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Conheça um pouco mais sobre as “canoas motorizadas”, ops… os carros anfíbios.

Diz aí… já teve vontade de “dirigir sobre as águas”? Olha que essa “vontade da humanidade” é antiga, hein!

 

Os carros que funcionam sem motorista ou que podem ser controlados via iPhone, já não são mais novidades nos dias de hoje. Aqueles híbridos, movidos a energias elétrica, solar e a biocombustível, também não causam tanto alvoroço quando anunciados pelas montadoras. E os carros capazes até de ficarem “invisíveis”? Que nada! Os veículos que realmente chamam a atenção do grande público são os carros anfíbios!

 

Modelo "carro anfíbio".
Modelo “carro anfíbio”.

A história dos anfíbios é paralela à dos carros. Mesmo quando o carro estava em sua infância, no início do século 20, algumas pessoas já trabalhavam na criação de um anfíbio.

 

É difícil afirmar com precisão qual foi o primeiro motorizado do tipo. Mas, segundo pesquisas, pelo site “Carro Antigo”, um veículo movido a vapor construído por Oliver Evans em 1805 já possuía a habilidade de navegar. Os primeiros veículos capazes de andar tanto na terra como na água era feita à base de madeira, e o design dos carros lembrava muito o desenho de barcos.

 

Graças a alguns doidos, apaixonados pela história dos automóveis que “flutuam”, nos deixaram possíveis registros datados de 1899 sobre a construção desses modelos. Eis a lista de alguns dos esforços mais notáveis dessas “máquinas das águas”:
– O anfíbio Magrelen (1899): possivelmente a primeira tentativa de um anfíbio motorizado. O Amphibium foi construído na Dinamarca;

 

– Trippel SG6 (1937): projetado por Hannes Trippel, que projetou diversos automóveis anfíbios para a Alemanha. O SG6 foi produzido para o exército da Alemanha. Trippel também estava envolvido no Amphicar, descrito abaixo;

 

– Hidromobile (1942): construído nos Estados Unidos por um engenheiro húngaro, tinha um casco de madeira e três rodas retráteis;

 

– Amphicar (1961-68): talvez o anfíbio comercial de maior sucesso, sendo o único automóvel anfíbio produzido em massa até hoje, com 3.878 unidades montadas. O Amphicar foi vendido por valores em torno de US$ 2.800 e US$ 3.300. Podia alcançar 115 km/h na estrada e 10 km/h na água;

 

– Renault Racoon (1993): desenvolvido pelo fabricante francês de automóveis, o Racoon era um carro-conceito projetado para rodar em qualquer superfície, incluindo a água. Era um veículo com tração nas quatro rodas e tinha motor V6 biturbo. Sua velocidade máxima na água era de 5 nós (9,3 km/h).

 
Se você ficou interessado, mas não pretende adquirir um carro anfíbio, vale a pena admirá-los!