seus olhos ofuscados a ponto de perder o controle do carro. Todos saem perdendo!

 

Nos carros que possuem faróis de neblina, geralmente os motoristas “gostam” de andar com eles acesos. Mas, para efeitos de iluminação das ruas, o farol de neblina é inútil. Ele é feito para ser usado na neblina, como seu nome diz, passando por baixo dela e ajudando o motorista a não iluminar a própria neblina e se ofuscar. Quando não estamos com neblina naquele ambiente, o farol de neblina não serve para muita coisa. Não alerta os motoristas que vem no sentido contrário e não ilumina as placas, etc. Outra coisa: não confundam farol de neblina com farol de milha. Faróis de milha são aqueles geralmente redondos, que tem a função de ser um farol alto de maior alcance. Tipo aqueles instalados no para-choque dos Fuscas.

 

Mantenha os faróis e lanternas limpos, para não perderem eficiência. Essa dica é óbvia! Claro que é difícil o carro estar tão sujo que os faróis e as lanternas fiquem mais fracos. Mas às vezes saímos de uma estrada de terra e não pensamos em fazer a limpeza dos mesmos, para melhor eficiência. E com o tempo, a vibração do carro faz com que os faróis fiquem desregulados, especialmente nos modelos mais velhos. Nós não queremos que o farol do nosso carro ilumine o chão, ou cegue as pessoas que vem de encontro a ele. Por isso, faça sempre aquela regulagem dos faróis em um centro automotivo.

 

Entendido? Agora, mais do que nunca, cuide bem dos seus faróis!