Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Mobilidade, Peças, Tecnologia

Carro elétrico possui benefício e manutenção descomplicados

Carro elétrico

O carro elétrico possui como benefícios ser menos poluente e mais silencioso. Custos com abastecimento são menores, tal como sua manutenção.

Carro elétrico é uma realidade. E a tendência é de que, daqui para frente, se torne cada vez mais comum esse universo eletrificado. No artigo de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios e sua manutenção, e, brevemente, como um carro elétrico funciona.

O preço do carro elétrico ainda é elevado no mercado brasileiro, mas a sua manutenção é mais barata em comparação ao automóvel com motor a combustão. Os valores mais baixos para manter o veículo com propulsão eletrificada são explicados, principalmente, pelo número bem menor de peças do conjunto mecânico e da inexistência de outros componentes. Quer saber mais? Acelera aí e continue a leitura conosco!

O funcionamento dos carros elétricos

Diferentemente dos carros movidos a combustão, os motores dos carros elétricos são, em geral, alimentados por energia elétrica. Enquanto os modelos tradicionais dependem de combustíveis fósseis para funcionar, os elétricos operam a partir de baterias recarregáveis, que fornecem a energia para colocar o automóvel em movimento, assim como acionar os demais recursos, como vidros elétricos, ar-condicionado, faróis, entre outros.

Sabemos como é na prática quando aceleramos um carro comum: uma borboleta se abre permitindo que o combustível seja injetado numa câmara de combustão, junto com o ar puxado de fora para dentro, para que a mistura seja comprimida por um pistão até que uma vela produza uma faísca que provoca uma explosão, fazendo com que o pistão mova uma árvore de manivelas que, por sua vez, transforma movimento vertical em rotacional. Assim, com a ajuda de uma transmissão, faz girar o eixo das rodas. Enquanto isso, os gases poluentes provocados pela explosão são expelidos por canos até serem despejados no ar. Ufa!🤭

Agora, resumindo bem a história, quando você acelera um carro eletrificado, uma corrente elétrica cria um campo magnético que faz girar um rotor que, em consequência, gira o eixo das rodas. Fim!

É importante ressaltar que também existem os carros híbridos, que são uma espécie de meio termo entre os dois modelos, uma vez que, possui dois tipos de motores: um elétrico e um a combustão.

Acredite! Esse universo eletrificado é bem mais simples do que você imagina. Além da estrutura, cabine, rodas e pneus que todo e qualquer carro deve ter, diferentemente de um automóvel a combustão, o carro elétrico precisa, basicamente, de quatro componentes para se locomover: um pack de bateria, um inversor, um motor de indução e um sistema de recuperação de energia.

A revisão do veículo elétrico é mais barata devido à inexistência de vários componentes presentes nos carros com motor a combustão. (Foto divulgação/Fonte: Nissan)

Manutenção do carro elétrico

Muito se fala que a manutenção de carros elétricos é simples. Verdade! Os modelos não têm aquela penca de componentes mecânicos do motor que exigem constante atenção.

Além dos carros elétricos representarem uma nova era da indústria automotiva ao proporcionar mobilidade com mais responsabilidade ambiental, podem representar uma verdadeira economia para o bolso do consumidor. Como assim? Pelo menor custo de manutenção, e seu custo por quilômetro percorrido ser mais baixo. Como o motor é bem mais simples do que o de um veículo tradicional, sua manutenção é “descomplicada”, e chega a ser até 50% mais barata do que num veículo a combustão da mesma faixa de preço.

O custo menor da manutenção acontece por motivo bastante simples também: enquanto um veículo com motor a combustão tem cerca de 350 partes móveis, um elétrico tem 50. Ou seja, o risco de algo quebrar é bem menor. Ou seja, é o fim da “rebimboca da parafuseta”!

Benefícios do carro elétrico

Quanto aos benefícios, o principal argumento a favor do carro elétrico é o fato desse modelo ser menos poluente. Na comparação com os modelos tradicionais, a geração de CO₂ é reduzida em aproximadamente 33% durante a vida útil do veículo.

Outra vantagem é quando se fala em poluição sonora. Os veículos elétricos são extremamente silenciosos. O som mais perceptível para os passageiros é aquele gerado pelo rolamento do pneu no asfalto, porque o motor elétrico praticamente não produz nenhum tipo de ruído.

Enquanto a eficiência energética de um carro elétrico supera 80%, os carros a combustão não ultrapassam os 20%. Como não há perda de energia com calor, a maior parte do consumo é convertida em movimento, reduzindo significativamente o desperdício de energia.

Dirigir em um engarrafamento é muito mais econômico em um carro elétrico. Isso porque o motor consome energia de forma mais eficiente nos momentos de aceleração e desaceleração. Um motor movido a combustíveis fósseis consome altas doses no “anda e para” frequente em situações de tráfego intenso. A energia elétrica, em geral, é mais barata que os combustíveis fósseis. Dessa forma, o custo para abastecer um carro elétrico é potencialmente menor do que os valores despendidos para manter um veículo tradicional rodando.

Menor custo tributário

Além da redução no uso de combustíveis, o carro elétrico também tem um custo menor na hora de pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Há programas neste sentido em alguns estados brasileiros, que incentivam e estimulam tanto a indústria quanto os consumidores.

Por fim, a mobilidade elétrica se tornou a maior tendência mundial da indústria automotiva. São muitas as vantagens para os consumidores. O carro elétrico se mostra com um futuro promissor, contribuindo principalmente para a preservação do meio ambiente.

Leia mais:
Fusca elétrico: brasileira transforma carro a combustão em elétrico
Carros elétricos: o pódio dos modelos premium
Carros por assinatura: a nova onda do setor automotivo
Buscando peças automotivas? Acesse nossa loja virtual.