Dicas, Geral, Mercado automotivo

Conheça o carro sem volante do Google

O modelo não possui pedais nem volante!
O modelo não possui pedais nem volante!

O futuro é agora! O piloto sumiu!

 

Recentemente o Google apresentou o protótipo de seu carro sem volante, pedais, câmbio e nem motorista. E aí, topa uma voltinha?

 

Sabemos que o Google deixou há muito tempo de ser aquele site de buscas engraçadinho, certo?!! E com o nascimento de mais essa tecnologia revolucionária, o “carro inteligente”, sem freios e sem volante, chega priorizando a segurança do motorista e pedestres ao redor.

 

Os protótipos que o Google mostrou que dirigem sem intervenção humana, foram colocados em teste na Califórnia (EUA), onde fica a sede da companhia.

 

O carro é guiado por um software criado pela empresa, basta apertar um botão, informar o local que deseja ir e pronto. Fazendo o percurso na velocidade de até 40 km/h, o carro desacelera automaticamente durante as curvas. O para-brisa é feito de plástico, pensado na segurança dos passageiros caso ocorra uma batida. Equipado com sensores capazes de eliminar os “pontos cego”, o carro inteligente detecta objetos a uma distância de até dois campos de futebol, não importa a direção. O veículo é simples e com um visual bem simpático! Há apenas dois lugares e um monitor que mostra a rota e um espaço para guardar os pertences dos passageiros.

 

O carro do Google ainda esbanja mais tecnologia! Além da segurança, a questão ambiental também foi pensada. Ele é completamente elétrico (o carro dispensa combustível poluente). Em comunicado, a Google salienta que o objetivo do carro inteligente é “melhorar a segurança no trânsito e transformar o conceito de mobilidade de milhões de pessoas. Prevenir acidentes de trânsito, reduzir emissões de carbono dos veículos e ajudar as pessoas a aproveitarem melhor seu tempo livre.”

 

O sensor que fica no teto do carro autônomo do Google, trabalha em rotação constante, mapeando todo o entorno do carro. Ele é capaz de analisar o ambiente em 360 graus.

 

Por enquanto, a empresa vai construir cerca de 100 protótipos do carro e realizar testes nos arredores da empresa. Se tudo der certo, a ideia é fechar parcerias com montadoras para fabricar o veículo que possa ser comercializado em larga escala.

 

Parece ficção científica, mas tudo leva a crer que boas surpresas estão para surgir. Você compraria um carro sem volante como da Google? O fato é que, daqui um tempo você possa estar acessando esse texto dentro de um carro desses!

 

😉