Acessórios, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Leis, Mercado automotivo, Peças

Como regular os espelhos retrovisores e eliminar pontos cegos

Aprenda a melhor maneira de regular os espelhos retrovisores do seu carro e diminuir pontos cegos

A regra é clara: antes de colocar a chave na ignição e dar partida no carro, seguimos alguns hábitos e recomendações, como ajustar o banco, verificar se o volante está a uma boa distância, o alcance dos pedais, regular os espelhos retrovisores, entre outros detalhes. Afinal, nada melhor do que tudo adaptado ao seu modo de dirigir.

Lá atrás, quando você aprendeu a dirigir, provavelmente o instrutor lhe passou todas essas recomendações e outras dicas mais, como por exemplo, sobre os pontos cegos de cada lado do carro, que sempre devem ser verificados principalmente antes de uma mudança de faixa ou curva. Entretanto, o ajuste do espelho retrovisor torna-se um hábito que muitas vezes não é feito corretamente. Usar corretamente os retrovisores exige algum cuidado pois, para cada tipo de pessoa ele deve se posicionar de uma forma diferente. Então, no artigo de hoje, falaremos exatamente disso, em como ajustar da maneira correta os espelhos retrovisores do seu carro. Realizar todas as funções adequadamente dentro do seu carro é de extrema importância para uma direção segura.

Os espelhos retrovisores de um veículo são como uma extensão de nossa visão, já que permitem que nós condutores tenhamos uma visibilidade clara sobre o que se passa atrás e também em ambos os lados do carro. E para isso, é imprescindível que os espelhos estejam sempre limpos para refletir uma imagem nítida. O espelho retrovisor tem um significado tão importante para nosso carro que seria impensável, para não dizer impossível, dirigi-lo sem os retrovisores, pois faltaria algo essencial para poder nos guiar e conduzir o veículo.

Os espelhos retrovisores, além de serem obrigatórios por lei, evitam muitos acidentes pois diminuem os pontos cegos. Você sabe o que é o ponto cego? 

“Ponto cego” do carro é a área ao redor dos automóveis que não pode ser observada de modo direto pelo condutor. Ou seja, são as áreas que escapam da visibilidade do motorista, pois os espelhos não conseguem captar determinadas áreas ao redor do veículo.

Uma boa regulagem dos espelhos retrovisores são de suma importância para qualquer motorista. É com eles que sabemos se tem outros veículos ou motocicletas nas ruas ou estradas, como também pedestres e objetos no asfalto, assim evitando acidentes.

Agora, vamos conferir algumas dicas para ajustar corretamente seus espelhos retrovisores e dirigir com segurança:

1 – Para considerar que a regulagem dos espelhos retrovisores esteja boa, é necessário ter em mente que o motorista precisa estar em uma postura adequada. Não adianta mudar a posição dos seus retrovisores se você está com o banco fora do lugar! Por isso, antes de começar toda a tarefa, certifique-se se você está no lugar certo e se você se sente confortável dessa forma para dirigir.

2 – Após acertar sua postura, como também o alcance dos pedais, punhos semi-flexionados ao volante, e costas bem apoiadas no encosto dos bancos, é hora de dar uma conferida nos espelhos. Iniciamos a regulagem do retrovisor interno de forma que seja possível visualizar a maior parte da via traseira. Você o regula corretamente quando a maior área do vidro está sendo vista e você tem a sua visão do que está acontecendo na parte traseira do seu veículo.

 Dica importante! A visão do retrovisor interno pode variar de acordo com a altura do veículo e isso pode bloquear a visão do motorista com relação a objetos pequenos ou crianças. Por isso, antes de sair, verifique em volta do veículo se há algum objeto ou crianças, se não tiver, mesmo assim, saia de forma cautelosamente, que isso evita acidentes.

3 – Agora vamos aos ajustes dos espelhos retrovisores externos. O ajuste correto nos retrovisores externos lhe garantirá alguns metros de visão traseira, e principalmente a diminuição do ponto cego. Normalmente acontece o seguinte: as pessoas regulam o espelho retrovisor vendo uma parte do veículo, talvez como uma referência de visão. Portanto, a sacada desse ajuste é você regular o espelho retrovisor um pouco mais pra fora, diminuindo a visão do seu veículo e aumentando a visão da via. Faça o teste! Você vai ganhar mais visão! E consequentemente vai diminuir os pontos cegos, assim contribuímos com a redução de acidentes.

Vale lembrar que o retrovisor do lado esquerdo – aquele mais próximo do motorista – costuma ter a lente plana, enquanto o do lado direito, próximo ao passageiro, é geralmente convexo ou biconvexo. Especialistas explicam que essas diferenças são para melhorar o campo de visão do motorista. Espelhos convexos geralmente são utilizados para que o campo de visão seja ligeiramente ampliado. Por isso, outros carros, pessoas e objetos mostrados pelo espelho do lado direito costumam estar mais próximos que os vistos pelo lado esquerdo.

Assista ao vídeo abaixo, do iCarros, e aprenda a melhor maneira de fazer os ajustes.

Tarefa fácil, certo? Seguindo essas dicas não tem como errar na hora de regular seus espelhos retrovisores! Não perca mais tempo, não deixe esse detalhe passar despercebido! Use os espelhos retrovisores antes de fazer qualquer manobra, antes de sinalizar, durante a condução do veículo, e também, antes de abrir a porta do carro. Todas essas ações irão fazer com que você evite acidentes e se mantenha em segurança.

E conte com a nossa equipe de vendas quando estiver precisando de peças automotivas. Entre em contato pelos telefones (11) 2014 8640 e Whatsapp (11) 99604 8850, ou acesse nossa loja online.

#AutoPeçasMolina é informação! 😉