Um dos acessórios automotivos mais visados pelos ladrões. Tome cuidado.

Trava antifurto para estepe externo
Trava antifurto para estepe externo

Você tem o hábito de checar o estepe do seu carro? É provável que não. Poucos motoristas se preocupam com isso, porque nunca passaram pela experiência de ter o estepe roubado. Ninguém quer usá-lo. É melhor ficar ali, intacto. Mas nenhum motorista está livre de precisar recorrer ao uso do pneu de reserva.

O roubo de estepe já virou moda o Brasil. Para os ladrões roubar estepe é um bom negócio. O bom valor de mercado e a facilidade de retirada da peça é um atrativo e tanto. Muitas vezes o carro é arrombado, somente por causa do estepe.

Apesar de ser um acessório de reserva, é ele que vai salvar o motorista no caso de um dos pneus do automóvel furar. Porém, é justamente nessa hora que boa parte dos proprietários depara com uma surpresa nada agradável: o estepe foi roubado! Pesquisas realizadas apontaram que o acessório foi o segundo item automotivo mais roubado e esse tipo de crime tem crescido em razão da alta procura da peça no mercado, que é vendida por um preço relativamente alto. Além disso, poucas pessoas notificam a polícia, o que facilita a ação dos bandidos.

Com algumas dicas, conseguimos nos proteger e evitar a ação dos ladrões. Muitas pessoas costumam deixar o automóvel estacionado na rua, inclusive nas ruas pouco movimentadas, isso é um convite ao furto. O melhor é optar pelos estacionamentos particulares, e mesmo assim, recomenda-se mostrar o estepe ao manobrista quando chegar e conferir se a peça continua no mesmo lugar ao sair. O estepe de alguns modelos mais aventureiros é colocado na tampa do porta malas que podem vir de fábrica com um sistema de trava que, infelizmente, também não impede roubos. Não existe um lugar específico que proteja o estepe de ser roubado, mas existem lugares que dificultam ou facilitam o roubo. Independente disso é necessário que o proprietário tome medidas extras de proteção e não confie somente nos parafusos do fabricante.

Outra dica que previne o roubo de estepe é amarrar o mesmo com cabos de aço envolvendo o pneu. Pode ser uma boa ideia, mas não infalível. Embora seja preciso livrar-se do cabo de aço para tirar o pneu, um ladrão experiente saberia como cortar o empecilho. Outro sistema interessante que surgiu no mercado é o Step Safe. O equipamento funciona semelhante a um alarme. Dois fios envolvem o estepe e são internamente ligados a rosca. Se alguém tentar tirar o estepe sem desligar o sistema por dentro do carro, a sirene do equipamento soa como um alarme desesperado. Não adianta cortar os fios que o som continua!

A maneira mais simples e confiável de proteger o estepe é também utilizar parafusos especiais do kit antifurto para rodas que protege o parafuso de fixação da roda. Ele é composto por parafusos especiais que têm uma chave segredo específica.

Mas nada melhor do que se acostumar a conferir o estepe do seu carro para livrar-se de surpresas desagradáveis!

 

Tópicos #acessório #automóvel #carro #furto #motorista #pneu de reserva #roubo de estepe