Curiosidades, Geral, Indústria Automobilística, Lançamentos, Mercado automotivo, Peças

Conheçam a mais nova fabricante de carros: a Google Auto

 

Google tem sua própria fabricante de carros. E foi longe: são carros sem motorista.

 

 
Há mais ou menos 1 (um) ano atrás, o Google anunciava a criação de um carro para duas pessoas e que iria dirigir sozinho, o chamado carro autocondutor. E pretendia ir muito além de um carro, com rodas e tecnologia de direção robotizada…

 

Pois bem, agora o Google, oficialmente, é uma fabricante de carros! A empresa, que já há algum tempo faz testes sérios com seu veículo autônomo, possui uma subsidiária chamada Google Auto LLC, de acordo com documentos publicados pelo The Guardian. Na verdade, a subsidiária já existe há alguns anos, desde quando os veículos de testes foram trocados do modelo Prius para os Lexus. Os documentos mostram o Google Auto como fabricante de 23 carros Lexus autônomos, incluindo aqueles que se envolveram nos acidentes publicados recentemente pela companhia. Segundo a publicação, a criação de uma subsidiária para tocar o projeto de carros autônomos é uma forma de proteção do Google. Se fossem iniciados processos pelos acidentes nos quais os veículos se envolveram, os ativos financeiros do Google estariam protegidos.

 

Mas, voltando ao assunto do pequeno veículo autônomo… Estamos falando de um veículo menor, que não tem volante nem pedais. A novidade chega a 40 km/h e dispensa intervenção humana: todos os comandos são dados por um software, que recebe informações de sensores. Seu nome é “carro-coala”. É um veículo urbano com uma carinha “amigável” que lembra os emoticons. Segundo a empresa, o design ajudou muito, fazendo-o parecer não ameaçador, assim as pessoas passam a melhor aceitar a tecnologia de autocondução.

 

O motor elétrico tem uma potência entre 20 kW e 30 kW e fica localizado na parte frontal do veículo, mas a direção é feita com as rodas traseiras. O interior do veículo é super básico. O Google não criou um carro de luxo. São dois bancos com cinto de segurança, um espaço para os passageiros colocarem seus pertences, botões para iniciar e parar a viagem e uma tela que mostrará a rota.

 

Os veículos próprios do Google – os “coalas” – começaram a circular pelas ruas da Califórnia em junho deste ano, mas isso não significa que a empresa esteja perto de começar a comercializar seus carros, que ainda são totalmente experimentais. Ainda não se sabe se a empresa tem a intenção de vender seus próprios carros, ou se licenciará sua tecnologia para outros fabricantes quando chegar a hora certa.

 

Este veículo é uma graça mesmo! 😉

 

 

 

Conheça o carro sem volante do Google: