Dicas, Geral, Peças

Cuidados especiais para carros parados na garagem

Confira os cuidados que devem ser tomados se o carro ficar muito tempo parado.

 

De segunda a sexta, ele fica esquecido na garagem, mas é só o fim de semana chegar para o possante ganhar as ruas. Saiba os cuidados que se deve ter com o carro nessas situações.
De segunda a sexta, ele fica esquecido na garagem, mas é só o fim de semana chegar para o possante ganhar as ruas. Saiba os cuidados que se deve ter com o carro nessas situações.

Você tem um carro, mas usa o transporte público durante a semana para ir e voltar do trabalho. Ou, você mora pertinho do seu trabalho, então como melhor opção, vai a pé, e aproveita para fazer uma caminhada básica pela manhã…

Nos dois casos/exemplos, você deixa o carro parado. De segunda a sexta feira, ele fica esquecido na garagem, mas é só o final de semana chegar, para o possante ganhar as ruas! Se você, nosso amigo “motorista especial”, faz parte desse time de “motoristas que só usa o carro de sábado ou domingo”, saiba que o carro parado ou o carro que roda pouco precisa igualmente de atenção e manutenção quanto os carros que andam muito. Afinal, carro foi feito pra rodar. Mas, sabemos que em certas ocasiões, as vezes por conta de férias ou viagens mais longas, é impossível levá-lo na mala, não é mesmo! rs.

Bom, piadas à parte, se você não puder deixá-lo aos cuidados de alguém de confiança para rodar ao menos alguns quilômetros a cada quinze dias, vale cercar-se de alguns cuidados para que esse pequeno “abandono” não resulte num belo de um prejuízo. Especialistas explicam que, se acontecer do carro ficar parado por mais de um mês, já pode resultar em pequenos inconvenientes. Saiba que nosso carro é genioso e não gosta e ficar parado! Vale ressaltar que os automóveis são projetados para circularem com frequência e, por isso, se ficam estacionados por muito tempo, começam a gerar vários problemas.

Portanto, preste atenção a algumas dicas para que seu carango esteja inteirão e à sua espera na garagem. Vamos conferir alguns cuidados especiais exigidos, e assim, você fará bonito quando voltar a rodar no trânsito de sua cidade. Segue:

– Ligar o carro: Seu carro vai agradecer quando você dar a partida nele pelo menos uma vez durante a semana. Profissionais do setor automotivo explicam que isso ajuda a lubrificar os componentes internos do motor, além de evitar que a bateria não descarregue de uma vez. Caso acontece algo de errado, é recomendável que você tenha sempre no porta-malas os famosos cabos para “chupeta”, que ajudam muito se a bateria descarregar.

– Calibrar os pneus: A recomendação é que a calibragem seja feita entre 15 e 30 dias, e o carro que passa muito tempo parado pode ficar com o pneu murcho mais rápido. Por isso, toda vez que for sair de casa, dê uma passadinha rápida no posto para ver como estão os seus pneus. *Atenção: se o veículo ficar parado por vários meses, a sugestão é que fique suspenso sem contato dos pneus com o chão. Essa prática evita que a malha de aço que existe dentro dos pneus sofra deformação.

Falando um pouco mais sobre os pneus: os pneus do carro são formados por borracha e internamente existe uma cinta de metal que dá a resistência deste pneu, assim mantendo-os com as dimensões corretas. Já sabe o que pode acontecer com o pneu se o carro estiver lá paradão? O pneu murcha e isso faz com que a cinta fique deformada por longos períodos. Quando o carro passa a rodar novamente, o pneu fica “quadrado” e as dimensões da circunferência não fica uniforme. Danificada tal cinta, rodando a uma velocidade entre 80 a 100 km/h por exemplo, o motorista sente trepidação no volante, principalmente pelos pneus dianteiros. Isso significa que ele perdeu o balanceamento. Portanto, não conseguindo deixar seu carro suspenso, é bom manter os pneus sempre bem cheios.

– Combustível: Você sabia que a gasolina também tem uma validade? Ou seja, existe um tempo útil que as características químicas prevalessem e permanecem inalteradas. A partir de um mês a gasolina já começa a perder as suas principais qualidades. Ela começa a criar algumas impurezas que acabam por sujar e entupir o filtro de combustível, isso pode causar danos a boia de combustível e aos bicos injetores no motor. É recomendado que o motorista abasteça o suficiente para rodar em uma semana a 15 dias por exemplo, sem exageros, pois se a gasolina ficar mais de um mês parada no tanque, pode dar sérios problemas.

– Escapamento: A realidade dos combustíveis que usamos hoje, principalmente o álcool, é que contém água em sua composição. Pois a gasolina na sua fórmula também tem álcool, logo os dois combustíveis vem com água. Se você anda pouco com o carro essa água acaba se depositando no sistema de escape. Por exemplo, o abafador pode sofrer corrosão e inevitavelmente abrirá um grande buraco no seu sistema de escapamento. E isso pode acontecer no silencioso e no catalizador também. Fique atento!

– Ar condicionado: O ar condicionado é outro item que você deve ter muito cuidado, porque ele resfria todo o ambiente e acaba causando uma umidade nos dutos de ventilação interna do veículo. Essa umidade é propício para criação de fungos, bactérias e elementos que causam problemas respiratórios nas pessoas. Inclusive muita gente não sabe da existência do filtro do ar condicionado, esse filtro quando está sujo é um verdadeiro criadouro de problemas para você e sua família. Por isso é importante trocar o filtro com frequência, além de eliminar o mal cheiro que fica quando o carro permanece por muito tempo fechado. Uma dica ideal para o motorista fazer quando chegar em casa é: desligar o ar condicionado e ligar um pouquinho do ar quente para que seque os dutos de circulação interna. 😉

– Bateria: Para nosso conforto, hoje em dia, os automóveis tem uma eletrônica embarcada muito grande, e o consumo de energia elétrica dentro do veículo é constante pelo alarme, pelo rastreador (se houver), pelo aparelho de som, etc. Esse consumo acaba por diminuir a carga da bateria quando o veículo fica um período maior parado. Nesse caso, o ideal é desconectar a bateria, desligando-a para que não haja consumo desses aparelhos eletrônicos. Porém, caso o seu carro não esteja num lugar seguro, claro que é de extrema importância deixar o rastreador e alarme ligados, caso contrário, mantenha a recomendação e desligue a bateria.

– Motor: O óleo do motor é um item muito importante para a durabilidade do motor. Pois o óleo lubrifica todas as peças que entram em atrito dentro do motor. Se a lubrificação não é bem feita ou se o óleo não está bom, o desgaste do motor vai ser acentuado. E saiba também que o óleo tem a sua vida útil: se ficar muito tempo parado no carro ele acaba coalhando, perdendo as suas características de lubrificação, por isso há a necessidade de movimentar o óleo no carro. Quando as pessoas rodam com seus carros só aos finais de semana, isso acaba por ocasionar um desgaste acentuado no carro, ou seja, todo o óleo que estava disperso no motor escorre pro cárter, depois dessa semana parado. Resultando em peças que trabalham sem lubrificação. A dica é: no decorrer da semana ligar o seu carro por 20 minutos, que é um tempo suficiente para que o motor esquente e a lubrificação seja por completo.

– Mais cuidados: Se a revisão do carro estiver em dia, não necessita de mais nenhum cuidado especial. Outra dica é em relação aos freios, para garantir a segurança, freio de mão sempre puxado! Sempre que possível, guarde o carro limpo para evitar sujeiras que possam impregnar na pintura ou ocasionar mau cheiro interno. E se você não tiver garagem coberta, a dica é proteger o carro do sol utilizando uma capa de proteção. E voltando a rodar com o carro, fique de olho no painel de controle, verificando se há alguma luz de aviso acesa.

Não é porque o carro roda pouco que a manutenção pode ser esporádica. Manter as revisões preventivas sempre em dia, mesmo com o carro parado, ajuda e muito a evitar surpresas desagradáveis! #FicaaDica

 

#AutoPeçasMolinaéPrevenção 😉