Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Peças

Bateria automotiva: nova rotina, cuidados e vendas crescentes com a Covid-19

Em época de Covid-19, a bateria automotiva vem protagonizando como um dos componentes mais procurados para os veículos. Com elevação nas vendas; entenda.

Você sabia que um dos componentes mais importantes de um veículo é a sua bateria? Sem ela o carro não funciona, não é possível dar a partida ou acender as luzes. A bateria é um item essencial para o funcionamento de toda a parte elétrica do veículo.

A vida útil de uma bateria automotiva depende muito da frequência de uso do carro, assim como de seus acessórios eletrônicos. Em média, ela vai de 2 a 3 anos, e a falta de cuidado pode reduzir esse período pela metade.

E como pandemia do novo coronavírus tem provocado uma série de mudanças, as pessoas têm saído menos de casa e trocaram escritórios pelo home office, os carros passam mais tempo dentro das garagens. E deixar o carro parado por muito tempo exige planejamento para evitar o desgaste acelerado dos seus componentes. Confira na matéria mais algumas informações sobre a bateria do seu carro.

O que é a bateria automotiva e qual sua função?

A bateria é um equipamento que serve para armazenar energia. Nos veículos, os modelos de chumbo-ácido são os mais usados. Em sua constituição interna, existem placas carregadas positivamente e placas carregadas negativamente, além de separadores entre elas, que permitem a passagem da corrente elétrica e evitam os curtos-circuitos.

É ela a responsável por “despejar” uma carga elétrica no momento da partida do seu carro, ligando ainda todo o sistema do veículo. Nos dias atuais, a bateria se tornou ainda mais essencial devido a enorme quantidade de recursos tecnológicos presentes num veículo, o que inclui desde um simples vidro elétrico até mesmo um sistema multimídia com som bastante sofisticado, que automaticamente demandam mais energia.

A principal função da bateria é armazenar energia para fazer o carro funcionar. Primeiro, ela fornece a energia necessária para acionar o motor de partida. Depois, quando o veículo está ligado, a bateria é carregada pelo alternador e, assim, pode continuar a fornecer energia para os outros componentes elétricos e eletrônicos do veículo.

Mesmo quando o veículo está desligado, alguns componentes costumam permanecer com algumas funções ligadas, como os módulos de gerenciamento eletrônico, o alarme ou rastreador e alguns sistemas de som e entretenimento.

Qual a vida útil da bateria automotiva e como garantir sua qualidade?

No geral, baterias de qualidade mediana duram cerca de dois anos, enquanto as de melhor qualidade podem alcançar até cinco anos. Isso, é claro, se o motorista tomar alguns cuidados e manter a manutenção sempre em ordem.

Citamos como um primeiro “vilão” da bateria, o sistema eletroeletrônico do veículo. Por isso é importante fazer uma inspeção detalhada antes de instalar um componente novo. E principalmente, evitar as adaptações, como luzes extras e som potente.

Saiba que o clima também pode interferir na durabilidade da bateria. Em dias chuvosos ou nublados, o motor costuma demorar mais para ligar, o motorista acende os faróis mais cedo e usa os limpadores de para-brisa com mais frequência.

E como citado acima, outro ponto importante é o fabricante e a qualidade de seus produtos. Os produtos mais baratos usam materiais e componentes de menor qualidade, o que influi diretamente na durabilidade da bateria.

Como prolongar sua vida útil?

  • Sempre cheque se o rádio, as luzes internas e os faróis estão desligados ao sair do carro. Acenda os faróis e ligue outros acessórios somente depois de dar a partida;
  • Faça somente a instalação de itens originais, que tem comprovação do consumo, evitando uma descarga inesperada na bateria. E ao instalar novos acessórios no veículo, procure saber qual o consumo de energia dos mesmos e, em contrapartida, qual a capacidade da sua bateria;
  • Se o veículo ficar parado por muito tempo, dê a partida no veículo pelo menos uma vez a cada 5 dias, mantenha o carro ligado por um período de 20 a 30 minutos, isso faz com que a bateria seja parcialmente carregada evitando assim uma redução significativa do consumo da bateria. Em tempos de Covid-19, essa tornou-se uma nova rotina em nossas vidas!
  • Verifique se os cabos elétricos estão bem conectados e presos a bateria, pois uma folga entre os cabos e os polos da bateria aumentam a resistência elétrica e favorecem a descarga da bateria;
  • Faça revisão preventiva do alternador. Esse item sustenta e ajuda na eficiência da bateria; e,
  • Não compre baterias automotivas de segunda mão, escolha um produto novo e de qualidade.

Vendas de bateria cresce com a Covid-19

Em relação ao mesmo período de 2019, a venda de bateria para carros teve um salto de 47% em junho e 34% em julho de 2020. Esses números, apontados pela Bosch, são resultado de uma conjunção de fatores. Um deles é o pouco uso dos automóveis, por causa do isolamento social e do trabalho remoto. Outro fator são as temperaturas baixas, típicas da estação, que exigem maior esforço para dar partida no motor.

A Bosch ainda informou que houve campanha de vendas. Como no inverno costuma haver aumento na demanda por baterias, que “sofrem” nas manhãs frias, o fato novo é a redução de utilização dos veículos.

Especialistas confirmam que a alta demanda está atrelada ao baixo uso dos carros, e esse período abrange a decretação da pandemia e da quarentena. Afinal, boa parte da população permanece reclusa e o problema é agravado quando a bateria está no fim de sua vida útil.

Por fim, essas foram algumas informações e conselhos sobre a bateria automotiva. Gostou de saber mais sobre a durabilidade da bateria do carro e como ampliar a sua vida útil? A grande dica é respeitar o bom uso do automóvel! 😉  🚘

Leia mais:
Rolamento: O que é, qual sua função e cuidados?
Saiba como é por dentro e o que acontece com um pneu em movimento
Seguro DPVAT: pedidos de indenização podem ser feitos pelo telefone ou aplicativo
Precisando desta peça? Acesse nossa loja virtual.