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Cinto de segurança: Takata é novamente investigada

A Takata, responsável pelos “airbags mortais”, pode sofrer novo recall global de cinto de segurança. Pode ter produzido 9 milhões de dispositivos falhos.

A Takata foi a empresa responsável pelo maior recall da indústria automobilística, por produzir os chamados “airbags mortais”, há cerca de sete anos. Mais de 100 milhões de airbags da marca colocaram em risco a vida de motoristas e ocupantes de veículos distribuídos mundo afora.

Além de ter sido o maior e mais longo recall da história, a Takata pode responder por um novo imbróglio global, desta vez por causa de cinto de segurança. Agora, a Joyson Safety Systems (JSS), companhia que adquiriu a Takata em 2018, após sua falência, admite a possibilidade de um segundo recall universal.

A JSS é responsável por 40% do mercado de cintos de segurança no Japão e 30% do mundo todo.

Montadoras estão sendo avisadas de um possível recall de cinto de segurança

A fabricante de peças automotivas, Joyson Safety Systems (JSS), afirmou que está investigando relatórios imprecisos feitos durante 20 anos.

Os reguladores japoneses começaram sua própria investigação e, segundo a imprensa local, já aconselharam as montadoras a se prepararem para os recalls. A Takata forneceu o item de segurança para até 40% da produção automotiva japonesa e 30% dos veículos produzidos em todo o mundo. Embora os principais clientes da Takata fossem japoneses, como a Honda e a própria Toyota, a empresa também fornecia para diversas montadoras de outras regiões, como Estados Unidos e Europa.

Desde que adquiriu os ativos da Takata, a JSS tem examinado os dados que cobrem os testes realizados na antiga fábrica de cinto de segurança que a Takata administrava em Hikone, no Japão, e encontrou evidências de que a empresa alterou os resultados quando descobriu que as correias de cinto produzidas lá podem não atender aos padrões legais.

Segundo a agência de notícias NBC News, a Toyota se manifestou dizendo que “a segurança de nossos clientes é uma prioridade e estamos trabalhando para identificar os modelos de veículos afetados, qualquer impacto sobre esses veículos e quaisquer ações futuras necessárias o mais rápido possível”.

Em comunicado, a Honda diz que “está ciente da investigação japonesa relacionada aos cintos de segurança fabricados pela Joyson Safety Systems e atualmente estamos trabalhando para determinar o impacto potencial, se houver, em nossos veículos”.

Airbags mortais da Takata

Um grave defeito no equipamento produzido por uma das maiores fornecedoras de airbag no mundo, provocou o maior e mais longo recall da história. O escândalo foi noticiado pela primeira vez em 2013. Até hoje, o problema no airbag da Takata soma mais de 290 feridos e ao menos 27 mortes, das quais duas ocorreram no Brasil.

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