Curiosidades, Geral, Indústria Automobilística, Lançamentos, Mercado automotivo

Carro autônomo será táxi aqui no Brasil

De acordo com um projeto da USP, carro sem motorista será testado nos próximos meses como táxi.

 
Carros autônomos, que trafegam sem auxílio do motorista, ainda nos deixam com pé atrás, com uma pulga atrás da orelha… rs

 

Nossa mente viaja, e fica a pergunta: mas como funciona essa tecnologia? Quais os reais benefícios? Na viagem de nossos pensamentos, sempre nos remetem a filmes de ficção científica, não é mesmo!?! Porém a mídia nos mostra que hoje tudo é possível, e já existem protótipos bastante sofisticados de algumas empresas, como a Volvo, a Mercedez Benz e o Google (como mostramos em nosso artigo anterior).

 

Agora temos a notícia que a USP de São Carlos, está desenvolvendo um projeto de táxi autônomo, um carro sem motorista, e este passa a rodar nas ruas da cidade paulista. E, a princípio, o serviço estará disponível apenas no campus da universidade em São Carlos, em caráter de teste.

 

Carina, veículo autônomo desenvolvido por alunos da USP São Carlos (Foto: Divulgação)
Carina, veículo autônomo desenvolvido por alunos da USP São Carlos (Foto: Divulgação)

Estamos falando do “Carina”. É um automóvel da marca Fiat, um Fiat Palio Weekend Adventure, comprado em uma concessionária e adaptado pelos pesquisadores com uma série de equipamentos, que desde então, vem passando por uma série de melhorias. E será testado pelos pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e da Escola de Engenharia da USP de São Carlos, a partir do mês de outubro. O Carina é um dos cinco projetos de carro autônomo que estão sendo desenvolvidos no Brasil e o mais adiantado deles. Seu ótimo comportamento no trânsito foi constatado pela reportagem da Agência Autoinforme, que, no ano passado, fez um test drive com o carro.

 

O professor Denis Wolf, o coordenador do projeto, explicou que a ideia é que o passageiro possa chamar o táxi autônomo pelo celular, por meio de um aplicativo que também estão desenvolvendo, e que o automóvel o leve ao seu destino dentro do campus. Ao entrar no carro, o usuário deve, por comando de voz, ou selecionando na tela touch screen, informar o destino e apenas aguardar a sua chegada, e depois retorne ao local onde estava estacionado para aguardar o próximo chamado.

 

Afim de evitar o inconveniente de uma navegação orientada por GPS, que seriam travamentos, perda da rota, imprecisão relativamente alta quanto a localização do veículo, a equipe preferiu a utilização de uma tecnologia diferente, os mapas contínuos, pois utilizam variadas formas de informações do ambiente, como guias e faixas de trânsito e outros tipos de sinalização horizontal, para a localização do veículo. Ou seja, possibilita planejar melhor suas trajetórias.

 

O serviço de táxi autônomo é uma das possíveis aplicações que os pesquisadores da USP de São Carlos imaginam para o Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma (Carina), desenvolvido nos últimos anos com apoio da Fapesp e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados (INCT-SEC).

 

Até o momento, é um dos carros autônomos mais evoluídos do Brasil.

 

 

 

#AutoPeçasMolinaéInformação 😉