App, Dicas, Geral, Mercado automotivo

Carro por assinatura: descubra uma nova maneira de usar o carro

Carro por assinatura é um serviço que garante um veículo novo a cada ano e sem burocracias com documentações ou manutenção preventiva. Vale a pena? Confira.

Há alguns anos, ter um carro novo na garagem era um sinônimo de status. Ter um carro próprio era um dos principais objetivos de uma família. E outra, ter um carro significava facilidade de locomoção, segurança, lazer e um bom investimento.

Hoje em dia, quanta coisa mudou. Todos esses atributos de um carro já foram “desmascarados”, e além de questionarmos a segurança ou o investimento, vimos que novas formas surgiram oferecendo os mesmos atributos, e com custos mais atraentes. Atualmente, ter um carro novo na garagem, não é mais necessariamente apenas uma questão de status ou hobby. O carro, muito mais que um veículo de locomoção, vem se tornando cada vez mais uma alternativa para quem deseja aumentar a sua renda mensal, por exemplo.

Várias perguntas então surgiram e um grande questionamento tomou conta desse mercado: Será que o melhor meio de usufruir dos benefícios de ter um carro novo é adquirindo um? Ou será mais vantajoso rodar com um carro zero, contratando um plano de aluguel de carros?

O que é um carro por assinatura? E como funciona?

Estamos vivendo em um mundo saturado de informação, na era do acesso total. Para muitos consumidores, o mais importante no momento não é possuir bens, mas sim ter acesso a produtos e serviços. Com o avanço do mundo digital, o consumidor está cada vez mais ativo e dinâmico e repleto de informações sobre os serviços e produtos oferecidos por qualquer empresa.

Ultimamente, muito se tem discutido sobre as vantagens ou desvantagens de ter um carro por assinatura, serviço que está sendo disponibilizado por locadoras de veículos, seguradoras e os próprios aplicativos, e que, aos poucos, está ganhando força no país. O público alvo e que mais busca essa possibilidade é o jovem, mas isso não descarta o público de meia-idade.

O serviço consiste em oferecer assinaturas mensais ou anuais de planos de aluguel de carros. Essa modalidade tem ganhado cada vez mais espaço no mercado como uma alternativa para aqueles que não estão mais interessados em financiar ou comprar um veículo à vista. Assim, você poderá rodar com um carro zero sem precisar se preocupar com qualquer outra forma de aquisição do veículo. Também não precisará se estressar com custos de manutenção, financiamento, seguro, IPVA, revisões, combustível, estacionamento e etc., visto que os custos de um carro não são apenas as parcelas que pagamos dele. Além disso, é possível que o usuário saia com o carro no momento em que assina o contrato. E isso é bem importante, já que algumas pessoas precisam usar o carro já no mesmo dia do acordo do contrato.

Inúmeras empresas já trabalham com esse tipo de contrato. Locadoras como Moove, Movida, UseCar, Unidas já estão nesse mercado. Além disso, seguradoras também oferecem esse tipo de serviço, como é o caso da Porto Seguro, que oferece o programa de aluguel Carro Fácil.

Carro por assinatura vale a pena? Vantagens e desvantagens.

Como já vimos acima, o serviço de carro por assinatura oferece inúmeras facilidades para o usuário. Por exemplo, o fato do usuário do veículo não precisar se preocupar com a correria e com os gastos referentes ao pagamento de impostos (IPVA, Licenciamento) é um atrativo e tanto, certo?

As vantagens do serviço carro por assinatura são: você evita burocracias, você não se preocupa com a revenda, você “tem um veículo zero todo ano” (Esse pode não ser um ponto tão importante para algumas pessoas, mas para quem é apaixonado por carros novos, é uma opção encantadora!), e a possibilidade de economizar.

Bom, como nem tudo são flores, existem alguns pontos negativos desta modalidade, como: o carro não é seu, ponto! Um dos tipos de contratações de serviços de carro por assinatura, contam com um limite de quilometragem que pode não atender a todos.

Será que vale a pena um carro por assinatura? Depende de pessoa para pessoa! Há quem acredite que a vantagem de não ter que se preocupar com a manutenção do veículo vale a pena. Além disso, após o término do contrato, é possível trocar o carro por um modelo novo, sem perder dinheiro com a depreciação do automóvel. E também, o suporte oferecido pela empresa proprietária do automóvel costuma ser rápido e eficaz. Algumas trazem o carro até o cliente, e as manutenções costumam ser rápidas.

Porém, alguns especialistas indicam que, dependendo do período do contrato, vale mais a pena investir no financiamento. Por isso, o melhor a se fazer é pesquisar as ofertas, fazer as contas, pechinchar e escolher o melhor custo-benefício. #FicaaDica 😉

Leia mais:
Caixa de câmbio: saiba quais os possíveis defeitos e os cuidados necessários
Leis de trânsito e coronavírus: mudanças e consequências em tempos da pandemia do novo vírus
Quarentena do coronavírus: saiba mais duas dicas importantes de cuidados com o carro parado na garagem
Acesse nossa loja virtual