Dicas, Geral, Mercado automotivo

Carros poderão analisar os sentimentos dos motoristas

No Peugeot Chrysalide Concept, a cabine muda de cor para reconfortar o condutor No Peugeot Chrysalide Concept, a cabine muda de cor para reconfortar o condutor
No Peugeot Chrysalide Concept, a cabine muda de cor para reconfortar o condutor
No Peugeot Chrysalide Concept, a cabine muda de cor para reconfortar o condutor

Atualmente tudo gira em torno da tecnologia. A cada dia nos deparamos com novas formas de se trabalhar, de pensar, de interagir, e, quando você está fora deste mundo, as coisas ficam mais difíceis. É como a água e a energia, não conseguimos mais viver sem tecnologia!

Para muitos, dirigir causa um grande estresse, mas ainda há quem goste, pois a paixão por dirigir, para outras tantas pessoas, se torna um bom exercício para a mente. Na França, com a Peugeot, a tecnologia dá mais um passo no mundo automobilístico. A marca francesa, sempre muito criativa e colorida em seu design, criou um conceito com enfoque holístico para um bem estar físico, social e mental. Ou seja, em um futuro muito próximo, os carros poderão detectar o humor do motorista e responder a ele.

A Peugeot apresentou o Chrysalide Concept, protótipo que traz uma câmera instalada na cabine que registra e analisa as feições de quem está ao volante. Caso o condutor esteja estressado, cansado ou irritado, o sistema muda o tom da iluminação da cabine, selecionando cores que podem ajudar a combater as causas do estresse ou da sonolência. Outro uso para a a tecnologia é detectar caso o motorista esteja exibindo sinais de extremo cansaço. Em ambas as situações, o  carro pode ser bloqueado para que o motorista não possa dirigir naquela situação.

Bom, os carros do futuro só faltarão falar! Nesse protótipo tem quase tudo, o som e os aromas do ambiente do carro, a massagem feita pelo banco, são itens e preferências previamente definidas pelo motorista. Tudo para deixá-lo em um estado emocional mais favorável para guiar mais calmo ou em alerta, conforme o caso. Para isso, a tecnologia que deve ser aplicada com o uso de câmeras de infravermelho, localizadas em algum ponto do carro, e elas devem ficar viradas de frente para o motorista para realizar a análise usando o computador de bordo.

Outra empresa que também quer analisar o motorista em tempo real é a Volvo. A montadora está trabalhando em um sensor de atenção e de auxílio ao motorista. Em momentos em que ele seja captado distraído, um piloto automático pode ser ativado para evitar que ele saia da rota. Outra possível reação é usando um sistema de luzes para recobrar a atenção de quem estivar atrás do volante. Em casos extremos, como um motorista dormindo, o sistema pode acordá-lo.

A PSA, que reúne Peugeot e Citroën, pretende aplicar uma versão mais simples dessa tecnologia nos carros das duas marcas. As vendas na China começam em 2016.

Segundo informações da marca, a ideia é que o motorista tenha com o carro uma relação de confiança similar à de um cavaleiro com seu cavalo.

E por favor Senhor Futuro, chega logo! Já imaginou entrar no nosso carro e só precisar dizer aonde quer chegar? Tudo tão automático! Só esperamos não morrer de tanto tédio… rs