Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Mercado automotivo

Carro pela internet: melhores práticas de como comprar um automóvel pela web com segurança

Na internet você encontra carros de todos os modelos e os mais variados preços. Veja recomendações para comprar seu carro pela internet com segurança.

Facilidade, comodidade, ganho de tempo e dinheiro. A internet facilitou a vida dos consumidores. E nada mais habitual do que utilizar as diversas ferramentas e recursos para comprar pela internet, e porque não negociar um carro?

Sim, comprar um carro pela internet pode ser aceitável, seguro e satisfatório. Mas para isso é preciso tomar alguns cuidados. Com as pessoas em quarentena, e mesmo com o comércio abrindo suas portas gradualmente, o número de compras feitas pela internet no Brasil vem aumentando. Ficou fácil recorrer ao e-commerce. A pandemia do novo coronavírus obrigou o consumidor a realizar os processos de compras de forma virtual.

Comprar carro pela internet é seguro?

Você acha que a Covid-19 pode ter atrapalhado os planos de quem estava pensando em trocar de carro? Que nada! Foi-se o tempo em que a única forma de pesquisar e comprar um automóvel era visitando as lojas. A internet oferece vários sites e ferramentas para realizar sua pesquisa, incluindo serviços que cotam, comparam e negociam valores diretamente com vendedores. A comodidade se estende a outros serviços importantes na compra de um veículo, como por exemplo, cotação de seguro.

O processo da compra do carro pode ser feito inteiramente online. Toda documentação pode ser feita a distância. O consumidor não precisa sair nem mesmo para fazer o financiamento. E depois de tudo concluído, o carro é entregue higienizado e no conforto da casa do cliente. Nós sabemos, que quanto maior o valor do produto que o consumidor deseja comprar, maior é o medo de fazer a transação online, mesmo com toda praticidade. Boa parte da população sente essa insegurança. Para que você não tenha dor de cabeça e sinta-se realizado com sua compra, antes de fechar o negócio, é preciso tomar alguns cuidados. Vamos conferir algumas recomendações para você encontrar o veículo perfeito em poucos cliques.

Defina suas necessidades

Filtrar a busca por modelos que atendam suas necessidades e caibam no orçamento é o primeiro passo. Liste o que é imprescindível para que um veículo te atenda bem. Isso mesmo! Parece óbvio, mas, antes de pesquisar preços e condições, o passo inicial é definir qual tipo de carro você quer comprar. E não estamos falando apenas na escolha do segmento ou por uma categoria (sedã, compacto, SUV, esportivos). Vale a pena enumerar porte, ano de fabricação, motorização, cor, quilometragem e itens de série e opcionais.

Analisar condições de compra é uma das recomendações ao comprar carro online. (Foto divulgação)

Definir um orçamento é importante

Ter um valor base é fundamental para comprar carros pela internet. Vale lembrar que um veículo custa muito além do preço definido pelo mercado. É preciso considerar também os valores de manutenção, seguro, IPVA, financiamento e combustível antes de escolher um novo modelo. Especialistas explicam que o veículo não pode comprometer mais que 30% da renda de seu proprietário. Isso considerando as despesas com financiamento e manutenção. Calculada a quantidade de dinheiro que você pode dispor para comprar um veículo, você tem um bom norte para fazer a pesquisa.

Busque os dados obrigatórios nas plataformas

Ao se interessar por um carro anunciado, procure no site do anunciante suas informações, como: CNPJRazão Socialendereço físicotelefone e e-mail. O Decreto Nº 7.962 torna obrigatório que qualquer empresa que trabalha com comércio eletrônico disponibilize em local de fácil visualização todas essas informações.

Pesquisar e comparar é essencial

Pesquisar em várias lojas sem precisar se deslocar é a grande vantagem da compra online. Sua estratégia é a comparação. Você deve aproveitar ao máximo as ferramentas de busca para comparar preços e condições de pagamentos em diferentes locais. Sobram plataformas que realizam a cotação e comparação de preços.

Carro zero x seminovo

Outro ponto que deve ser considerado no momento em que o consumidor compara os carros na internet, é se ele está disposto a comprar carros novos ou seminovos. Se a opção for por carros seminovos, o leque de opções fica mais extenso. Por outro lado, as condições de pagamento normalmente são melhores para os modelos recém-fabricados.

Além de aparência e valor

Ao clicar em um anúncio por ser atraído pela foto ou preço, confira com atenção às características principais do carro, analise sua ficha técnica e se possível envie para um amigo ou seu mecânico de confiança para examinar se é uma boa oferta.

Peça a vistoria cautelar quando o carro não for 0km

Apesar de não ser obrigatória, é extremamente importante para que você não tenha dor de cabeça. Na vistoria cautelar são analisados diversos componentes do carro: chassi, motor, etiquetas de identificação, entre outros, tudo para assegurar a procedência do automóvel e evitar que o consumidor adquira por exemplo, um carro adulterado. Segundo especialistas, é possível saber também se alguma peça já foi severamente danificada em batida.

Avalie seu usado como possibilidade de troca

Seu carro atual pode ser uma ferramenta importante na troca por outro veículo. Alguns preferem vender por conta própria na tentativa de conseguir um valor melhor e, assim, ter mais recursos financeiros. Entretanto, oferecê-lo como moeda de troca para a concessionária pode ser uma alternativa interessante e, principalmente, mais segura. O avanço da internet, inclusive, permite que esse processo não só seja realizado online como atinja uma rede maior de vendedores.

Analise as condições

O último passo antes de fechar negócio é analisar cuidadosamente as condições oferecidas pelo vendedor. Descubra como pode ser feito o pagamento, a cobrança de juros nas prestações, garantias e serviços disponíveis. Muitas pessoas se levam pela empolgação de fechar negócio e não se atentam a estes fatores. Além de se informar sobre detalhes, vale a pena comparar com outras concessionárias. Assim você tem certeza do melhor negócio sem ter dores de cabeça no futuro.

Agora que você já sabe como comprar um carro com segurança pela internet, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. E se ainda estiver com seu atual carro, na busca por uma peça automotiva, clique aqui e acesse nossa loja!

Leia mais:
Carros usados: veja boas opções no mercado de usados gastando até 30 mil
Carros mais econômicos: conheça os melhores carros em 2020 segundo o Inmetro
Carro por assinatura: facilidades e benefícios oferecidos pelas empresas
Acesse nossa loja virtual