Acessórios, Dicas, Geral, Peças

Ar-condicionado do carro: dicas que você precisa saber

Ar-condicionado do carro

O ar-condicionado do carro é um item indispensável. Vamos saber como aproveitá-lo melhor no dia a dia e mantê-lo sempre em perfeito funcionamento.

Quem tem ar-condicionado no carro, precisa cuidar bem dele. É um item indispensável nos dias de hoje. Além do grande conforto que o ar-condicionado nos proporciona, o equipamento se tornou vital para a segurança, uma vez que permite andar com os vidros fechados, diminuindo os riscos da violência urbana.

O ar-condicionado do carro também ajuda a garantir o bem-estar dos ocupantes do veículo, pois desempenha várias funções importantes. Além de deixar a temperatura a bordo mais agradável, ele colabora na purificação do ar da cabine, filtrando impurezas, e desembaça os vidros em dias chuvosos. Apesar de toda essa importância, o ar-condicionado não recebe a atenção que deveria. É sobre isso que vamos falar neste artigo: sobre os cuidados que você precisa ter com o ar-condicionado do carro, para evitar problemas com outros componentes e com a saúde dos ocupantes do veículo.

Quais as funções do ar-condicionado do carro?

O ar-condicionado apresenta três funções básicas, que são: regular a temperatura, manter a qualidade do ar que é respirado pelos ocupantes do veículo, e monitorar a umidade e a ventilação.

Tipos de ar-condicionado automotivo

Manual ou analógico: É um modelo mais simples, caracterizado pela regulagem da temperatura com o comando que vai da escala azul (frio) a vermelha (quente). Não tem como estabelecer o valor exato da temperatura dentro da cabine, a regulagem vai até a sensação térmica mais confortável para os ocupantes.

Digital e digital automático: É parecido com o manual. A diferença é que o ar-condicionado digital tem a facilidade de permitir selecionar a temperatura exata do ar que sairá pelos dutos. E o digital automático, regula automaticamente a velocidade do fluxo de ar que sairá dos dutos e a temperatura do mesmo, de acordo com a seleção dos ocupantes. Isso permite melhor distribuição do ar na cabine. Ele controla também a variação no fluxo de ar, para que dentro do habitáculo não haja variação na temperatura.

Digital automático duas zonas: Além das características citadas acima, no modelo de duas zonas, ou Dual Zone, é possível ajustar temperaturas diferentes para o motorista e para o passageiro do banco da frente. Alguns modelos apresentam também um duto de ar para os passageiros do banco traseiro. Porém, sem regulagem de temperatura.

Deixei o carro no sol, e agora?

Em dias de calor intenso, o que você faz quando entra em um carro que estava com os vidros fechados? Liga o ar-condicionado! Rá! Acertamos! Mas, como otimizar o uso desse aparelho no carro? Vamos passar alguns conselhos, desta forma, você poderá aproveitar muito mais o conforto disponibilizado pelo condicionador de ar do seu carro. Veja:

Primeiro, abra os vidros do carro. Ligue o motor e coloque o automóvel em movimento na via. Quando você sentir que a sensação de abafamento começou a se dissipar, acione o ar-condicionado do carro. E não se preocupe com a velocidade, mantenha os vidros abertos. Quando a temperatura começar a ficar amena, feche os vidros e aproveite os benefícios do uso do ar-condicionado do seu carro.

Momento curiosidade! Como surgiu o ar-condicionado automotivo?

O ar-condicionado automotivo, tem uma longa história. Hoje, separamos alguns trechos desta história para vocês.

O primeiro modelo a disponibilizar o ar-condicionado automotivo como opcional, foi o Packard 1939, um carro fabricado nos Estados Unidos. Porém, o primeiro veículo a sair da montadora com o ar-condicionado de série foi o Pontiac, no ano de 1954. Naquela época, “praticidade” não era o foco aparelho, pois ocupava praticamente todo o porta-malas do carro. Esse primeiro sistema de ar-condicionado do carro não possuía nenhuma regulagem de temperatura. E por conta da exclusividade do aparelho, o ar-condicionado automotivo poderia equivaler a 25% do valor total do carro. Atualmente, a estimativa da indústria automotiva é de que o custo do ar no carro fique em torno de 6% a 8% do seu valor total.

O primeiro modelo a disponibilizar o ar-condicionado automotivo como opcional, foi o Packard 1939, EUA.

Quais itens são verificados durante uma revisão do ar-condicionado?

Basicamente, a manutenção preventiva consiste em uma inspeção que atinge o filtro de ar, as mangueiras e a pressão do ar. Pode parecer simples, mas não se engane. Isso é trabalho para quem entende do assunto!

O ar-condicionado aumenta o consumo do combustível?

Essa talvez seja a dúvida número 1 entre os proprietários de carros com ar-condicionado. Ter um carro com ar-condicionado é um conforto que cobra um preço. A climatização dentro do habitáculo acaba provocando, sim, um aumento no gasto de combustível. E a relação do uso do ar com o consumo de combustível é algo que deixa alguns motoristas preocupados.

Segundo especialistas, a média no aumento no gasto de combustível varia entre 3,5% até 20% quando se roda com o ar ligado. Além dessa variável, o consumo real de combustível varia de acordo com o modelo do carro e com o estilo de direção do motorista. Atenção motoristas! Portanto, é válido dizer que o ar-condicionado não é o maior vilão nessa história.

Como manter o ar-condicionado em perfeito funcionamento?

Segundo as montadoras e especialistas, as medidas necessárias para manter o perfeito funcionamento dos sistemas de ar-condicionado do carro, são:

  • Ligar o sistema ao menos uma vez por semana, pelo menos, ainda que não precise utilizá-lo;
  • Realizar manutenção adequada (preventiva e corretiva);
  • Limpe o ar duas vezes ao ano: Essa dica também é fundamental e independe de quanto você usa o sistema no dia a dia. Se você não efetuar a manutenção e a limpeza do sistema de 6 em 6 meses, poderá causar o acúmulo de bactérias e fungos nos filtros, comprometendo a qualidade do ar e facilitando a transmissão de doenças respiratórias.
  • Evitar ligar e desligar o motor com o sistema em funcionamento: O ideal, segundo os especialistas, é interromper o uso do ar-condicionado e acionar a ventilação quando estiver próximo de estacionar. Isso fará com que a umidade na tubulação desapareça e evite também a proliferação dos fungos.

Quais problemas de saúde o ar-condicionado do carro pode causar?

É o nosso sistema respiratório que sofre. Gripe, resfriado, amigdalite, bronquite, asma, pneumonia, sangramento nasal, são as doenças mais comuns relacionados a ele. Os olhos também podem ficar ressecados, especialmente se você utiliza lentes de contato.

Acontece que o ar frio artificial provoca o ressecamento da mucosa do nariz, que é responsável por defender o organismo da entrada de bactérias no pulmão. Uma dica para proteger a saúde é utilizar o ar-condicionado por períodos que não sejam tão longos e sempre trocar o filtro do ar. O filtro melhora a qualidade do ar do carro porque filtra as impurezas contidas no motor do veículo. Dessa forma, as pessoas em seu interior podem respirar um ar mais limpo.

É preciso muita atenção com relação à troca do filtro do ar-condicionado do carro. Assim como outros componentes do carro, o filtro também tem uma data indicada para a sua substituição. E o que se recomenda é a troca do filtro do ar-condicionado do carro a cada 10 mil quilômetros rodados. Além disso, se você sentir que a ventilação não está sendo o suficiente e for preciso aumentar a velocidade, isso significa que o filtro de ar precisa ser substituído. Especialistas indicam que um aumento súbito no consumo de combustível, também é um sinal claro de problemas relacionados ao filtro do ar.

Como verificar se o ar-condicionado do carro está funcionando bem?

Esse é um teste fácil de aplicar, pois funciona basicamente a partir do momento em que você aciona o ar-condicionado do carro. Primeiro, ligue o motor e em seguida ligue o ar. Fique de ouvidos atentos! Você precisa ouvir um som parecido com estalo, que corresponde ao acoplamento da embreagem magnética do compressor. Se isso não ocorrer, talvez não haja gás suficiente no aparelho. Reforçamos, que o teste é bastante simples, porém, é importante saber que o conserto, não. Vale repetir que esse é um trabalho para especialistas.

Para finalizar, abordamos alguns itens importantes sobre o ar-condicionado do carro. E reforçamos: inspecione o ar-condicionado do seu carro, troque o filtro do ar e fique atento a qualquer sinal de mau funcionamento. Não ignore os problemas que podem surgir. Faça as manutenções, economize dinheiro, e garanta o seu conforto e o bem estar de todos os ocupantes do veículo.

Leia mais:
Auto Peças Molina em: uma história de amor na busca por peças automotivas
Carro pela internet: melhores práticas de como comprar um automóvel pela web com segurança
Carros usados: veja boas opções no mercado de usados gastando até 30 mil
Acesse nossa loja virtual