Acessórios, Dicas, Geral, Peças

Cuidados com o sistema de alarme automotivo

Saiba os cuidados ao instalar esse tipo de acessório em seu veículo e como escolher um aparelho de alarme de qualidade.

 
Ter um carro seguro exige certos cuidados do motorista, principalmente quando você estaciona seu carro na rua, quando o uso do alarme é fundamental. Atualmente, a instalação de um alarme no carro é praticamente obrigatória, pois não visa apenas proteger o seu automóvel contra roubos, também garante a sua própria segurança pessoal.

Geralmente, não há restrições em relação ao alarme. Ele pode ser adquirido em autorizadas ou em lojas de acessórios. A principal diferença está no acondicionamento, pois podem ser colocados em embalagens diferentes.

O alarme automotivo não visa apenas proteger o seu automóvel.
O alarme automotivo não visa apenas proteger o seu automóvel.

Antigamente, os alarmes se restringiam apenas a soar o alarme do carro quando uma porta fosse aberta. Hoje, são sistemas “inteligentes”. Os alarmes mais modernos funcionam, de maneira mais eficiente, por meio de combinação de técnicas, como os sensores de movimentos e os detectores de luz de teto. Há aqueles que desconectam a ignição, piscam os faróis do carro, entre outros dispositivos, incluindo o uso de interface de computador para auxiliar no desempenho do alarme. Dessa maneira, há diversos tipos de sistemas de alarme que oferecem proteção em várias regiões do carro, permitindo que o proprietário decida o local que será protegido.

Hoje em dia, existem muitos modelos e marcas disponíveis no mercado, fica bem difícil saber qual é aquele que se encaixa adequadamente ao seu automóvel e ao que realmente se procura. É importante ressaltar que não há um alarme de carro 100% seguro, mas a grande maioria funciona como uma forma de dissuadir a ação criminosa de quem se prepara para roubar o veículo. Por muitas vezes, apenas um led piscando (aquela luz, geralmente vermelha que pisca dentro do carro quando o alarme está ativado) é o suficiente para que os criminosos pensem duas vezes antes de fazer alguma coisa.

Uma primeira e importante dica é que se evite comprar alarmes muito baratos e de marcas pouco conhecidas. Esses equipamentos disparam com frequência e podem não ser compatíveis com a parte eletrônica do seu veículo.

Bom, temos que considerar alguns fatores antes de fazer a escolha de um sistema de alarme e se precaver também quando da escolha da marca e da empresa que realizará a instalação do dispositivo. Vejam a seguir:

– Ativação de aviso sonoro, que acontece quando o vidro é quebrado ou quando há tentativa de arrombamento;

– Fechamento automático dos vidros;

– Sensor de proximidade;

– A empresa deve estar estabelecida no mercado, pois isso é sinal de que os serviços prestados por ela estão sendo executados. E recomenda-se que a empresa esteja localizada perto da sua residência, pois em caso de assistência, não se terá que percorre tantos quilômetros para pedir ajuda;

– A empresa deve oferecer suporte técnico 24 horas por dia e durante toda a semana. Imagine que você esteja andando com o carro e ele dispare o alarme e não queira mais desligar? É por isso que a assistência, neste caso, é de extrema importância;

– Aconselha-se procurar uma empresa que não trabalhe somente com alarme de carros, mas também que preste serviços de alarme de gás, fogos, etc., se decidir não somente colocar alarme no carro, mas também em sua casa, por exemplo. Assim, é possível fazer um bom negócio nesse caso;

– Antes de tomar uma decisão na escolha de uma empresa, certifique-se de que não há nenhum relato ou processo movido contra a empresa.

– Outra dica é, antes de comprar o alarme, não se esqueça de perguntar se o equipamento é compatível com o rastreador da sua seguradora (se houver). Isso é muito importante para evitar problemas, portanto, atente-se!

 
#AutoPeçasMolinaéInformaçãoePrevenção 😉