Curiosidades, Dicas, Geral, Honda, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Peças, Peças de reposição, Tecnologia

Câmbio manual ainda resiste no mercado

Ainda que ocorra a crescente preferência pela transmissão automática, o câmbio manual resiste e tem seus fãs.

Você é daqueles ‘parças’ que acredita fortemente que o prazer em dirigir está intimamente ligado à arte de trocar as marchas no tempo certinho? Se sim, este artigo é uma homenagem a você, meu caro motorista.

Sabemos que o câmbio automático é um sonho de consumo de muitas pessoas. Com o interesse crescente do brasileiro pela comodidade do câmbio automático, as montadoras ampliaram a oferta de opções sem pedal de embreagem até mesmo em hatches e sedãs compactos. Apesar do crescimento dos automáticos, os carros com câmbios manuais ainda são presença marcante no cenário nacional, especialmente no segmento de entrada, onde alguns modelos ainda são unicamente vendidos com esse tipo de câmbio. Há opções com câmbio manual que resistem em carros na faixa acima de R$ 70 mil – faixa de mercado na qual os automáticos dominam. Acredite!

Honda Civic Si com transmissão manual de seis marchas. (Foto divulgação)

Não podemos negar que o mercado automotivo brasileiro tem experimentado um grande aumento na participação de carros automáticos nos últimos anos e a previsão é que a maioria das vendas sejam desse tipo de transmissão a partir de 2020. Isso significa que há um expressivo declínio nas vendas de carros manuais por aqui. Entretanto, veículos com câmbios manuais ainda resistem no mercado e possui um grupo seleto de fãs! Para começar, daremos um exemplo para você se surpreender… Primeiro, nos responda com sinceridade: você pagaria R$ 162.900 por um carro com câmbio manual? Se você segue a tendência do mercado, provavelmente respondeu não. Ok, a gente te entende. E se você respondeu sim, a gente te entende mais ainda!

O quê? Se assustou com o valor? Pois é, este é o preço do Honda Civic Si. O esportivo da Honda é oferecido com motor 1.5 turbo de 208 cavalos, e somente com transmissão manual de seis marchas. É natural achar um carro desses muito caro, ainda por cima com câmbio manual. Mas, você começa a repensar o valor do carro entendendo o que ele oferece. O Civic Si oferece uma tocada mais lúdica, graças à transmissão extremamente rápida e à alavanca curta. Em suma, quem gosta de dirigir gosta de câmbio manual! Rá!

Entendeu a pegada do Civic Si com câmbio manual? É intrigante o fato de um modelo topo de linha, o Si, ser oferecido apenas com câmbio manual! É isso mesmo: por mais que a tecnologia seja muito boa em alguns sentidos, os carros com câmbio manual ainda atrai muitos adeptos e os motivos são muito diversos.

No artigo de hoje, não temos a ideia de comparar câmbio automático com câmbio manual, tão menos informar qual é melhor. Contudo, cabe aqui uma definição clara do que é câmbio manual, suas diferenças e vantagens. Vamos lá!

O carro que conta com transmissão manual é um modelo com três pedais: freio, acelerador e a embreagem. A grande diferenciação dos modelos automáticos é justamente o último pedal – que não existe nesse tipo de carro. A função dele é ajudar a neutralizar a força do motor sobre o veículo. Essa é uma das maneiras mais eficientes de garantir a troca de marchas de forma leve e sem aqueles “trancos” que são muito inconvenientes. Nos veículos com câmbio manual, como o próprio nome indica, a troca de marchas é realizada pelo condutor. Já o câmbio automático faz a troca das marchas sem envolver nenhum trabalho do motorista, pois tudo acontece automaticamente.

Algumas pessoas que gostam de dirigir para valer comentam que o câmbio manual é uma ótima oportunidade de sentir que têm o controle do veículo. A sensação esportiva de mudar o câmbio, sentir a diferença de velocidades e ter mais controle do seu carro acaba instigando muitos deles. Para quem não sabe como funciona, é bom lembrar que o sistema é focado na transmissão de marchas conforme a necessidade de força e leveza do veículo. Isso significa que as mudanças têm como principal função transmitir força, torque e rotação para o carro de forma manual. Se você é do tipo de motorista que gosta de sentir que tem mais controle sobre o carro, então pode ser que prefira modelos com câmbio manual, pois ele garante tudo isso de forma mais consistente!

Uma outra vantagem é referente a facilidade de manutenção deste tipo de câmbio. Uma vez que sua troca é mais simples, é natural que sua manutenção também seja menos complicada. O veículo com câmbio manual normalmente conta com reparos mais rápidos, e o melhor de tudo, com preços mais acessíveis, como realizar a troca de óleo de câmbio manual. Para realizar a troca de forma correta, basta conferir a tabela de óleo de câmbio manual.

Outra grande vantagem é quanto a oferta de peças de reposição. Como são mais comuns, é natural que o câmbio mecânico também tenha mais peças de reposição à disposição. Esse ponto pode parecer pouco significativo, mas ele faz toda diferença quando seu veículo para de funcionar e necessita da troca de algum componente. Pensa com a gente: esperar muitos dias para o conserto do carro é simplesmente desesperador e desanimador! Portanto, se você é o tipo de motorista que não gosta, ou não pode ficar esperando muito tempo para o seu veículo ser arrumado (ou para conseguirem as peças necessárias) então é bom pensar que o câmbio manual pode ser uma boa opção e que “automatizar câmbio manual” pode não ser uma boa ideia.

Agora, sobre o melhor aproveitamento do torque. Digamos que essa não é uma regra, porém, quando utilizado corretamente, o motor com câmbio manual pode explorar melhor o torque. Para quem não sabe, ele é a força responsável por fazer com que o motor produza a força motriz (em linguagem popular, o movimento giratório). Ela é a “peça chave” para fazer com que o veículo se movimente, desde a saída da inércia até conseguir subir em ladeiras muito íngremes. Para quem conta com o câmbio manual, existe a possibilidade de aproveitar um pouco melhor essa força e fazer com que o veículo dê conta dessas atividades com mais facilidade.

Bom, ficamos por aqui. Com certeza, agora, você entende um pouco melhor sobre o câmbio manual. E aí? Você ainda faz parte do seleto grupo de adeptos do câmbio manual ou já se rendeu aos automáticos e também automatizados?

E precisando de peças automotivas, conte conosco! Ligue (11) 2014-8640 ou visite nossa loja online.

#AutoPeçasMolina é informação! 😉