Acessórios, Geral, Mercado automotivo

Civic 2016 chega em março para desbancar Corolla

A Honda não vai aguarCivic EXRdar nem mais um mês para lançar o seu modelo 2016 da linha Civic. A pressa se deve ao crescimento vertiginoso do modelo concorrente Corolla, da Toyota que, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), emplacou de 30 a 43% mais do que o Civic em 2014.

 

E a Honda quer mesmo estagnar o share da Toyota com seu reestilizado Civic, retomando a versão EXR com visual e itens da LXR acrescentando airbags laterais e de cortina, teto solar, maçanetas cromadas e um sistema multimídia com monitor de 7 polegadas escamoteCivicável, acesso à internet por Wi-Fi, conexão Bluetooth, entrada HDMI para reprodução de áudio, vídeo e imagens por meio de smartphones, notebooks, tablets e câmeras digitais. Além disto, a central multimídia do novo Civic 2016 também oferece câmera de ré e navegador GPS integrado. Em itens de segurança, o modelo traz também controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e direção elétrica adaptativa. Seu motor é o 2.0 i-VTEC FlexOne, de 155 ou 150 cv (etanol/gasolina), possui câmbio automático de cinco marchas com aletas para troca atrás do volante e rodas de liga leve com aro de 17 polegadas.

O Honda Civic EXR chegará às concessionárias a R$ 88,4 mil enquanto que seu similar, o Toyota Corolla Altis CVT, custa R$ 96,3 mil.

A versão LXR do novo Civic custará R$ 78,4 mil, contra R$ 83,7 mil do Corolla XEi CVT, e também terá controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e direção elétrica adaptativa, câmbio automático de cinco marchas com aletas para troca atrás do volante e rodas de liga leve com aro de 17 polegadas, os mesmos itens existentes no modelo EXR, bem como as duas opções para o mesmo motor, 155 ou 150 cv.

As versões LXS M/T, com transmissão automática de seis velocidades ao custo de R$ 70,9 mil e LXS A/T, com mesmo câmbio das versões EXR e LXR, mas sem aletas para trocas de marchas no volante, manterão os mesmos combos da linha 2015 mas com padrão estético 2014.

DESBANCAR O COROLLA, ESTA É A MISSÃO DO NOVO CIVIC 2016

civic corolla

Embora os novos modelos do Civic estejam chegando ao mercado com acréscimos acima de R$ 2.5 mil em seus preços, em razão da inclusão de alguns itens na versão LXR e também pelo retorno da cobrança total do IPI; o sedã médio da Honda ainda é mais atraente no preço final e na quantidade de equipamentos que ele oferece se comparado ao seu principal concorrente, atual líder do segmento, o Toyota Corolla.

Civic corolla painelNa comparação entre versões intermediárias e de top, as mais vendidas, um Civic pode ficar de R$ 5 a R$ 9 mil mais barato do que um Corolla. E esta redução drástica nos preços parece ser a tática mais sensata para a Honda conter o crescimento da Toyota, com seu Corolla, e retomar colocações próximas ao principal concorrente.

 

Se comparadas só as versões intermediárias e de topo (as que mais vendem), os preços do Civic ficam de 5 a R$ 9 mil mais baratos que os do rival — R$ 83.730 (Corolla XEi CVT) e R$ 96.330 (Corolla Altis CVT) –, sendo que a lista dos equipamentos (especialmente itens de segurança) está sensivelmente mais completa.

 

Portanto, não se surpreenda se a etiqueta com o valor do veículo sofrer reajuste periódicos nos próximos meses, tão logo a linha 2016 (e o incremento da versão EXR) recoloque o Civic em patamares próximos aos do Corolla em vendas.

Redação: Cristiano Stanisci Gomes