Auto Peças Molina, Ford, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo

Carros brasileiros da Ford que deixaram e deixarão saudades

São carros brasileiros da Ford, emblemáticos, que fizeram muita gente suspirar ao vê-los na ruas e que deixaram ou deixarão saudades

Ah, os carros brasileiros da Ford! Dos antigos, aos clássicos e aos super modernos, não foram poucos os carros nacionais emblemáticos da marca.  Foram modelos que marcaram época, ao longos dos 101 anos em território nacional.

Hoje iremos dar aquele “adeus” oficial para a Ford. Vamos falar de alguns modelos que fizeram sucesso enquanto fabricados no Brasil. Vamos relembrar carros que fizeram muita gente suspirar ao vê-los nas ruas, e muita gente suspirar por desenvolver uma relação afetuosa com seus automóveis.

Então, vamos à vera! Confira a lista dos carros que saíram de linha no passado – e no presente recente – e que ainda deixam um sentimento de nostalgia no ar.

Carros brasileiros da Ford que deixaram e deixarão saudades

Escolhemos 6 carros brasileiros da Ford que consideramos importantes na história da empresa. Clássicos, antigos ou modernos, que marcaram época e se despediram do mercado deixando saudades.

Ford Escort XR3 conversível

O Ford Escort foi o primeiro projeto global da marca no país. Pode-se dizer, que a cara da Ford ficou mais jovem nesta época! Ele marcou época com sua carroceria de “dois volumes e meio” com frente em cunha, faróis retangulares, janelas amplas e traseira curta. Foi objeto de desejo nos anos 1980 e 1990 por conta da versão esportiva XR3, que também oferecia a opção conversível.

Quando chegou ao Brasil, em 1983, o Escort já estava na terceira geração na Europa. A versão esportiva XR3 (de Experimental Research 3) surgiu no mesmo ano e se tornou o ícone da linha, com quatro faróis auxiliares, aerofólio traseiro, teto solar, rodas de 14 polegadas no estilo “trevo de quatro folhas” e pneus de perfil baixo (outra novidade em carros nacionais). O motor 1.6 com calibração especial oferecia 10 cv a mais de potência. A versão Escort XR3 Conversível chegou em 1985 e tornou-se o sonho de consumo da época.

Ford Escort XR3 1.8 Conversível. (Foto divulgação)

Foi o primeiro conversível nacional fabricado com o aval de uma grande montadora feita em parceria com a Karmann-Ghia do Brasil Projetos Especiais, sediada em São Bernardo do Campo, SP. O Escort XR3 devia no quesito esportividade, mas nunca deixou de ser um carro charmoso. E quem liga pra isso? O importante era descer a serra de Santos com os cabelos ao vento!

Ford Corcel I

Em 1966 a Ford comprou a Willys-Overland do Brasil, o que caiu como uma luva para o próximo lançamento da marca por aqui. A empresa queria entrar no segmento de médios e disputar mercado com o Volkswagen TL. O fabricante, então, se apoderou do Projeto M, que já estava sendo tocado pela Willys.

Tratava-se de um sedã que seria o Renault 12 na Europa, mas que no Brasil recebeu a casca da Ford e o nome de Corcel, e se tornou um dos carros de maior sucesso da marca e do setor automotivo brasileiro. Começou com quatro portas e motor 1.3 e chamava a atenção pelo bom acabamento e espaço interno.

Ford Corcel 1968. (Foto divulgação)

Em 1977, chegou a vez do Corcel II honrar as boas vendas. O modelo tinha design mais moderno e robusto, com caimento da terceira coluna que lembrava um fastback e até aparência de ser muito maior que o antecessor. Foi um sucesso imediato, com 100 mil emplacamentos em apenas 10 meses, mas a Ford teve de dar um jeito na mecânica. O Corcel II saiu de cena em 1985.

Ford Galaxie Landau

O Ford Galaxie Landau foi a evolução do LTD. Após seu lançamento, se tornou o modelo mais exclusivo da icônica família Galaxie. Foi um dos modelos mais célebres da história do automobilismo brasileiro. Serviu de papamóvel quando o pontífice João Paulo II visitou o Brasil, em 1980, e foi o carro oficial da Presidência da República até 1991.

Até hoje, o Landau é um dos carros mais admirados entre os colecionadores de automóveis antigos. Na época de seu lançamento, foi um dos carros mais luxuosos e exclusivos a circular no Brasil. Ele se destacava dos antecessores devido ao design: a traseira ficou menor e ganhou um adorno em formato de S, inspirado nas carruagens francesas de modelo Landau (que emprestaram o nome ao modelo).

O primeiro e mais inesquecível carro de luxo produzido no Brasil. (Foto divulgação)

Um dos momentos mais marcantes de sua trajetória foi quando, na época do choque do petróleo, ele passou a ser oferecido em versões movidas a álcool. Uma unidade foi até mesmo entregue ao presidente da época, General Figueiredo, de modo simbólico.

Ford Fiesta

A Ford levou certo tempo para trazer o Fiesta ao Brasil. Lançado na Europa em 1976, o modelo só estreou por aqui em 1995, quando já tinha 19 anos de mercado. O modelo compacto foi responsável pela modernização da linha de compactos da marca, colocando a Ford na vanguarda do fim da década de 90.

O Fiesta não estreou como nacional. Durante o primeiro ano, a Ford importou o modelo da Espanha com motor 1.3 da família Endura. Em 1996, veio a nacionalização total em São Bernardo do Campo (SP) e o lançamento da versão 1.4 Zetec com o defeituoso módulo EEC-V. Em 1999, já como modelo 2000, os antigos 1.3 Endura e 1.4 Zetec saem de linha para dar lugar aos novos 1.0 e 1.6 da saudosa família Rocam.

Ford Fiesta. (Foto divulgação)

Em 2003, a Ford apresentou a segunda geração do Fiesta nacional, sendo esta a quinta geração global. O modelo que mais lembrava um subcompacto cresceu em todas as suas proporções, assumindo a forma de um hatch muito bem resolvido. O New Fiesta foi apresentado como conceito durante o Salão de Frankfurt de 2007. Essa geração chamou muita atenção pelo visual disruptivo e esportivo, além do bom grau de refinamento interno, tópico que a Ford não conseguiu manter na hora de nacionalizá-lo.

E, em fevereiro de 2019, surgiu a bomba, quando a Ford anunciou que iria encerrar as operações na longeva planta de São Bernardo do Campo, colocando um ponto-final à produção do Fiesta. Foram 24 anos no mercado brasileiro, evidenciados pela entrega de um ótimo produto.

Ford KA

O Ford Ka chegou ao Brasil em março de 1997. Mas de fato, tudo começou na Europa, quando no Salão de Genebra em 1994 surgiu o conceito do KA, um simpático carrinho bem arredondado com faróis redondos e lanternas e grade do radiador ovais. O Ford Ka foi considerado um modelo subcompacto urbano, pequeno, econômico e agradável ao volante.

A título de curiosidade, você sabia que história do Ford Ka remete ao Egito antigo? Seu desenho original é inspirado na forma de pirâmide, como nas lanternas e na própria silhueta da carroceria. Além disso, ka em tradução livre do egípcio antigo significa alma. 

Em 2014, a Ford trouxe ao mercado a terceira geração do Ka. Paralelamente, foi lançado, também, o modelo sedã, antes não disponível, bem como as opções com cinco portas, na versão chamada de Ka +. É o que os especialistas consideram a consolidação do Ford Ka. O carro passou a ter por base a plataforma do New Fiesta, e vinha com mecânica moderna e ótimo espaço interno, comparado às versões anteriores.

Ford KA Sedã. (Foto divulgação)

Em 2018, mais novidades de estilo, chegando ao topo de linha com o KA Titanium. A evolução do Ford KA foi constante e isso fez dele um campeão de vendas e um carro marcante na vida de muitos motoristas.

Ford EcoSport

Reza a lenda que o primeiro EcoSport nasceu de um rabisco num guardanapo de restaurante, feito pelo então engenheiro-chefe da Ford, Luc de Ferran, em 1996. O modelo se tornaria realidade sete anos depois sobre a base do Fiesta. Ambos eram fabricados no Complexo de Camaçari (BA), recém-inaugurado pela Ford.

Em 2003 surge o primeiro SUV compacto brasileiro. O EcoSport veio com um estilo aventureiro e, claro, a tampa traseira com abertura lateral e o estepe preso à ela. Na época, era um jeito de conectar o Eco aos verdadeiros 4×4, ao menos no visual. Dois anos seguintes, e a motorização foi trocada por uma versão flex, mais econômica e uma novidade, a opção do câmbio automático de 4 marchas para a versão 2.0. Estreava também a série especial FreeStyle, que foi tão bem recebida pelos consumidores.

O EcoSport foi a grande sacada da Ford. (Foto divulgação)

Em 2012, a Ford apresentou a segunda geração do Eco, desta vez como carro global, pois seria vendida também na Europa. A atual geração, e última, chegou em 2017 com mudanças mecânicas e também no visual, trazendo uma dianteira reestilizada, novas rodas e linhas mais arredondadas. Sem contar com uma das versões mais interessantes do Ford EcoSport, que foi a 4×4 Storm, lançada em 2018.

Sem dúvida um dos carros mais emblemáticos da Ford, e mais importantes também. O EcoSport foi a grande sacada da Ford: um SUV genuinamente urbano para quem queria desfilar de aventureiro no asfalto.

Leia mais:
KA e EcoSport: devo antecipar a venda do meu Ford?
O mercado automotivo brasileiro com a saída da Ford
Linha do tempo da Ford do Brasil
Buscando peças automotivas? Acesse nossa loja virtual.