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Carro novo… de novo! Livre-se de pequenos amassados facilmente.

Pequenos amassados, tem solução! Existem técnicas que reparam pequenos amassados na carroceria, em pouco tempo e a preço baixo.

 

 

Martelinho de ouro é a técnica de desamassamento sem pintura.
Martelinho de ouro é a técnica de desamassamento sem pintura.

Quem aí não se pegou dando aquele esbarrão em algum lugar, ou até mesmo já foi atingido por outra pessoa? Uma encostadinha na pilastra da garagem aqui, um risco de chave ali, e lá se foi todo o charme do seu carro. E a chateação maior é que não podemos acionar o seguro sempre que um deslize desses acontece… 🙁

 

Pequenos amassados no carro são probleminhas bem chatos mesmo! É uma situação que apesar de não criar muitos danos, deixa aquele amassadinho na lataria e nos incomoda muito. Não interferem em nada no funcionamento e nem mesmo no visual geral do carro, mas na hora de vender são motivos para depreciação do mesmo, diminuindo o preço de forma muitas vezes injusta. Esses pequenos amassados também causados por tempestades de granizo, vendavais que arremessam galhos de árvores sobre as capotas, cascalhos na lataria, e também ao abrir as portas sem olhar os veículos “vizinhos” no estacionamento, por muitas vezes criam verdadeiras “crateras” na carroceria do automóvel. Além de deixar a lataria com um aspecto feio, causam prejuízo aos seus proprietários.

 

Mas para quem pensa que consertar esses pequenos danos custam muito dinheiro, a realidade mostra que não é bem assim. Sai muito mais barato do que se pensa! Quando os amassados são em pequena proporção, existem técnicas bem simples que corrigem a lataria danificada.

 

Vejam algumas dessas técnicas:

 

 

  • Martelinho de ouro: Quando as batidas e os amassados não danificam a pintura do carro, a técnica mais indicada é a do “martelinho de ouro”. Trata-se de um serviço praticamente artesanal, em que o especialista utiliza diversos equipamentos, entre eles o chamado “martelinho”, para recuperar pequenos estragos. A vantagem dessa técnica é que, além de não danificar a pintura e manter a originalidade do automóvel, o custo é mais baixo e o tempo de execução, menor. Capô, para-choque, portas e para-lamas são algumas das peças que podem ser completamente recuperadas.

 

  • Lanternagem: Esta solução é a melhor se a batida for muito funda e atingir o metal. Nesse caso, recomenda-se que o reparo seja feito o mais rápido possível para evitar problemas de ferrugem e corrosão. O serviço de lanternagem costuma ser mais lento e caro, pois prevê a utilização de remendos feitos com solda. Muitos funileiros também utilizam massa plástica para reparar grandes estragos na lataria. Entretanto, o uso do produto não é recomendado, pois costuma se soltar depois de um tempo.

 

  • Micropintura: Quando o assunto é pintura da lataria, se o estrago não for tão grande pode-se optar por este tipo de serviço. Nessa técnica, é utilizada uma pequena pistola pneumática que aplica uma fina camada de tinta sobre a funilaria do automóvel, escondendo o arranhão. Apesar de ser rápida e barata, a micropintura não é indicada para carros com cores escuras. Isso porque fica muito mais fácil perceber uma diferença nos tons das tintas.

 

  • Pintura convencional: Nos casos mais graves de avaria na pintura, especialistas recomendam que toda a peça (ou boa parte dela) seja pintada novamente. A chamada “pintura convencional” costuma ser mais delicada, pois é necessário lixar, pintar, polir e envernizar toda a superfície afetada. O acabamento dessa técnica é praticamente perfeito, pois não há diferença entre as cores utilizadas.

 

 

Amigos motoristas, invistam também na instalação de borrachões e frisos laterais, que ajudam a proteger a lataria do automóvel. Feche o capô do carro com cuidado e nunca empurre a porta com o corpo. Também evite estacionar embaixo de árvores. Quando pararem em estacionamentos, pare o carro perto de parede ou colunas. E quando estacionarem nas ruas, o mais importante, deixe sempre uma distância razoável dos outros veículos.