Curiosidades, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Tecnologia, Volkswagen

Conheçam a cidade do carro: “auto” independente, com “auto” no nome, a Autostadt!

Vamos conhecer a Autostadt, uma cidade que respira combustível, com vida independente, um complexo da Volkswagen, na Alemanha.

 
Nós brasileiros somos apaixonados por carros. Ponto! Bom, ao longo dos anos nos acostumamos com esta afirmação. Para o homem, o carro não é apenas uma máquina que usamos para nos locomover. O carro é um artigo de status e de poder! O homem com um automóvel é mais respeitado, o homem que anda a pé não tem graça, não chama atenção. Pelo menos é isso que alguns deles pensam. 😨

Enquanto que as mulheres amam seus sapatos, os homens amam seus carros. Opa! Auto lá! As mulheres também são apaixonadas por carros! Se tem uma coisa na publicidade que me deixa chateada – e olha que quem vos escreve não é feminista! – é essa coisa de carro ser direcionado mais especificamente para homens. Beleza, só um desabafo gente. (kkk)

Eu sou daquelas pessoas que ao fazer 18 anos já estava na porta da autoescola para dar entrada no processo para ter habilitação. Sempre adorei carros! Amo carros! Os automóveis me fascinam! Gosto de saber sobre lançamentos, motores, novas tecnologias, dicas para dirigir melhor, dou palpite em compra de carro alheia, pesquiso preços e adicionais de carros que sequer tenho previsão para comprar, enfim, gosto de estar por dentro, nem que seja apenas por estar por dentro.

Eu era daquelas que passava o final de semana lavando, limpando, lustrando e cuidando do meu carro (claro que nos dias atuais é um crime fazer isso, afinal hoje precisamos economizar água, o Planeta Terra agradece!), sempre tive ciúmes e chega a me doer um órgão interno quando passo por algum buraco sem cuidado! Ou seja, sei que muitas mulheres devem falar – credooo! – mas, enfim, sou totalmente o contrário do que qualquer pessoa imaginaria para uma mulher.

Queridos, falando em tudo isso, sobre a minha, a nossa paixão por carros, “pirei na batatinha” quando li no Jornal do Carro sobre a cidade do carro, a Autostadt, um complexo da Volkswagen ao lado da sede da empresa, na Alemanha.

A rotina que se instalou na cidade do automóvel é MARA! Vejam só: todos os dias, muitas pessoas, mas muitas pessoas, vão para uma pequena cidade de Wolfsburg passar o dia, passeiam, visitam, comem, se hospedam em hotéis, curtam um imenso parque temático espalhado por uma área de 280 mil m2, e então retornam para suas casas de carro novo. Isso mesmo, carro novo! A Autostadt é considerado o maior centro de entrega de automóvel do mundo!

Na Alemanha, o cliente compra o carro na concessionária e opta por retirá-lo pessoalmente na fábrica, e o dinheiro que gastaria com frete, opta por gastar na viagem, alimentação, visitação à fábrica, etc. O complexo da Volkswagen é coisa de outro mundo! O maior símbolo do lugar, que foi inaugurado em 2000, são as duas torres de vidro com 48 metros de altura (o equivalente a um prédio de 20 andares). Cada uma tem capacidade para guardar 400 carros. Os veículos ficam em vagas que lembram gavetas até o momento da entrega aos donos, quando são transportados por elevadores, por meio de um sistema automatizado. Dali pode sair qualquer Volkswagen, mesmo os que não são feitos em Wolfsburg, além de modelos da Seat, marca espanhola que faz parte do grupo alemão.

A arte é uma presença constante na cidade, como é o caso da obra batizada de "Après Vous" (depois de você), do alemão Olaf Nicolai. Trata-se de um Bugatti Veyron espelhado, que reflete a imagem do visitante.
A arte é uma presença constante na cidade, como é o caso da obra batizada de “Après Vous” (depois de você), do alemão Olaf Nicolai. Trata-se de um Bugatti Veyron espelhado, que reflete a imagem do visitante.

Nos parece, realmente, um grande parque de diversões para adultos, pois as atrações vão muito além da entrega dos carros, pois este lugar fecha apenas nos dias 24 e 31 de dezembro. São 363 dias por ano para embelezar nossos olhos com tanta peça de arte de 4 rodas! O magnífico espaço abriga shows de música e dança, e no inverno, o lago congela e se transforma em rinque de patinação. Além disso, existe uma super organização em relação a cada marca pertencente ao Grupo VW, cada uma tem sua própria “casa”, com arquitetura que reflete a imagem da empresa. No complexo também há 13 restaurantes, sendo quatro no hotel de cinco estrelas Ritz-Carlton. Falando em estrelas, o Aqua, focado em frutos do mar, tem três no guia Michelin.

Na cidade do carro também tem o museu multimarca, além dos carros feitos por empresas do Grupo Wolkswagen, há também carros históricos de outras fabricantes. É possível testar diversos tipos de carros, alguns com experimentação gratuita e outros que atendem “aos gostos e aos bolsos”. Um dos destaques fica por conta da Kombi Last Edition de 2013, a última série da van, que foi produzida no Brasil. O ingresso na Autostadt custa 15 euros (R$ 50), valor que baixa para 6 euros (R$ 20) para estudantes e adolescentes até 17 anos.

 

E então, #partiu Autostadt, na Alemanha? Realmente, um sonho real para quem tem a oportunidade de estar lá!

 

Auto Peças Molina sempre informando! 😉