Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Peças

Bomba de combustível: quais as principais falhas

A bomba de combustível é parte inerente do processo de funcionamento do motor. Aprenda a detectar as principais falhas que ocorrem nesse componente.

A bomba de combustível, conhecida também como bomba de gasolina, é um dos componentes vitais do sistema de alimentação de um veículo, e tem a responsabilidade de enviar combustível presente no tanque até o motor. Saber como funciona essa parte do veículo é importante, dado que, é um item indispensável para que ocorra a queima do combustível, que permitirá a sua movimentação.

E você deve concordar que não dá para se preocupar apenas com o aspecto visual do veículo, como a limpeza da lataria, por exemplo. A bomba de combustível, que é o assunto principal deste artigo, exige atenção redobrada.

Por ser uma peça de grande importância para o sistema de alimentação, cuidados devem ser tomados. Por isso, é preciso fazer revisões regulares na peça, trocando sempre que necessário.

Antes, conheça os tipos de bombas de combustíveis

Embora a função sempre seja a mesma, as bombas de combustível podem funcionar de forma diferente, dependendo do modelo do veículo. Existem, basicamente, dois tipos: a mecânica e a elétrica. Essa última é a mais moderna e se faz presente em todos os carros atuais, trabalhando em conjunto com a injeção eletrônica.

Bomba de Combustível Mecânica

Esse tipo de bomba de combustível é utilizada normalmente em carros carburados. Ela funciona apenas quando o motor do veículo está ligado. Isso porque, é acionada somente através da rotação de um eixo.

Bomba de Combustível Elétrica

Como dito acima, esse modelo de bomba de combustível é utilizado em motores equipados com injeção eletrônica. Ela funciona com alimentação elétrica, portanto, independe da rotação do motor para o seu funcionamento. Existem algumas particularidades dessa peça. Veja:

As bombas elétricas têm algumas particularidades em relação às mecânicas. Uma delas é a pressão do combustível, bem mais alta, necessária ao perfeito funcionamento da injeção eletrônica. Outro detalhe são os diferentes tipos existentes. Basicamente, são duas: interna e externa.

Como o próprio nome diz, as bombas de combustível internas ficam dentro do tanque, trabalhando integradas com outros componentes do sistema. As externas ficam instaladas em um suporte, que pode estar localizado em qualquer ponto da linha de combustível, geralmente na parte traseira do veículo.

Essas bombas também podem ser divididas entre modulares e não-modulares. O primeiro tipo costuma ser montado num único bloco, onde encontramos o pré-filtro, o medidor de nível do tanque e o sistema de retorno. O outro modelo é mais simples, composto apenas pela bomba (na maioria das vezes, formada por um par de engrenagens) e seu motor.

Como identificar problemas com a bomba de combustível?

A bomba de combustível tem uma vida útil bem grande. Mas problemas podem acontecer devido ao desgaste natural da peça. Os principais sintomas de que esse componente precisa de manutenção são a perda de potência do motor, funcionamento irregular ou até mesmo a parada total do veículo.

Essas falhas podem ocorrer devido ao desgaste dos componentes internos (normal ou prematuro), defeitos nas válvulas da peça, redução da vazão por alguma obstrução, queima do motor elétrico, entre outros problemas.

Além disso, é comum que o veículo não responda aos comandos do acelerador ou que apresente lentidão ao subir uma ladeira, por exemplo. Isso ocorre porque o combustível não está chegando ao motor corretamente e este, por sua vez, não consegue desempenhar suas funções. Para ter certeza se o problema é mesmo com a bomba, consulte o mecânico de sua confiança.

No entanto, se o veículo rodou mais do que o recomendado pelo fabricante, ele está mais propício a apresentar problemas com a bomba de combustível. Esteja sempre atento aos componentes da bomba de combustível e faça a manutenção regular do veículo. Outro ponto importante, é abastecer com combustível confiável. É essencial para evitar o mau funcionamento da bomba e possíveis danos ao motor.

Cuidando do seu veículo, você estará fazendo a sua parte para manter a segurança no trânsito.

Leia mais:
Código de Trânsito Brasileiro: CNH passa a ter validade de 10 anos
Shopping de Botucatu abre as portas com sistema drive-thru de carros
iMT: Hyundai resgata tecnologia de câmbio manual sem pedal de embreagem
Precisando dessa peça, acesse nossa loja virtual