Dicas, Geral, Mercado automotivo

Automóveis, um sonho ou um pesadelo?

Trânsito caótico
Milhões e milhões de carros..
Milhões e milhões de carros..

Em todo o mundo estão sobrando milhões de veículos. Para 2014, o quadro piora!

O fato é que houve um crescimento desarmônico de veículos nas cidades. O sonho de consumo em ter um automóvel continua, sempre em busca do modelo do ano, com muitas e muitas facilidades de compra.

No entanto, nas ruas e avenidas, virou um pesadelo rodar com o carro.

Se servir de consolo para nós, e para o Brasil é que o segmento que mais vende carros no país, o de compactos, terá pelo menos oito lançamentos nos próximos dois anos (conforme mencionamos em outro artigo), dos quais seis estarão na categoria dos chamados modelos de entrada, os mais baratos de cada marca. Somando compactos populares e versões de luxo, a participação nas vendas de automóveis no Brasil é de cerca de 60%, percentual que pode crescer nos próximos anos, caso o mercado brasileiro siga as tendências globais do setor automotivo.

A demanda mundial por esse tipo de automóvel deve crescer 35% até 2017, para 6,2 milhões de unidades. A venda global de veículos tem previsão de crescimento de 23%, segundo estimativas da Ford norte-americana. Neste ano, até outubro, o Brasil sozinho vendeu mais de 1,3 milhão de veículos de pequeno porte, o equivalente a 58% de todos os automóveis comercializados no país.

A população brasileira está pessimista em relação ao futuro do trânsito nas grandes cidades brasileiras. Este pessimismo é fácil de notar, com o aumento da frota de veículos, falhas no planejamento urbanístico das grandes cidades e investimento insuficiente em transporte público.

Enfim, o Brasil está concretizando um sonho que apenas era uma fantasia, principalmente nas mentes masculinas, até os anos de 1960, ter um automóvel. Resta agora adaptar as cidades e rodovias para o incrível incremento.

Pena que não tenhamos um carro genuinamente brasileiro. É o sonho de todos nós!