Dicas, Geral, Mercado automotivo

Cuidados ao abastecer seu carro. Fique de olho!

Veja algumas dicas que o motorista pode adotar para evitar problemas no veículo

Para ter mais segurança na hora de abastecer seu carro é necessário escolher postos de gasolina com garantia de qualidade e sempre ficar atento para algum sintoma de possíveis problemas no motor do carro. Prevenir continua sendo o melhor remédio. Estar alerta e se preocupar com o momento antes do abastecimento evita muitos aborrecimentos. Fique atento aos pequenos detalhes, pois revelam se o posto revendedor é mesmo de confiança.

É importante investir em combustível de qualidade, sempre pensando em proporcionar vida longa ao seu carro. Separamos algumas dicas, vejam:

– Abasteça sempre no mesmo posto. Em caso de irregularidade, fica mais fácil detectar a origem do problema;

– Prefira posto com bandeira de uma distribuidora e que tenha a mesma marca nas bombas;

– Revendedores mal-intencionados pintam a cobertura do posto – chamada testeira – com as cores de grandes distribuidoras para iludir o consumidor, mas não há, em nenhum equipamento, cartaz ou uniforme dos frentistas, a identificação clara da marca cujas cores foram copiadas;

– Desconfie de valores muito baixos. A qualidade do combustível está diretamente atrelada ao preço;

– Nas viagens é sempre recomendável solicitar a nota fiscal, para melhor garantia do consumidor;

– A gasolina aditivada, além de menos adulterada, contém detergentes que limpam o motor;

– Procure postos que mantenham programas de controle de qualidade dos produtos. Na rede dos Postos Petrobras, os postos certificados ostentam cartazes para indicar que participam do De Olho no Combustível, programa pioneiro no mercado que completa 17 anos em 2013.

Outra ótima dica é que o posto revendedor é obrigado por lei (Resolução ANP nº 33, de 14/11/2008) a informar ao consumidor, de forma clara e ostensiva, a origem do combustível comercializado. É obrigação de o posto revendedor realizar análises dos produtos em comercialização sempre que solicitadas pelo consumidor. Para isso, o posto deve manter disponíveis os materiais necessários à realização das análises (Resolução ANP nº 9, de 07/03/2007, artigo 8º).

Gasolina adulterada? Fique de olho!
Gasolina adulterada? Fique de olho!

Gasolina adulterada prejudica o carro e o bolso do motorista. Pagar por qualidade e receber produto adulterado causam problemas mecânicos no veículo. A gasolina adulterada pode causar falhas no funcionamento do motor, instabilidade da marcha lenta, partidas mais difíceis, motor “bate pino” (sinal de pré-ignição), o motor engasga e chega a parar, pode ocorrer à perda gradativa da potência e do torque, o desempenho e o rendimento diminuem, ocorre maior emissão de poluentes e a elevação do consumo, as borrachas do sistema de alimentação se desmancham e há o aumento do depósito de carvão nas válvulas e velas.

Esses são sintomas que o combustível do automóvel é de má qualidade. Mudem de posto de gasolina e escolha sempre empresas que atestem o combustível que vendem. Sempre desconfie de valores muito abaixo do mercado. Combustível barato demais pode ser um sinal de que não tem qualidade.

Com esses cuidados você facilmente identificará alguma mudança no veículo. Lembre-se que o seu veículo é seu patrimônio!